Guiar a 260 km/hora pode não ser perigoso, decide tribunal espanhol

Boas,

Lê bem a noticia e não apenas a parte que diz respeito á velocidade que parece que é isso a unica coisa que te interessa e o que lá está é espanhol apanhado a 260kmh em Portugal é absolvido pelos tribunais espanhois
Para mim se são 150kmh ou 400kmh pouco me interessa e se ele tinha segurança para o fazer ou não naquele troço isso só ele o sabe, o fabricante da viatura, os engenheiros que estudaram o respectivo troço, a estado de conservação do mesmo, a metereologia, a presença de outro tráfico,etc, o resto são bitaites atirados para o ar.

O que leio no artigo é que o tribunal espanhol desresponsabilizou um dos seus cidadãos por actos e comportamentos num pais estrangeiro contra a leis desse pais e é isso que me interessa
Da mesma forma que tribunais ingleses desresponsabilizaram os desordeiros das penas de prisão atribuidas em portugal aos que causaram problemas graves em Portugal durante o Euro e ainda acusavam a GNR de brutalidade

E relação a portugal ser isto ou aquilo, pesquisa um pouco sobre o que se faz no pais ao lado, em relação à campanha que dei como exemplo existe topico sobre a mesma no arquivo [;)] como tal continuo a dizer que só vejo hipocrisia sobre esta atitude (não me refiro à tua mas à dos espanhois)

Abraço

Onde é que diz que ele foi apanhado em Portugal ?

Devido mesmo a esses é que acho que não se deve andar a 260.

E não falei em cidade, falei mesmo bastante fora das cidades.
Por lá também se anda de carro.
Nas nacionais nas IPs etc.
Os condutores são os mesmos. Quando entram nas AE não se tornam diferentes.

Da mesma maneira que isso da concentração, também se aplica nestas vias.
Mas depois é o que se vê, não é ?

Beber água ?
Quando conduzo é só mesmo o que bebo.
E tenho pena de muitos condutores não fazerem o mesmo.

Lembram-se do outro que vinha de Mercedes na A1 a 20 e tal depois de vir de uma festa, com álcool no sangue ?
Por ele vinha em perfeitas condições de segurança.

Para mim era a carta bem tirada durante uns bons tempos e uma multa bem, mas bem, pesada.

António não me vais levar a mal do que vou dizer, e só ficas ofendido se a carapuça te servir, mas é um hipocrisia total dizer o que estás a dizer. sabes porquê, porque os que mais falam que são santinhos e tudo mais, quando pegam num volante é um ai quem me acode!!! só fazem merd@.
eu provo-te que em condições normais ando a 190km/h o (limite da minha carrinha, em auto estrada) e não tenho qualquer problema!
mas ok aqui podemos acrescentar dois factores super importantes:
o facto de eu ir atento e descontraido
e ser civico ao volante

Onde é que diz que ele foi apanhado em Portugal ?

Boas, vocês não lêm a noticia toda ficam impressionados com os 260kmh [:)]

Alcino Cruz foi apanhado a conduzir a mais de 200 quilómetros por hora na auto-estrada que liga Lisboa a Elvas (A6) em Setembro de 2002, mas acabou por não ter qualquer tipo de sanção, na sequência de ter recorrido da decisão da Direcção-Geral de Viação e da primeira instância do tribunal de Évora.

Assim o que aqui diz é este senhor foi apanhado em Portugal (Lisboa-Elvas) e levado à primeira instancia em Évora e nem sequer uma multa pagou (sem qualquer tipo de sanção) visto que em Espanha o desresponsabilizaram pelo desrespeito das leis de um pais que não é o dele, hipocrisia não é?

Eu acho mesmo é que o advogado de defesa espanhol veio aqui ao Forum buscar toda a sua argumentação [:)]

A pergunta que tenho é que tivesse ele feito isto em Espanha se as consequências tinham sido as mesmas ou não?

Amigos defendam mais o vosso país, ele não é perfeito mas quem só diz mal dele e nada faz para o melhorar não está a ajudar.

Abraço

Elios, estás a confundir...São duas pessoas diferentes! O espanhol que foi apanhado a 260 e o português a 200.

Já agora uma pergunta para os senhores...Qual era o carro dos 260??? Um Mercedes SLR, ou um tuningzorro???

Elios, estás a confundir...São duas pessoas diferentes! O espanhol que foi apanhado a 260 e o português a 200.

Já agora uma pergunta para os senhores...Qual era o carro dos 260??? Um Mercedes SLR, ou um tuningzorro???

Boas, acho que já entendi, hoje devo estar um pouco para o lento.

Um espanhol foi apanhado a 260kmh e não foi responsabilizado criminalmente

Depois aparece o nosso presidente das escolas de condução que também já foi apanhado a mais de 200kmh e que se safou também de ser responsabilizado a apoiar a decisão no caso espanhol.

Isto o que está na moda é desrespeitar as leis e não se ser responsabilizado.

Desculpem a argumentação baseado em factores errados nos posts anteriores

Abraço

Última edição:
Um carro a 120km/h faz 1km em 30segundos...
a 160 em 22,5 segundos
a 200 em 18 segundos
a 260 em 13,8 segundos...

4 segundos são mesmo uma eternidade à velocidade de 260... representam quase 300 metros... [;)]

Este foi apenas um post informativo sobre velocidades e tempos de execução de segmentos de estrada :)

Mete em m/s. Assim as pessoas tem uma pequena ideia de quanto andam durante aquele 1s de reacção. Sem contar com mais variáveis que provocam "atrasos"...

Ok, cá vai a correspondência em metros por segundo:

120 km/h são 33,34 m/s
160 km/h são 44,45 m/s
200 km/h são 55,56 m/s
260 km/h são 72,46 m/s

:rolleyes:

Isto o que está na moda é desrespeitar as leis e não se ser responsabilizado.

Abraço

Depende de quem sejas, se fores um jogador da bola, tens todas as capacidades para conduzir bêbado por exemplo.
Se fores um serralheiro mecânico ficas sem carta.

Eu não sou santo nenhum também ando depressa de vez em quando. E já tenho andado até a mais de 190 Km/h.

Já uma vez ultrapassei um carro, que ia na faixa do meio, a 210 Km/h pela direita.
Mas isso não é motivo de orgulho nenhum.
É apenas um exemplo do que não se deve fazer.

Sim porque eu ao contrário das centenas de zés do boné que populam as nossas estradas, que são excelentes condutores, e todos, mas todos, conseguem dominar um carro a 190, não me acho o Senna.
Se achasse estava na profissão errada.
Mas basta andar nos fóruns de tunning para se perceber isto, todos são excelentes condutores, mesmo quando destoem os carros numa curva.

E esta é para aqueles que queiram enfiar a carapuça :
Todos os condutores que andem acima dos limites de velocidade e se vangloriem por isso, quer tenham maior ou menor capacidade para conduzir, não me venham dizer que são cívicos a conduzir.

É que melhores ou piores, as leis fizeram-se para se cumprir.
E se não cumprem uma coisa básica como esta, que até dá multa, então como será no resto das situações.

Vêm dizer que andam a 260 em AE, mas depois no resto do tempo, são uns exemplos a seguir...
Devem ser devem...

E depois a hipocrisia é minha...

Atenção que não estou a querer ofender ninguém.
Este é um assunto que gosto de discutir de forma mais empenhada, apenas isso.

1º, nas AE's é onde se verificam menos acidentes. Uma pequena percentagem quando comparado com as calamidades das restantes vias.

2º, deves ser daqueles que só faz a A2 em tempos de férias e fds prolongados...

Fora dessas épocas, e verifica-se bem a diferença que é a A2 frequentada por domingueiros, em contraste com outros dias da semana, sobretudo longe das épocas de férias, em que a maioria o faz em trabalho e até várias vezes por semana, logo muito mais rodados.

A A2, A6, e outras vias similares, em condições normais, SÃO UM TÉDIO!!! Só as utilizo para poupar tempo, pq me saiem bem mais caras, em portagens e consumo de combustivel.

-120kms/h nessas vias em condições normais, são um convite à sieste [:)]
Não há dúvida que tenho mesmo de ficar preocupado com esta gente.

Porque o que mata é a falta de senso. E ela está bem patente neste tipo de intervenções.

É pá, eu não sei o que é que fazes na vida, mas não julges os outros por aquilo que tu pensas. É que pode não ser o suficiente.

Porque conduzir precisa apenas um pouco de senso. Não de kilómetros ou do que quer que queiras invocar.

E já que começaste com tanta suposição, qual a velocidade máxima que deste na A2 e com que máquina?

Um tipo que acha que andar a 260km/h na via pública é seguro, nem carta devia ter.... [8b]

Se forem a 260km/h a ultrapassar um carro a 120km/h, já pensaram que ele não vos consegue ver no espelho a tempo de não mudar de faixa nem que tivesse lá binóculos instalados??? :sh)

dar 260km/h num sitio com outros carros a circular a velocidades de menos 100km/h ou mais é pura inconsciência!

Andar a 120km/h e só ao fim de semana...

Andar a 120km/h e só ao fim de semana...

...
eu provo-te que em condições normais ando a 190km/h o (limite da minha carrinha, em auto estrada) e não tenho qualquer problema!
mas ok aqui podemos acrescentar dois factores super importantes:
o facto de eu ir atento e descontraido
e ser civico ao volante
Ora então diz aí qual é o modelo da tua carrinha onde andas à velocidade máxima. 190km/h não é? É capaz de ser um perigo, mas tu como piloto profissional sabes dominar perfeitamente as situações, não é?

Ora então diz aí qual é o modelo da tua carrinha onde andas à velocidade máxima. 190km/h não é? É capaz de ser um perigo, mas tu como piloto profissional sabes dominar perfeitamente as situações, não é?

Qual é que é a tua opinião sobre os limites ?

Achas que é possivel andar a 260 sem ir a correr grandes riscos, ou achas que mesmo nas condições ideais não devia ser permitido ?

A que velocidades fazes habitualmente uma grande viagem ?

Qual é que é a tua opinião sobre os limites ?

Achas que é possivel andar a 260 sem ir a correr grandes riscos, ou achas que mesmo nas condições ideais não devia ser permitido ?

A que velocidades fazes habitualmente uma grande viagem ?
A essa velocidade, onde está a fronteira entre "grandes riscos" e os restantes? Mudar um cd pode ser um enorme risco...

O melhor que este tópico tem é que:

- dá para ter uma ideia do tipo de mentalidade das pessoas que conduzem nas nossas estradas

- tendo essa ideia, facilmente se percebe porque é que a sinistralidade rodoviária é tão elevada no nosso país... admira-me é como não é ainda mais elevada!!!

A essa velocidade, onde está a fronteira entre "grandes riscos" e os restantes? Mudar um cd pode ser um enorme risco...

Mas a quem é que passa pela cabeça mudar um CD a 260 ?

lá está as pessoas acham normal conduzir e fazer um conjunto de outras coisas e depois queixam-se.

Se já há um certo risco em te distraires a 120, concerteza que a 260 não é desejável que desvies a tua atenção por nada [:D]

entao nao e nada perigoso, quando se mete um carro a nossa frente e se espeta na sua traseira ate da saude, esta medicamente comprovado[:D], nao mas axo bem, ir a 120 numa AE e morrer, ate com a minha 307 nao consigo ir a 120, no minimo 140/180

cumps ;)

O melhor que este tópico tem é que:

- dá para ter uma ideia do tipo de mentalidade das pessoas que conduzem nas nossas estradas

- tendo essa ideia, facilmente se percebe porque é que a sinistralidade rodoviária é tão elevada no nosso país... admira-me é como não é ainda mais elevada!!!

Desculpa-me mas todo o teu discurso tem implicito uma certa obsessão pelo "papão velocidade".

Achas que por ter havido a "lei seca" nos EUA que as pessoas deixaram de beber ?

Eu não vejo que por os limites serem mais elevados ou por não haver limite superior em determinados sitios isso signifique que as pessoas passassem a andar mais depressa.

Um tipo que acha que andar a 260km/h na via pública é seguro, nem carta devia ter.... [8b]

Se forem a 260km/h a ultrapassar um carro a 120km/h, já pensaram que ele não vos consegue ver no espelho a tempo de não mudar de faixa nem que tivesse lá binóculos instalados??? :sh)

Eu ja fiz viagens à noite a rondar os 240 250... mas isso não quer dizer que me cruze com outros carros a 240... eu por exemplo não me cruzo com outros veiculos a mais de 160 - acho que é uma velocidade razoável e nao há grande perigo de se "assustarem", dá tempo para me verem etc etc... um gajo passa, dos 160 aos 240 é um tirinho

Desde que todas as condições estejam reunidas para tal, não vejo o mal em andar a 240 ou 260 ou 300. Desde que se faça com juizo e consciencia, se respeite os outros etc etc.

Normalmente ando na casa dos 170-190-210... ainda ontem. E vai-se na calma... quanto aos outros, quem está mal sou eu, epa reduz-se, passa-se e volta-se a acelerar um bocadito, e não se põe ninguem em perigo por ir a 200.

A velocidade máxima "fixa" numa auto-estrada é uma estupidez, pois há certas condições que nem a 90 vou, quanto mais a 120... a velocidade "minima" nas nossas auto-estradas tb é ridicula...

Além da eterna discussão da velocidade...

Sou só eu que acha que o "espanholito" tinha os amigos certos no lugar certo?

O tuga também devia ter, ou não leste que não foi sancionado?
Se fosse qualquer um de nós....

Mas concordo totalmente com o homem.
Os limites de velocidade devia ser variáveis dependentes apenas das condições climatéricas. E o excesso de velocidade é a desculpa para a maior parte dos acidentes, e em minha opinião, numa grande parte deles sem culpa nenhuma. Temos é jornalistas incompetentes e que não dizem uma para a caixa.
Aqui à pouco tempo é que ouvi um oficial da BT dizer que a culpa para alguns dos acidentes seria a velocidade excessiva, essa sim uma boa definição. Ah e a segunda causa era o excesso de álcool no sangue, quanto a mim esta é que deveria ser severamente punida, e cauda de muitos dos acidentes atribuidos ao excesso de velocidade.

Voltar
Superior