Terrano II: mudança de óleo e filtros
10 Agosto 2006
Contrariamente ao que é usual em mim, "abandalhei-me" na mudança de óleo do T-II. É a primeira vêz que lhe faço esta mudança e estava curioso para saber quanto ia pagar pela operação.
desta vez, decidi ir a uma "oficina branca" para testar também a qualidade do serviço e poupar uns LARGOS COBRES. A Norauto já conheço; a Precision não conheço, mas depois daquela cena do A/C do Pajero, nem quero ouvir falar desses coirões... restava a Midas - que tinha a agenda cheia para hoje e a...
Station Marché. Fui lá. (Carvalhos; Vila Nova de Gaia)
Cheguei por volta das 10h45; casa cheia mas atendimento breve e cordial. Perguntei pelos
forfaits para serviço de óleo e disse que queria trocar igualmente o filtro do ar. Aconselharam-me a não trocar o filtro do gasóleo ( só aos 20000km ), o que aceitei. Pedi então para me colocarem óleo sintético. Aí, também me recomendaram usar óleo 10W40 semi-sintético, depois de me perguntarem quantos km faço entre mudas... disse que costumava nos outros carros mudar entre os 7500km / 10000km e eles disseram que era um preciosismo aplicar 5W40. OK, eles é que são os mecânicos... escolhi o Castrol 10W40
Esperei cerca de uma hora pela minha vez e lá entrou o T-II para a box.
Mudaram o filtro do óleo - numa operação difícil que levava o mecânico a repetir "felhadapota; felhadapota do sítio; felhadapota do filtro..."

aquilo está encafiado num local inacessível, quase.
Regi-me pelas indicações do autocolante - original Repsol

que está colado no capot e disse que ele leva 7.2 litros de óleo... NOT.
Aoi atestarem, aos 7 litrso já excedia - e muito o limite max da vareta... há que vir a bomba e sugar, não quero um retentor rebentado. no fim, levou praí só 6.5l... normal? Não ponho sequer em causa que lá ficasse algum óleo, já que ele foi tirado " a escorrer" e não "sugado" pela vareta...
2ª boa notícia - que eu já sabia - o mecânico dizia-me" olhe, atestou o nível recentemente?" e eu "não, há 11000km que não atesto" e ele " não é frequente um jipe NÃO gastar óleo; este está ao nível... parece novo" [^][^][^] sabe bem!
filtro do ar não havia para substituir; tinham que mandar vir, mas eu prefiro passar na Norauto e comprar eu mesmo. Não é difícil a substituição [

]
No final, acerto de níveis de anticongelante; lava-vidros e ainda tenho direito a lá ir atestar três vezes o nível do óleo do motor... não me parece que seja necessário [^][^]

Contas: 48€ e foram uns porreiros porque o padrão deles prevê utilização de 6 l de óleo - não me cobraram o excedente que acabou por ser drenado, todavia...
Bom, bonito e barato!