[Política] guerra na palestina

Falta de humanidade tens tu. Negas um massacre na palestina que já é reconhecido por uma larga maioria de pessoas , países e organizações no mundo.

Essa tua dissonância cognitiva relativamente aos autores dos massacres e parcialidade, parece-me desnecessário e atroz.

Todos aqui estamos cientes sobre os inocentes desta guerra, as crianças, que ainda podem ser salvas da loucura religiosa, da mesma forma que noutras guerras, em que se atacam indiscriminadamente bairros residenciais, hospitais, centrais de energia em pleno inverno e abastecimento de água e da loucura que é a guerra.

Principalmente quem esteve em locais "mais quentes".

Eu simplesmente coloco aqui notícias e notas relativas a este acontecimento actual e que só pode incomodar pessoas sem qualquer sensibilidade para com o sofrimento de terceiros. Portanto antes de acusar os outros de falta de humanidade: olha para o teu espelho.
Na sei se consegues entender isto, mas uma das principais obrigações de cada um de nós enquanto cidadão é, recolher informação de varias fontes, comprometidas e independentes e filtrar a contra informação que tantas vezes é paga e até veiculada por órgãos de comunicação credíveis, mas que na origem está comprometida.

Talvez seja defeito de antigo militar destas questões ou apenas bom senso, mas, "informações" são equivalentes a poder, precisamente porque sabemos que a opinião pública, depende bastante da 'opinião" publicada.

Cruza a informação que te chega e deixa de assumir que é verdadeiro só porque coincide com a tua opinião. Não vai ser fácil, pode até deixar-te a pensar durante uns dias e ser muito difícil de conciliar com o teu universo, mas no final, vais ver que vale a pena.

Ainda há instantes passou na SIC uma peça que demonstra a crueldade desta guerra. Uma jovem palestiniana foi atingida e teve de ser amputada a sangue frio.

Porque é que um post assim tem que incomodar alguém? É alguma mentira?

Porque é que há-de se propaganda se aconteceu e mostraram as imagens do dia em que ela foi socorrida e o estado das pernas amputadas.

Esta realidade só pode incomodar quem não tem valores humanistas.

​​​​​​

​​​​​​

Última edição:
Ainda há instantes passou na SIC uma peça que demonstra a crueldade desta guerra. Uma jovem palestiniana foi atingida e teve de ser amputada a sangue frio.

Porque é que há-de se propaganda se aconteceu e mostraram as imagens do dia em que ela foi socorrida e o estado das pernas amputadas.

​​​​​​

​​​​​​

Claro que me incomoda esse relato.

E no entanto era tão simples de resolver.

Adivinha-se uma solução interessante mas nada fácil de ser concretizada. Esta semana vão começar a "conversar"
https://www.wsj.com/world/middle-eas...d=hp_lead_pos5
https://www.timesofisrael.com/us-egy...stinian-state/

porque é que Israel haveria de concordar com isto? :confused:

o Hamas não tem qualquer leverage neste momento.

libertar mais terroristas das cadeias de Israel? Como é que isto melhora a segurança de Israel? Como é que isto previne acontecer amanhã outro 7 de outubro?

o único caminho possível para um cessar-fogo é rendição incondicional dos terroristas do Hamas, e libertação incondicional dos 136 reféns que estão raptados há já 4 meses.

​​​​​​

​​​​​​

Incomoda me ela ser, também, refém do Hamas

O Hamas amputou-lhe a perna.

Why Egypt and other Arab countries are unwilling to take in Palestinian refugees from Gaza | AP News

Em vez de ajudar os irmãos, fecham fronteiras....

Se são só civis, de onde vem o medo?

"At the same time, Egypt says a mass exodus from Gaza would bring Hamas or other Palestinian militants onto its soil. That might be destabilizing in Sinai, where Egypt’s military fought for years against Islamic militants and at one point accused Hamas of backing them."

Não é bem assim. A situação é bem mais complicada que isso.
Desde que o Hamas subiu ao poder, a população da FdG aumentou para o dobro de um modo que só foi minimamente sustentável graças a apoios e esmolas de países árabes e fundos mundiais e europeus.
A maioria desses fundos foram desviados para construir/comprar armas e túneis.
Sem falar na radicalização da população desde tenra idade nas escolas/madrasas que são controladas pelo Hamas.

Why Egypt and other Arab countries are unwilling to take in Palestinian refugees from Gaza | AP News

Em vez de ajudar os irmãos, fecham fronteiras....

Se são só civis, de onde vem o medo?

"At the same time, Egypt says a mass exodus from Gaza would bring Hamas or other Palestinian militants onto its soil. That might be destabilizing in Sinai, where Egypt’s military fought for years against Islamic militants and at one point accused Hamas of backing them."

Percebo isso que não queiram abrir fronteiras devido ao descontrolo e à potencial entrada de terroristas do Hammas.

Isso é muito diferente de submeter toda a população de Gaza dentro desse mesmo território a uma "punição colectiva".

Eu volto a colocar a citação (afinal, a mais relevante) para que não fique cortada novamente (os bold são meus):

"Jorge Moreira da Silva: Os ataques perpetrados pelo Hamas foram brutais, horrendos e hediondos. Mas isso não justifica uma punição colectiva da população inocente civil em Gaza."

Percebo isso que não queiram abrir fronteiras devido ao descontrolo e à potencial entrada de terroristas do Hammas.

Isso é muito diferente de submeter toda a população de Gaza dentro desse mesmo território a uma "punição colectiva".

Eu volto a colocar a citação (afinal, a mais relevante) para que não fique cortada novamente (os bold são meus):

"Jorge Moreira da Silva: Os ataques perpetrados pelo Hamas foram brutais, horrendos e hediondos. Mas isso não justifica uma punição colectiva da população inocente civil em Gaza."

Já te responderam, pelo que passo a citar:

"A maioria desses fundos foram desviados para construir/comprar armas e túneis.
Sem falar na radicalização da população desde tenra idade nas escolas/madrasas que são controladas pelo Hamas.​"

Recomendo ver também:

Fauda (TV Series 2015– ) - IMDb

Tenho assistido na diagonal ao conflito, mas com alguma atenção. Vou também lendo os argumentos de um lado e de outro e percebo coisas de um lado e de outro.
No entanto há uma coisa que para mim é clara: não vai ser desta forma que Israel vai conseguir ter paz no seu território, ou no território que entende ser seu, independentemente das razões que possa ter.
Neste momento o que menos interessa saber é quem tem mais razão, até porque como temos visto ao longo de muito tempo, não se chega a nenhuma conclusão.
O que interessa neste momento é saber de que forma aquela parte de terra poderá viver em paz.

No entanto há uma coisa que para mim é clara: não vai ser desta forma que Israel vai conseguir ter paz no seu território, ou no território que entende ser seu, independentemente das razões que possa ter.
Isto é tão óbvio !!!!

O que interessa neste momento é saber de que forma aquela parte de terra poderá viver em paz.
Enquanto de um lado e do outro forem os extremistas a liderar, é impossível obter um acordo de paz.

Voltar
Superior