Eu pergunto-me... vocês não têm de todo preocupações ambientais?
A seguir o caminho que estamos a seguir, e suponho que todos tenham ouvido as últimas noticias, isto não vai correr muito bem para o nosso planeta e para a nossa vida se continuarmos a emitir e a contribuir para o aquecimento global como contribuimos.
Claro que é preocupante!!!
Mas o aquecimento global iniciou-se (mais uma vez) há cerca de 15.000 anos, época em que ainda não havia carros nem fábricas.
O CO2 libertado pelo homem apenas dá um empurrãozinho ao inevitável.
O aquecimento global tem vindo a acelerar, não só pelo aumento do CO2, mas tb pk quanto menos gelo há com mais facilidade o calor avança...mesmo sem o contributo do homem essa aceleração aconteceria.
Só para dar um exemplo, a Lourinhã (para quem conhece) já foi um importante porto marítimo...hoje está "afastado" do mar.
É cíclico e os registos existentes são insuficientes para provar o contrário.
A humanidade é demasiado recente quando comparada com a existencia da Terra e um ciclo que para "nós" é longo, para a terra é curto e vice versa...são escalas difentes.
Quando os cientistas dizem que o actual cilclo de aquecimento já deveria ter terminado, podem estar enganados em poucos pontos percentuais...ou seja...se o erro de calculo dos cientistas for de 1%, isso na escala da existencia da Terra são milhares (se não milhões) de anos, o que quer dizer que este cilclo pode estar atrazado 1000 ou 2000 anos ou mais...para a humanidade é imenso, para o planeta são uns segundos.
Não existem registos escritos pelo homem de nenhuma mudança de ciclo, por isso ninguém sabe ao certo quais as consequências dessa mudança nem como é que ela acontece.
Acho que apesar de tudo, o ser humano tem muito pouca influência nisto tudo e está a haver um aproveitamento político e comercia por parte de alguns para atingirem os seus objectivos.
De qualquer maneira, toda e qualquer forma de amenizar os impactos destas mudanças, são bem vindos.
Acho que o grande drama do nosso planeta não vai ser o aquecimento ou a poluição do ar, mas sim a falta de recursos naturais esseciais como a água potável...por exemplo.