Hoje, o meu carro de aluguer é...

Esta semana calhou-me uma Focus 1.5 tdci 120cv.

Hoje ao fim do dia pediu a mudança de óleo, com apenas 15500 km, provavelmente por causa do FAP. Até 5a feira, fará uns 250 km, sendo depois entregue.

Não consultei quaisquer números, mas parece-me que o 1.6 cdti é o 1.5 Ed são mais performantes que este motor. Mas as performances deste motor são bastante razoáveis, conseguindo ser comedido nos consumos.

A suspensão, direcção e comando da caixa são relativamente firmes. Isto beneficia o comportarem curva, mas para mim torna-se mais cansativo, quando temos centenas de km para fazer diariamente.

Aqui fica uma foto dela, a 230 km de casa.

Concordo em tudo, o problema dos Ford é essa firmeza excessiva que se traduz em alguma falta de conforto, principalmente para quem está habituado a carros confortáveis. Os Ford europeus são basicamente carros alemães o que explica esse caráter excessivamente rude e desconfortável. Conduzi uma S-Max de um grande amigo e achei precisamente o mesmo. Bom carro no geral mas pena aquela falta de conforto, essa tem jante 15, uma ST-Line ainda será pior nesse aspeto.

Tenho ideia que esse motor é porreiro

Sim, com bastante força nos regimes médios, e aliado a uma caixa que em 6a, faz o motor rodar a 3250 rpm.
Concordo em tudo, o problema dos Ford é essa firmeza excessiva que se traduz em alguma falta de conforto, principalmente para quem está habituado a carros confortáveis. Os Ford europeus são basicamente carros alemães o que explica esse caráter excessivamente rude e desconfortável. Conduzi uma S-Max de um grande amigo e achei precisamente o mesmo. Bom carro no geral mas pena aquela falta de conforto, essa tem jante 15, uma ST-Line ainda será pior nesse aspeto.

Esta tem jante de 16, 205/60 r16.

Hoje deu para ver que rola com tranquilidade a velocidades elevadas.

Excelente tópico.

A maioria das vezes eu colocava qualquer coisa no tópico dos consumos. Justifica-se sem dúvida um autónomo para esse efeito.

Por acaso tenho curiosidade de conduzir um Focus desses.

Ouvem-se maravilhas do comportamento. E a principal questão que coloco é precisamente se essa qualidade adicional de "comportamento" coloca e muito em causa o "conforto" efectivo de utilização (não só passagem em buracos, mas o manuseamento de todos os comandos - caixa, volante, embraiagem).

Se assim for, quem faça muitos kms por dia é melhor escolher outra coisa, pois ao fim da primeira centena de kms essa "beleza de comportamento" rapidamente se transforma em "tábua quebra costas". O que faz pouco sentido para um carro deste segmento com motor diesel.

Quanto ao Renegade, andei 2 dias com 1 (fiz cerca de 100kms) e gostei muito do comportamento, mas nem tanto do conforto. O motor safa-se bem (no Compass já faz trabalhos em bocado mais forçados).

Por acaso tenho curiosidade de conduzir um Focus desses.

Ouvem-se maravilhas do comportamento. E a principal questão que coloco é precisamente se essa qualidade adicional de "comportamento" coloca e muito em causa o "conforto" efectivo de utilização (não só passagem em buracos, mas o manuseamento de todos os comandos - caixa, volante, embraiagem).

Se assim for, quem faça muitos kms por dia é melhor escolher outra coisa, pois ao fim da primeira centena de kms essa "beleza de comportamento" rapidamente se transforma em "tábua quebra costas". O que faz pouco sentido para um carro deste segmento com motor diesel.

Quanto ao Renegade, andei 2 dias com 1 (fiz cerca de 100kms) e gostei muito do comportamento, mas nem tanto do conforto. O motor safa-se bem (no Compass já faz trabalhos em bocado mais forçados).

Dos concorrentes que já conduzi, diria que é mais rija que a Megane IV e menos que o 116ed Line Sport.

Para quem vem de carros cómodos como eu... Megane 3 e S80, teve que haver ali uma adaptação. Mas está longe de ser um quebra-costas, pelos menos com estas jantes.

O consumo teria ficado pelos 6, não fosse uma viagem a ritmos muito elevados ontem. Onde se fez sentir que a redução do volume dos depósitos, que é moda agora, é um contra para quem faz muitos km.

Este exemplar tinha alguns sistemas de ajuda, como sensores de iluminação, aviso de saída de via e aviso de perigo de colisão. Este último estupidamente alarmista.

Tinha ainda 3 modos de condução, mas esqueci-me de os explorar, tendo circulado sempre no intermédio.

Nota extremamente positiva para a travagem, mesmo muito eficiente.

Via-me a fazer km nesta carrinha, embora prefira uma viatura mais filtrada. Só fiquei com a pulga atrás da orleha, pela necessidade de trocar o óleo aos 15500 km.

Quanto ao Renegade, aquela curta distância entre eixos causa algum desconforto, a velocidades elevadas.

1/2 Off Topic: Sabem de algum cartão de crédito que ao ser usado no aluguer, tenha uma boa proteção com franquia zero ou próxima de zero, sem mais custos e só por ser usado no pagamento do aluguer?
Sei que em tempos o wizink, ou barclays card, era assim, mas agora não conheço mais nenhum.

na tuga não conheço, isso é mais comum nos cards dos USA
tens seguradoras que fazem seguro anual, se viajas bastante compensa

Na minha Road-Trip de 2016 pela Bretanha, Normandia e Vale do Loire, andei com este Golf 1.2 TSi de 100 cv.

O ano passado, na minha Road-Trip pelo norte de Itália, calhou-me esta Tipo SW 1.6 120 cv.

Ando com um Astra de 2019, deve ser um 1.0 130cv.
Mexe-se bem mas é barulhento (3 cilindros?), mas bem equipado com vários mimos: JLL 17, bancos sport, line assist, radar, câmera, CarPlay, gps, etc
Gosto mas parece menos sólido do que um Astra que comprei em 2004.
Tem 16.000km
Amanhã a ver se coloco uma foto... se me lembrar

Ando com um Astra de 2019, deve ser um 1.0 130cv.
Mexe-se bem mas é barulhento (3 cilindros?), mas bem equipado com vários mimos: JLL 17, bancos sport, line assist, radar, câmera, CarPlay, gps, etc
Gosto mas parece menos sólido do que um Astra que comprei em 2004.
Tem 16.000km
Amanhã a ver se coloco uma foto... se me lembrar

Se é um 1.0, acho que não será de 130 cv. mas sim de 105.

Se for um 1.2 (dos novos), aí sim, poderá ser de 130.

Cumps!

Hoje ando com isto. Carro de cortesia já que a C4 foi à revisão.

88132a20b87e457d93f8419726e58189.jpg
9d50589414350af69e16e2a47edada28.jpg
7ff7bc807987ad0236d7afaec4d6e812.jpg

O motor (a gasolina) é barulhento e não me pareceu ter turbo.

O interior é engraçado mas já me habituei a ter pouca informação atrás do volante que este me pareceu ter coisas a mais. Mas só tinha o normal

O infotainment já era familiar. Nem explorei muito o resto do carro pois foram apenas algumas horas.

Esta semana andei com um clio 0.9tce 2019 o interior é péssimo, o motor já conhecia é bom para o que serve.

Depois um tipo 1.3 95 2019 o interior é muito melhor foi que esperava, era a versão mais equipada com xenon e tudo, o motor tadinho... gastou pouco mas anda muito pouco.

Voltar
Superior