Hoje, o meu carro de aluguer é...

E por dentro, muita chapa e parafusos à mostra, ou tentam cobrir?

Andei recentemente num Spring, e apesar de já ter expectativas baixas ainda consegui ficar surpreendido com algumas coisas, como o revestimento interior da tampa da mala ser em chapa e não ter uma pega para fechar.

Não prestei muita atenção, até porque andei mais de noite e sempre em contra-relógio. O interior é espartano, mas sem parafusos à mostra. Tem alguma chapa, mas nada de mais. A tampa da bagageira tem forro de plástico na face interior.

No Verão, como escrevi aí para trás, também aluguei aí.

Conduzir em São Francisco é bem engraçado. A que sitios irás ?

Boas, só reparei hoje nisto. Eu estive 3 dias em São Francisco e não usei o carro lá. Reservei o aluguer a partir do dia em que me fui embora. Em São Francisco, os transportes públicos funcionam bem e podes comprar os bilhetes com uma app no telemóvel.

A minha viagem foi: São Francisco (aeroporto) - Yosemite - Mammoth Lakes - Las Vegas - Grand Canyon - Las Vegas - Los Angeles - Santa Monica - Santa Barbara - Cambria - Morro Bay - Monterey - São Francisco (aeroporto). Em cada sítio, tive vários passeios "intermédios", conforme as atrações no local. No total fiz pouco mais de 3000km com o carro e um consumo médio de 7l/100km, que incluiu estradas tão diversas como subir montanhas acima dos 3000m de altitude ou atravessar o deserto.

Última edição:
Boas, só reparei hoje nisto. Eu estive 3 dias em São Francisco e não usei o carro lá. Reservei o aluguer a partir do dia em que me fui embora. Em São Francisco, os transportes públicos funcionam bem e podes comprar os bilhetes com uma app no telemóvel.

A minha viagem foi: São Francisco (aeroporto) - Yosemite - Mammoth Lakes - Las Vegas - Grand Canyon - Las Vegas - Los Angeles - Santa Monica - Santa Barbara - Cambria - Morro Bay - Monterey - São Francisco (aeroporto). Em cada sítio, tive vários passeios "intermédios", conforme as atrações no local. No total fiz pouco mais de 3000km com o carro e um consumo médio de 7l/100km, que incluiu estradas tão diversas como subir montanhas acima dos 3000m de altitude ou atravessar o deserto.

Bem Porreiro !

Passei por alguns desses sítios, no meu caso num Mustang cabrio.

Escrevi aqui neste tópico um pouco para trás

Voltinha de 3 dias pelo vale do Loire, calhou-me um Toyota Aygo X.

O carro é simpático mas não tem grande chama.
Espaço apenas para 2 adultos (o meu banco encostava no banco de trás e tenho 1,80m).
Materiais fracos mas a condizer com o segmento e má insonorização. Mas gostei do comportamento em geral, travões e direção.
Equipamento razoável onde destaco cruise control com radar e correção de rota, uma espécie de auto-pilot dos pobres, mas funciona muito bem e fiquei surpreendido ter este equipamento num carro destes.

e7fad0ba7bd291f36310af54a38054b1.jpg

a50cfbbd3d490cdb739880b7839f9c04.jpg

Curiosidade, pela segunda vez alugo um carro em França com matrícula estrangeira, neste caso belga.
Em setembro aluguei um Kuga em Bordéus com matrícula espanhola.

É raro, mas algumas aceitam e varia também de país para país. Costumam impor um conjunto de condicionantes.

O que é uma coisa perfeitamente ridícula.
Hoje já há muito menos necessidade de ter cartões de crédito - pode pagar-se tudo sem dinheiro físico em todo o lado com cartões de débito.
Cheguei a ter 3 ou 4 cartões de crédito aqui há uns 20 e tal anos, mas desde há pelos menos 10 que acabei com todos, eu e imenso amigos meus.
Agora que precisei alugar um carro, deparo-me com esta situação "arcaica"...

O que é uma coisa perfeitamente ridícula.
Hoje já há muito menos necessidade de ter cartões de crédito - pode pagar-se tudo sem dinheiro físico em todo o lado com cartões de débito.
Cheguei a ter 3 ou 4 cartões de crédito aqui há uns 20 e tal anos, mas desde há pelos menos 10 que acabei com todos, eu e imenso amigos meus.
Agora que precisei alugar um carro, deparo-me com esta situação "arcaica"...

Arcaica porquê ?

Julgo que o CC tem a ver com a franquia que tem que ficar cativa e que creio não se consegue fazer com um de débito normal.

Não exigem CC​

Wrong...

Bom dia.

Nao exigem cartao aí, mas quando chegas ao balcao, pedem CC (a mim pediram-me das duas vezes que aluguei com eles). Sao 120€ que ficam cativos para Via Verde e portagens (na Madeira, nao pediram esse valor) e mais cerca de 100 €, mais coisa menos coisa para garantia de que se devolve o carro cheio. Agora, se existir algum azar nas jantes, os 100€, bye-bye. Daí que seja onde for, tiro sempre fotos ás jantes, just-in-case.

Ainda vou ter que fazer mais 1 aluguer com eles, pois tenho lá presos 165€ em voucher. Para se devolver o dinheiro de alugueres nao realizados, aquilo é um filme que nem vos conto, com período de tempo limitado (nao me recordo, mas tenho a ideia de que nao é muito), depois só em voucher para novos alugueres.

Depois de fazer esse último servico com eles, Centauro para mim acabou-se. Quando vou á Madeira ver a filhote, é Nuno's Rent a Car all the way. Pagou-se sinal aquando da reserva, pagou-se o final na entrega do carro com Revolut, nao existiu cá cartoes de crédito nem mais nada (nem sequer papéis. Assinatura real em formato digital, emails com as condicoes, chave na mao e siga (tenho aqui uma review neste tópic. Ver em https://forum.motorguia.net/forum/mo...6#post14352696)

Cumprimentos.

Última edição:
Arcaica porquê ?

Julgo que o CC tem a ver com a franquia que tem que ficar cativa e que creio não se consegue fazer com um de débito normal.

Qualquer cartao consegues colocar franquia cativa. Basta fazer pre-auth. Pelo menos, aqui no UK, faco várias operacoes dessas por dia, e nao costuma haver problemas (nem existiu até ao momento, pelo menos que eu saiba).

De qualquer forma, penso que tem mais a ver com o facto de que mesmo com quantia pre-autorizada cativa na conta, basta dar o cartao como roubado antes de terminar o período de cativacao, que a pre-auth já era, e com CC, o caso pia mais fino (penso eu de que...)...

Peco desculpa pelos erros, teclado UK.

Abraco.

Deixo aqui o meu testemunho de 5 dias com este Nissan Micra 1.0 100 cv a gasolina em São Miguel, Açores, alugado pela rent a car Wonder Island que foi 5 estrelas.
Quanto ao carro não gostei mesmo nada, não sei se por ser um carro de 2019 conduzido por imensas pessoas ou se é mesmo assim mas odiei este motor e o carro.
Motor muito estranho, vibrava imenso, tinha uma entrada do turbo mesmo bruta fica difícil de conduzir este carro de forma suave e controlar o acelerador para tentar suavizar a cena, para não falar do enorme rev-hang que tem.
O carro quando está frio e em cold start deixava de ter qualquer resposta no acelerador, para arrancar a frio ele ia ali a tremelicar por todos os lados e tinha que ser com muito jeitinho para não o deitar abaixo, ficava com algum receio por exemplo de entrar numa rotunda com o carro assim porque era impossível arrancar mais rápido.
Os consumos até eram aceitáveis consegui andar ali na casa dos 6 litros baixos a andar com calma e com muitas subidas e estradas de montanha.
O carro com o AC ligado, e a circular ali entre as 2000-2500 rpm começava a andar aos soluços parecia que acelerava e desacelarava sozinho, era super desagradável nunca me senti tão maçarico.
A andar em via rápida sentia imenso o vento parecia que o carro ia voar, no entanto em defesa dele estava imensa ventania.
A caixa do carro era rija que nem cornos também não gostei mesmo nada e muitas vezes custava a entrar a marcha-trás.
Nota positiva para a "força" do carro conseguia aguentar em terceira com 3 pessoas dentro pela serra a cima com alguma facilidade.
O sistema de infoentretenimento e painel de informações do carro achei super confuso nem consegui descobrir quantos km o carro tinha, não conseguia encontrar essa informação em lado nenhum.
O rebatimento do retrovisor esquerdo andava marado muitas das vezes o espelho não abria e não dava para abrir manualmente senão não ficava no sitio correto, passei um inferno com aquela porcaria, cheguei inclusive num dia a ter que andar a fechar e abrir mais de 10 vezes os retrovisores até ele funcionar direito.
Tirando isso comeu muitos km´s, muita chuva e nevoeiro e não deixou ficar mal.
Não posso deixar de recomendar a Wonder Island foram muito porreiro, preço muito em conta com seguro contra todos os riscos e sem qualquer cartão de crédito.

Última edição:
Margini, o que conduzes habitualmente ?

Esse carro tem um modesto motor (para os dias de hoje) de 3 cilindros e apenas 1 litro de capacidade, é natural que antes de o turbo se fazer sentir se veja um pouco aflito.

Margini, o que conduzes habitualmente ?

Esse carro tem um modesto motor (para os dias de hoje) de 3 cilindros e apenas 1 litro de capacidade, é natural que antes de o turbo se fazer sentir se veja um pouco aflito.

Conduzo habitualmente um 1.3 TCE 4 cilindros e um 1.0 TSI 115 cv 3 cilindros, o motor 1.0 TSI é sem margem de dúvidas superior e muito mais suave e linear.
Já me passaram pelas mãos todos ou quase todos os 1.0 3 cilindros do mercado e a meu ver este é sem duvida o pior deles todos, talvez não seja normal e o carro estivesse mal tratado por ser rent a car...

Conduzo habitualmente um 1.3 TCE 4 cilindros e um 1.0 TSI 115 cv 3 cilindros, o motor 1.0 TSI é sem margem de dúvidas superior e muito mais suave e linear.
Já me passaram pelas mãos todos ou quase todos os 1.0 3 cilindros do mercado e a meu ver este é sem duvida o pior deles todos, talvez não seja normal e o carro estivesse mal tratado por ser rent a car...

OK.

Pensei que estivesses mais habituado a carros mais fortes, mas não sendo o caso, não sei. Conheço alguns 3 cilindricos como o 0,9 renault o 1.6 toyota, o 1.0 fiat, etc. mas são mais os que não conheço.

Genericamente não têm muito arcaboiço (com exceção do toyota) mas se nos adaptar-nos utilizam-se bem, com as limitações esperadas.

OK.

Pensei que estivesses mais habituado a carros mais fortes, mas não sendo o caso, não sei. Conheço alguns 3 cilindricos como o 0,9 renault o 1.6 toyota, o 1.0 fiat, etc. mas são mais os que não conheço.

Genericamente não têm muito arcaboiço (com exceção do toyota) mas se nos adaptar-nos utilizam-se bem, com as limitações esperadas.

Eu já andei com vários nomeadamente o 1.0 TSI VAG, 1.0 TGDI da Hyundai, 1.0 Ecoboost da Ford e são claramente superiores na minha opinião e bastante suaves, muito poucas vibrações e entregas de potência sempre lineares e numa faixa agradável de conduzir.
Principalmente o Ecoboost MHEV, é mesmo um motor redondinho e não tem praticamente lag nenhum.
Fiquei mesmo desiludido com este 1.0 Nissan/Renault, até agora o pior a meu ver inclusive em consumos.

Voltar
Superior