Hoje, o meu carro de aluguer é...

já dei para esse peditório todo, há anos que cada um viaja com mochila de cabine, no máximo um trolley!
E somos 5 (4 mulheres)

Para Menorca fui em casal com outros casais, e levei mais malas que costume, mas em Maio fiz 6 dias em família em Itália e foram só mochilas!

em que zona vais ficar?

Queria ficar em Cala Galdana.

Mas o hotel que ando a ver , Melia Cala Galdana está meio proibitivo…

Um resumo de 3 alugueres distintos, em 2 RAC diferentes e com 3 carros distintos:

Em primeiro lugar um aluguer com a Centauro em meados de março para efetuar uma road trip da zona do Porto para os Picos da Europa em que foi escolhido um carro de segmento A (tendo calhado o Fiat Panda 1.0 hybrid que junto umas fotos):
...

só agora li e fiquei curioso do porquê de alugares carros para ires passear pela europa. caso vejas isto e queiras desenvolver, estou interessado em saber mais. não confias no teu carro?/não tens carro? :confused:

só agora li e fiquei curioso do porquê de alugares carros para ires passear pela europa. caso vejas isto e queiras desenvolver, estou interessado em saber mais. não confias no teu carro?/não tens carro? :confused:

não sei se é o caso, mas um amigo meu tem EV e aluga carros ICE para ir de férias para Espanha e até França, a partir de PT [:D]:sh)

Li o relato do Filipe sobre o Yaris e passaram-me 2 coisas pela cabeça, que até podem ter acontecido em simultâneo: não estar habituado a carros de 3 cilindros pouco potentes e aquela umidade em questão ter sido mal tratada a nivel da embreagem, algo relativamente comum neste tipo de carros por pessoal que tem dificuldades em gerir essa falta de potência no arranque. Aluguei um Yaris 1.0 em Agosto, também versão base e fiquei deveras impressionado com o carro, mesmo que tenha andado sempre com lotação cheia e AC a bombar. Penso até que fiz um relato ao mesmo, mas não me lembro se foi aqui ou no meu DB.

O meu primeiro carros foi um Corsa b 1.0 de 1997 de 55cv e 3 cilindros, portanto de carros que vibram e têm parca potência já sou doutorado. O Yaris ao lado do Corsa nesse capítulo parece um carro muito superior. Claro que se nota que é um tri-cilindrico, mas nada de alarmante ou até intrusivo na condução. Os 70 cvs chegam bem para as encomendas (muito melhor que os 55 cvs do Corsa) se tivermos em conta o carro que é e para o que foi desenhado. Obviamente que estes carros têm que ter uma caixa curta, para se locomoverem com alguma (relativa) celeridade. Não há volta a dar. Esse escalonamento de 4 mil rpms a 120 eram sensivelmente o que fazia o Corsa.

A cena da pega da porta nem reparei…às tantas era diferente, não sei…a qualidade da montagem interior estava de muito bom nível, apesar de ter muito plástico duro, tudo parecia ter qualidade. Ruídos parasitas zero, numa unidade de rac com 30 mil kms. O display devia ser mais ergonómico, e virado um pouco para o condutor. Concordo em absoluto com o facto dos botões estarem inacessíveis pelo condutor, a não ser que se chegasse à frente (a única critica que encontrei no interior).

Adorei a condução, a direção e caixa do melhor que conduzi neste segmento e até superior. Consumos na casa dos 6 também e sofreu, como eu disse, com lotação cheia e AC. Fiquei tão impressionado com o carro que tenho pena que já não se fabrique porque seria o primeiro a ir ver para a minha filha quando tirar a carta. Quem sabe, um usado.

Última edição:
olha, sempre pensei que esse corsa tinha 45cv, tamanha a lentidão que apresentava! até fui confirmar agora. a minha namorada teve um, mas de 99 e deve ter sido o pior carro que conduzi!

já agora, em relação ao taigo do meu irmão, que falei dele na página anterior, no último dia em que andou com ele o vidro rachou de baixo para cima. provavelmente devido ao calor extremo combinado com o ar condicionado.

olha, sempre pensei que esse corsa tinha 45cv, tamanha a lentidão que apresentava! até fui confirmar agora. a minha namorada teve um, mas de 99 e deve ter sido o pior carro que conduzi!

já agora, em relação ao taigo do meu irmão, que falei dele na página anterior, no último dia em que andou com ele o vidro rachou de baixo para cima. provavelmente devido ao calor extremo combinado com o ar condicionado.

O Opel Corsa B antes do restyling em maio de 1997 era pior carro. A suspensão foi revisionada, os travões (muito importante porque bloqueava apenas uma roda fazendo o carro entrar em pião, problema já da geração A), e mais alguns melhoramentos estéticos, além da actualização dos motores. Nesta altura deixou-se o 1.2 de 45cv (surgiu mais tarde outra vez com 65cvs) para ser substituído por este tri-cilindrico 1.0, que fazia 18 segundos dos 0-100 (menos 1.5 seg que o 1.2 se a memória não me falha). Tinha melhores performances (dentro de carros lentos, claro) e gastava menos. A fiabilidade do 1.2 é que era à prova de bala, ao contrário deste 1.0, que tendo eu comprado das primeiras unidades, não fui favorecido nesse apecto. O meu era a versão Swing 3 portas, preto, aileron.

Fiz-lhe 105 mil kms, levou uma EGR em garantia, aos 6 anos uma MAF e pouco tempo depois depois um sensor da cambota. Nada de muito grave ou dispendioso, mas são sempre despesas…a grande crítica que lhe faço era a suspensão traseira seca e bailarina. Era preciso saber com o que se contava a nível de segurança quando se queria tirar partido daquele fraco chassis. Quando se trocou pelo Corsa C 1.2 elegance, era um mundo de diferença a todos os aspectos (performance, segurança, conforto, fiabilidade, só perdia nos consumos).

o da minha esposa foi comprado por ela enquanto solteira, tinha o carro uns 4 anos a um stand de confiança. durante a garantia deu alguns stresses, sempre assumidos pelo stand. aquilo comia era panelas de escape. a cada 2 anos dava cabo de uma. entretanto depois de acabar a garantia não deu praticamente problemas, mesmo a fazer cerca de 40kms diários.

pôs-se o carro à venda, ninguém pegava nele, nem num stand à consignação. as pessoas iam ver, mas sem direção assistida deixavam-no quieto. ainda ponderei em por-lhe uma DA, mas não fazia muito sentido. depois uma conhecida dela comprou-o para o filho, ele andou uns meses e acabou por ir para um rapaz que o teve 10 ou mais anos e estava contente com ele.de vez em quando passava pelo sítio onde ele trabalhava e a minha mulher sentia saudades. eu sentia pena era do rapaz! [:D]

há uns 2 ou 3 anos apareceu novamente à venda e perdi-lhe o rasto. cheguei a ver um com a matrícula praticamente igual, da mesma cor exata num azul claro esquisito numa das gafanhas ali entre aveiro e ílhavo, mesma cor e tudo. o dela foi como escrevi, nunca mais o vi e ainda bem! [:p]

o da minha esposa foi comprado por ela enquanto solteira, tinha o carro uns 4 anos a um stand de confiança. durante a garantia deu alguns stresses, sempre assumidos pelo stand. aquilo comia era panelas de escape. a cada 2 anos dava cabo de uma. entretanto depois de acabar a garantia não deu praticamente problemas, mesmo a fazer cerca de 40kms diários.

pôs-se o carro à venda, ninguém pegava nele, nem num stand à consignação. as pessoas iam ver, mas sem direção assistida deixavam-no quieto. ainda ponderei em por-lhe uma DA, mas não fazia muito sentido. depois uma conhecida dela comprou-o para o filho, ele andou uns meses e acabou por ir para um rapaz que o teve 10 ou mais anos e estava contente com ele.de vez em quando passava pelo sítio onde ele trabalhava e a minha mulher sentia saudades. eu sentia pena era do rapaz! [:D]

há uns 2 ou 3 anos apareceu novamente à venda e perdi-lhe o rasto. cheguei a ver um com a matrícula praticamente igual, da mesma cor exata num azul claro esquisito numa das gafanhas ali entre aveiro e ílhavo, mesma cor e tudo. o dela foi como escrevi, nunca mais o vi e ainda bem! [:p]

O meu tinha direção assistida, mas veio com o famoso problema crónico de ser mais pesada para um lado que para o outro. Chegando até algumas vezes a prender quando se manobrava. As panelas é mesmo assim, oxidavam a cada 2 anos, uma valente cagada…pior para quem, como eu, fazia percurso citadino. Aprendi muito com aquele carro e gostei de tê-lo. Acho que só tenho esse mesmo “carinho” pelo actual. Quando o meti à venda, foi em menos de 2 semanas. Verdade que estava impecável e com livro de revisões completo.

o da minha esposa esteve meses à venda, primeiro como particular, depois num stand de um conhecido do meu sobrinho e nada, ninguém. tinha 9 anos e menos de 100 mil kms, o raio do carroço. quanto à direção assistida, pensei que todos os 1.0 não tivessem.

o da minha esposa esteve meses à venda, primeiro como particular, depois num stand de um conhecido do meu sobrinho e nada, ninguém. tinha 9 anos e menos de 100 mil kms, o raio do carroço. quanto à direção assistida, pensei que todos os 1.0 não tivessem.

No meu, a direção assistida era um extra.

Neste momento, não tenho carro pessoal, apenas carro de serviço da empresa em que com o plafond de km existente fica um bocado limitado para estas viagens. Assim, sempre que faço uma destas roadtrips lá vou eu rodando pelas RaC [:D]

12 dias e quase 2.600 km percorridos entre Itália, Eslovénia e Croácia, com um Opel Crossland 1.2, que não consegui perceber ser era o de 110 ou de 130 cv, com 50 mil km aquando do levantamento.

Foi o suficiente para 3 malas - a bagageira era o ponto essencial - e 3 adultos.

Por mais voltas que desse, não consegui descobrir no CB como chegar aos kms percorridos e colocar a zero, ou então não tem.

Apenas me dava a autonomia.

Tinha o aviso de transposição de linha, o qual é bastante irritante, e não se consegue desligar, sendo que, por vezes, indo ao meio da via, longe das linhas, apitava.

Não tinha uns meros sensores traseiros.

Em termos de consumos, só agora, ''à manapla'', os apurei, e fiquei deveras surpreendido.

Com o primeiro depósito, fiz 733 km com 40,43 litros, perfazendo uma média de 5.51, sendo que, este depósito contemplou cerca de 60% em AE, 30% em EN e 10 % em cidade.

O segundo depósito, deu para 746 km com 35,37 litros, sendo que, neste não houve AE, perfazendo uma média de 4,7.

Terceiro depósito, levou 38,05 litros para 719 km, perfazendo uma média de 5.29, e neste a AE, cifrou-se entre os 40 e 0s 50 %.

E o último depósito, para entregar cheio na devolução, levou 19.66 litros para 396 km, o que perfez uma média de 4.96, sem AE, e foi o que mais cidade fez.

Conclusão, deu para o gasto, mas não me cativou, sendo que, para um carro recente, o equipamento, mesmo sendo carro de RAC, é fraco.

Bem, aqui foi um Ibiza 1.0 TSI 110 ou 115, com caixa DSG, ecra digital xpto etc, mas o equipamento é irrelevante, o que eu queria mesmo nesse ambito era a caixa auto em especial a DSG para a experimentar.

Gostei muito, embora algo ruidoso em altas RPM mas parecia até propositado para isso.

Percursos algo sinuosos e pé meio pesado, ficou nos 6L , e a DSG de 7 velocidades se for fiável será mesmo uma candidata quando quiser vender o Sandero, já que o ibiza anda debaixo de olho.

Curiosamente coisas como materiais, conforto, espaço, nao noteu nd de mt diferente. Isolamento termico e acusto n consegui perceber mas certamente será melhor.

Li o relato do Filipe sobre o Yaris e passaram-me 2 coisas pela cabeça, que até podem ter acontecido em simultâneo: não estar habituado a carros de 3 cilindros pouco potentes e aquela umidade em questão ter sido mal tratada a nivel da embreagem, algo relativamente comum neste tipo de carros por pessoal que tem dificuldades em gerir essa falta de potência no arranque. Aluguei um Yaris 1.0 em Agosto, também versão base e fiquei deveras impressionado com o carro, mesmo que tenha andado sempre com lotação cheia e AC a bombar. Penso até que fiz um relato ao mesmo, mas não me lembro se foi aqui ou no meu DB.

O meu primeiro carros foi um Corsa b 1.0 de 1997 de 55cv e 3 cilindros, portanto de carros que vibram e têm parca potência já sou doutorado. O Yaris ao lado do Corsa nesse capítulo parece um carro muito superior. Claro que se nota que é um tri-cilindrico, mas nada de alarmante ou até intrusivo na condução. Os 70 cvs chegam bem para as encomendas (muito melhor que os 55 cvs do Corsa) se tivermos em conta o carro que é e para o que foi desenhado. Obviamente que estes carros têm que ter uma caixa curta, para se locomoverem com alguma (relativa) celeridade. Não há volta a dar. Esse escalonamento de 4 mil rpms a 120 eram sensivelmente o que fazia o Corsa.

A cena da pega da porta nem reparei…às tantas era diferente, não sei…a qualidade da montagem interior estava de muito bom nível, apesar de ter muito plástico duro, tudo parecia ter qualidade. Ruídos parasitas zero, numa unidade de rac com 30 mil kms. O display devia ser mais ergonómico, e virado um pouco para o condutor. Concordo em absoluto com o facto dos botões estarem inacessíveis pelo condutor, a não ser que se chegasse à frente (a única critica que encontrei no interior).

Adorei a condução, a direção e caixa do melhor que conduzi neste segmento e até superior. Consumos na casa dos 6 também e sofreu, como eu disse, com lotação cheia e AC. Fiquei tão impressionado com o carro que tenho pena que já não se fabrique porque seria o primeiro a ir ver para a minha filha quando tirar a carta. Quem sabe, um usado.

Naturalmente nao é o caso do FilipeGTTurbo que apenas "estranhou" temporariamente pois ha algum tempo que nao andava com motores mais piquenos como ele referiu.
Mas isto pa dizer que o teu post me lembrou por vezes de opinioes sobre rent a car em que clientes se queixam porque os segmento A de 70cv nao conseguem fazer as subidas, lol, a menos que tenham algum problema na embraiagem, obvio que conseguem subir, nao mt rapido e com algum barulho, só que quem nunca conduziu carros menos potentes tem que reaprender algumas coisas e nao ficar logo em panico.

Por curiosidade o unico 1.0 atmosferico de caixa longa que me lembre é o C1 / 107 / aygo, caixa mesmo mt longa mas fazia 14s dos 0-100 acho, aqui brincavam com escalonamento por ser ( relativamente ) leve e pneus fininhos.

Um familiar meu andava sempre com um 2.2 HDI 136cv e veio a PT, alugou um Corsa C 1.0 60cv salvo erro disse que o carro nao andava...ora pois, lol.

Em rent a car agora só alugo de caixa auto. O ultimo manual foi um Puma 1.0 125cv mas uma boa auto fica mt melhor. Fiquei curioso na versão 155cv automatic.

E a condução propriamente dita? Chatinha? Mas cumpre em viagens mais alargadas, em que o conforto é importante?

Como referi, não sei se era o de 110 ou 130, não encontrei essa indicação em lado nenhum.

Nalgumas situações notei falta de potência.

Em relação ao conforto, achei mais cansativa a condução do que no meu 308 e mesmo assim, conforme já referi anteriormente, mesmo este 308, acho mais cansativa do que na 308 anterior.

Em termos de espaço, achei um pouco ''curto'' na posição do condutor.

Eu, que como bem sabes ''sou alto e espadaúdo'', estava constantemente a bater com a perna direita na consola central.

A minha filha, que seguia atrás, disse que tinha mais espaço que no 308.

Ainda relativamente aos toques na consola central, estas estava constantemente a ''ferver'', o que achei estranho.

Esse é aquele motor que tb tá nos PSA ? O 1.2 de 110 e 130?

Dizem mt bem dele, mas nunca experimentei. Mas deu-me ideia através do Puma que a energia destes motores é menos notoria em crossovers e afins, ao contrário dos segmento B que casam mt bem.

Voltar
Superior