Hoje eu vi ''Acidentes''!

Morrem mais pessoas em termos absolutos, mas menos em termos relativos.

Isso dá uma falsa leitura e acaba por ser uma falácia!...

Porque ainda que o parque automóvel tenha triplicado, ou até quadriplicado, as estradas, os carros e a informação disponível, trouxeram no seu conjunto um pack de segurança activa e passiva que deveria ter reduzido drásticamente o número de acidentes e de mortos e isso não aconteceu no nosso país.

Mas aconteceu no geral em todo o mundo civilizado

"Há dez anos, houve menos oito vítimas mortais, menos 161 feridos graves e menos 2474 acidentes, se analisarmos somente a sinistralidade registada em Portugal Continental ( ...). Dados do Eurostat mostram que, entre 2012 e 2022 (os últimos dados disponíveis), há uma descida no número de fatalidades nas estradas da União Europeia, tendência que é contrariada por este aumento no nosso país. Em 2022, ano dos últimos dados disponíveis a nível europeu, Portugal só estava melhor no número de mortes na estrada por milhão de habitantes do que Roménia, Bulgária, Croácia e Grécia."

Great performance!...🙄

Last edited:
O problema maior é q os veiculos actuais são mais seguros e cheios de sistemas de ajuda à condução, o q faz com q haja pessoal q pense q a máquina resolve toda a situação anormal q aconteça.

Curiosamente quando surgiram os primeiros carros com airbag notou-se um aumento nos acidentes, exatamente pela mesma confiança extra q este sistema dava.​

Na minha analise dos relatórios da ansrmais recentes destaco o desinvestento nas acções de fiscalização por parte das forcas de segurança no terreno. No geral o racio de fiscalizados/infração tem reduzido no que toca a excesso de velocidade. Por outro lado e seria de prever desde as cartas caçadas por pontos (que muitos desvalorizam) para alem das inibições tem havido aumento de cre de condução sem habilitação.
Se tem havido mais carros fiscalizados por excesso de velocidade e menos a infringir, e tendo nós a certeza absoluta da origem do problema, os números não podem ser estes. Tem que haver erro.

O desinvestimento nas ações de fiscalização de velocidade também não justifica, porque os radares foram postos em zonas criticas por ordem de prioridade e são eficazes na redução da sinistralidade. Os meios agora livres, mesmo que não vão para outras zonas, são zonas menos criticas cujo impacto no "bolo" é muito inferior. No pior dos cenários, estariamos ligeiramente melhor. então como é que chegámos a esta situação? Ou os números estão adulterados, ou afinal temos outros problemas bem mais sérios que têm sido ignorados nas ultimas decadas.
O tuga não conduz sem habilitação, é tudo de bem. Respeita a decisão tal como respeita o próximo, aceita e cumpre a pena.
Consegui escrever isto sem me rir, devo ser candidato a um oscar

Tinha-me esquecido de por aqui. Na terça o acidente foi comigo. Despiste sozinho de mota em Famalicão em resultado de uma obras que espalharam gravilha no chão.

Este foi o local, vinha para cá e quando passo para a minha faixa e entro no alcantrão, que estava cheio da gravilha que se vê no canto a mota foge-me a traseira para a direita e faz um high-side projetendo-me para direita (as marcas no asfalto são minhas).

Parece que fiquei meio "perdido" e fui parar ao hospital, e apenas fiz uma lesão no ombro (2 a 3 semanas a recuperar). A mota ainda não a vi bem mas do que me lembro não tem grande coisa.

A foto foi tirada quando saí do hospital e a Câmara (ou o empreiteiro) tinham mandado tirar a gravilha que era o que aquele funcionário estava a fazer.

IMG-1964.jpg

Tinha-me esquecido de por aqui. Na terça o acidente foi comigo. Despiste sozinho de mota em Famalicão em resultado de uma obras que espalharam gravilha no chão.

Este foi o local, vinha para cá e quando passo para a minha faixa e entro no alcantrão, que estava cheio da gravilha que se vê no canto a mota foge-me a traseira para a direita e faz um high-side projetendo-me para direita (as marcas no asfalto são minhas).

Parece que fiquei meio "perdido" e fui parar ao hospital, e apenas fiz uma lesão no ombro (2 a 3 semanas a recuperar). A mota ainda não a vi bem mas do que me lembro não tem grande coisa.

A foto foi tirada quando saí do hospital e a Câmara (ou o empreiteiro) tinham mandado tirar a gravilha que era o que aquele funcionário estava a fazer.

Essas obras aí são uma vergonha! Ainda não fez 2 anos que toda essa zona foi reabilitada e já sabiam que existia necessidade de rever o saneamento. Falta de planeamento à portuguesa, incompetência ou ainda algo mais grav€. [8b]

As melhoras!

• Like
Reactions: Two
Estou a torcer para que esse processo tenha pernas para andar e te possam ressarcir das despesas médicas e do arranjo da mota. Podia ter sido mais grave e depois a culpa seria de mais um motard que só sabe andar a 200...
Num contexto relativamente parecido (obras/más estradas), há uns anos uma amiga minha estoirou 2 pneus de um Saxo numa estrada entre Vialonga e o Forte da Casa, por ter crateras no alcatrão e nada sinalizado. Chamou as autoridades para reportar o incidente antes de chamar o reboque e comunicou o ocorrido à CM Vila Franca Xira, se não me engano. Andaram a engonhar uns tempos mas, no fim, ativaram o seguro deles e bem que pagaram 2 pneus novos!

Boas,

E ao final de 26 anos, sofri um acidente digno do nome. Felizmente, só danos materiais.

Para quem conhece a zona de Alverca, foi aqui neste local.

38.899873,-9.037044

Consoante o croqui abaixo, ao chegar a essa entrada para a N10, paro no Stop. Entretanto, como estava fila na via em direção a Lisboa e não podendo avançar, o veículo 1 deixa espaço para eu entrar na outra via em direção a VFX.
Atrás desse veículo havia uma fila aí com mais 10/15 viaturas.
Eu avanço devagar e além de olhar para 1 espelho que existe na faixa contrária, ainda viro a cabeça para a direita para confirmar que não vem nenhuma viatura, para assim poder entrar.
Quando dou por mim, dou com 1 motociclo vindo na mesma direcção da viatura 1 e de todas as outras viaturas paradas, fazendo 1 via única como se fosse 2 vias, varrendo a frente da minha carrinha.
Relembro que o primeiro veicula parado, deixou a abertura para eu entrar, ao que eu fiz com o cuidado necessário, olhando para a direita para ver se vinha algum veículo em sentido VFX, e sem esperar que aparecesse outro veículo pela minha esquerda, que estava com o trânsito parado.

Quem é o culpado nesta situação?

via link internet

Por outro lado, também tens o stop. O stop não tem excepções, é para avançar quando houver condições de segurança. Um carro a tapar a visibilidade garante que não tens condições para avançar.

Isso pode dar pano para mangas...

Parei no Stop. Avancei só quando a viatura 1 deixou o espaço para entrar. A fila estava parada na via (única nesse sentido) . O motociclista fez desta 2 vias, ultrapassando toda a fila. Duvido até que não tenha vindo a pisar/passar todo o traço contínuo, já que não havia distância de segurança entre as viaturas paradas e o traço contínuo.

Last edited:
Isto vai para as seguradoras e elas que resolvam, mas pretendia ter uma ideia.
Na minha ótica, tomei todas as cautelas, já que parei no Stop, avancei só quando o primeiro veículo deixou espaço, e olhei para a direita a avançar devagar.
A única via no sentido de Lisboa, tinha os veículos parados, aparecendo um outro a fazer dessa via, 2 faixas de rodagem no mesmo sentido.

Se a moto tivesse vindo em sentido VFX, aí sim, seria culpado sem dúvida alguma.

Lembro-me de 1 video de há umas semanas atrás, na marginal, em que um brasileiro motociclista passou 1 veículo da polícia exatamente numa estrada como esta e depois polícia mandou-o parar e perguntou qts faixas tinha a via. A ver se encontro esse video....

Last edited:
Deduzo que o motociclista não se deu como culpado. Ele teve ferimentos, caíu da mota? Dos outros veículos, alguém se deu como testemunha, a PSP foi chamada?
Veremos se não fica 50/50, as seguradoras são diferentes?

Não se deu como culpado, obviamente.
Sim, a polícia foi chamada.
Testemunhas assinaladas não houveram... ninguém se deu como tal.
Sim caiu, mas não sofreu nada. Só um arranhão na palma da mão, ao colocá-la no chão.

Sim, seguradoras diferentes

É proibido ultrapassar em cruzamentos ou entroncamentos. Logo à partida a culpa será da mota.

Tens razão.

Pelo que está no código....

"Imediatamente antes dos cruzamentos e entroncamentos (exceto se houver duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido)."

Coaduna-se, com a via em questão.

Tens razão.

Pelo que está no código....

"Imediatamente antes dos cruzamentos e entroncamentos (exceto se houver duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido)."

Coaduna-se, com a via em questão.

Mas não te admires ser for 50/50 como disseram acima. Com as seguradoras é uma lotaria.

Boas,

E ao final de 26 anos, sofri um acidente digno do nome. Felizmente, só danos materiais.

Para quem conhece a zona de Alverca, foi aqui neste local.

38.899873,-9.037044

Consoante o croqui abaixo, ao chegar a essa entrada para a N10, paro no Stop. Entretanto, como estava fila na via em direção a Lisboa e não podendo avançar, o veículo 1 deixa espaço para eu entrar na outra via em direção a VFX.
Atrás desse veículo havia uma fila aí com mais 10/15 viaturas.
Eu avanço devagar e além de olhar para 1 espelho que existe na faixa contrária, ainda viro a cabeça para a direita para confirmar que não vem nenhuma viatura, para assim poder entrar.
Quando dou por mim, dou com 1 motociclo vindo na mesma direcção da viatura 1 e de todas as outras viaturas paradas, fazendo 1 via única como se fosse 2 vias, varrendo a frente da minha carrinha.
Relembro que o primeiro veicula parado, deixou a abertura para eu entrar, ao que eu fiz com o cuidado necessário, olhando para a direita para ver se vinha algum veículo em sentido VFX, e sem esperar que aparecesse outro veículo pela minha esquerda, que estava com o trânsito parado.

Quem é o culpado nesta situação?

via link internet

Tive um acidente quase igual a esse sendo eu o tipo da mota.. A única diferença é que vou muito devagar e paro quando vejo o carro, quando este me acerta eu estou mesmo parado, mas fora da minha faixa de rodagem. Acerta-me a mais ou menos 45º na roda da frente e eu caio para o lado esquerdo.

Fiquei precisamente com as mesmas dúvidas, o tipo vinha de um stop mas eu estava fora da faixa de rodagem. Fiz a participação amigavel e a companhia que resolvesse.

As companhias não tiveram dúvidas em atribuir a culpa ao tipo que vinha do stop. O stop é muito valorizado.

Eu não sei sé é significativo o facto de eu estar parado (os danos na minha mota era apenas no sentido vertical), mas fica aqui o feed-back.

Edit: uma outra diferença é que os carros estavam todos parados, havia uma fila e eu vinha a ultrpassar a fila

Back