Huawei e serviços Google

Ecoflex

Well-known member
Ora viva!

O meu puto quer comprar um Huawei P40 lite, e pela situação USA vs China, há aquele problema da instalação dos serviços Google (e não só) no telemóvel. Esses serviços são imprescindíveis para ele, pelo que não poderemos prescindir disso.

Andei a pesquisar na net e aparentemente a solução é algo simples, como instalar uma App que depois através da mesma consegue-se fazer o download dessas aplicações barradas de origem. A minha grande dúvida é se de facto é mesmo assim, tão fácil contornar esta situação. Será mesmo?

É fácil contornar sim, mas pelo que tenho lido depois existem aplicações que não gostam desse tipo de marteladas e podem não funcionar correctamente porque correm em serviços Google.

Eu optaria por um modelo não Huawei.

Não é estável, não é seguro(não que importe para muita gente..), e em menos nada com apps a crashar ou deixar de responder vai pedir um telemóvel novo.

Huawei, e marcas chinesas em geral, são de evitar pois a guerra comercial está longe de acabar e convém o telemóvel ficar de fora disso.

edit: Play services não é só a loja, é basicamente todo o backend da google, desde gps a conta google, todas as apps são feitas com o pressuposto que têm acesso aos serviços google, e se não estão lá ou são instalados de forma materlada, vai correr mal. Só apps feita para o mercado chines ou assim assumem que não existe play services.

Last edited:
Eu tenho um Honor 10 da altura em que tudo funcionava bem e recomendo.

Mas neste momento, não recomendo esta marca fora da RPC.

O teu filho vai trabalhar para China? É camarada? Tem o olho numa camarada? Não? Então, não vale a pena.

Compra-lhe antes um iPhone na Swappie. :D

Não é estável, não é seguro(não que importe para muita gente..), e em menos nada com apps a crashar ou deixar de responder vai pedir um telemóvel novo.

Huawei, e marcas chinesas em geral, são de evitar pois a guerra comercial está longe de acabar e convém o telemóvel ficar de fora disso.

edit: Play services não é só a loja, é basicamente todo o backend da google, desde gps a conta google, todas as apps são feitas com o pressuposto que têm acesso aos serviços google, e se não estão lá ou são instalados de forma materlada, vai correr mal. Só apps feita para o mercado chines ou assim assumem que não existe play services.

É isto. Hoje consegues colocar as Gapps, amanhã já não funciona e tens que procurar outro método e por aí adiante. Deixei de acompanhar a novela mas recordo-me que havia aplicações que nunca ficavam a 100%, por exemplo o GMail não recebia notificações.

É isto. Hoje consegues colocar as Gapps, amanhã já não funciona e tens que procurar outro método e por aí adiante. Deixei de acompanhar a novela mas recordo-me que havia aplicações que nunca ficavam a 100%, por exemplo o GMail não recebia notificações.

O sistema de notificações é logo a primeira coisa, já que as notificações são um serviço google, sem serviço google não existe notificações, a não ser que a app tenha um terceiro serviço de notificações, que nenhuma app para o mercado ocidental tem. O maps não é só motar o mapa, é os serviços como auto-complete de morada, 1001 da google que as apps esperam, se não está vai falhar.

por vezes as pessoas não têm noção o quanto a google está em todas as apps, até em iOS onde por preguiça/vantagens muita coisa corre em sistemas da google para ser multi plataforma e não ter 2 implementações iOS/Android.

E isto são tudo coisas que a google actualiza todos os meses. Se instalas pela porta do cavalo boa sorte em manter tudo actualizado.

Para ambiente android esquecia a Huawei, ia mais depressa para um Xiaomi ou LG

Ok, já me convenceram. Vou explicar isso ao miúdo e optar por outro equipamento.

Obrigado a todos. Este fórum continua nas minhas preferências para esclarecer dúvidas.

Abraço

Bom...o meu puto quis um P40lite e está satisfeito...não esquecer que os putos estão sempre na crista da onda e para eles essa questão de gestão de apps é mais simples que saber o número de casa. Eu tentei impingir-lhe um xiaomi mas o gajo não quis.

Mas vocês ainda estão com a guerra comercial? Não se esqueçam que agora é a versão Biden...

Isso terá tendência a dissipar-se.

Bom...o meu puto quis um P40lite e está satisfeito...não esquecer que os putos estão sempre na crista da onda e para eles essa questão de gestão de apps é mais simples que saber o número de casa. Eu tentei impingir-lhe um xiaomi mas o gajo não quis.

Mas vocês ainda estão com a guerra comercial? Não se esqueçam que agora é a versão Biden...

Também já pensei nisso, o Trump deve ter ações na Apple e tentou dar cabo da concorrência.

O Biden é mais pela calada e sem publicidade, mas a guerra comercial contra a China continua forte. Aliás muitas das decisões do Trump contra a China não foram revertidas.

Mas pronto, como o midnightblack disse, se o miudo quer, lá saberá, muitas vezes os amigos também têm e é importante estar igual à tribo.

Eu vou tentar perceber porque é que quer um Huawei...não é por causa do telemóvel em si, mas sim por alguma coisa que quer instalar que os amigos têm. Às tantas dá em qualquer android (sei que em IOS não dá).

Eu vou tentar perceber porque é que quer um Huawei...não é por causa do telemóvel em si, mas sim por alguma coisa que quer instalar que os amigos têm. Às tantas dá em qualquer android (sei que em IOS não dá).

Ou é por algum amigo ter, ou é pela capacidade de gamming a baixo custo...ou algo do género...eles acabm por se copiar uns aos outros. Se souberes qual a especificação importante...até podes ir para outro mais barato que ofereça qualidade superior (mas será sempre chinês).

Posso estar enganado mas tenho idei aque o Ban à Huaeie foi levantado recentemente

Há duas semanas fui comprar um smartphone novo para substituir o antigo da patroa, e estava inclinado para um da Huawei, mas o vendedor avisou-me que os modelos a venda já não trazem as APPS da Google, e aconselhou-me em comprar de outra marca, foi o que fiz.
Comprei um "OPPO A74", que tem funcionado muito bem.

Last edited:
Esquece isso.

Tive um p40 pro com serviços google instalados. Para além de ser um processo bastante complexo (paguei para o fazer e vi como era, não é só sacar um apk e está feito), as coisas nunca ficam a funcionar em condições. Muitas apps nao dao notificações (uber eats, discord, mbway, teams, moey à cabeça). Huawei é um no-go neste momento, especialmente havendo alternativas sem esses problemas. E não, o ban ainda não foi levantado. Tive dois momentos felizes, no dia que o comprei e no dia que o despachei.

Last edited:
Posso estar enganado mas tenho idei aque o Ban à Huaeie foi levantado recentemente

Com tanta boa opção "não chinesa" não existe qualquer motivo para insistir.

Mesmo dentro da samsung, por exemplo, existem opções para todas as carteiras e gostos.

há um Smartwatch da Huawei que desejo comprar, não é um smartphone para ter todos os serviços google essenciais

smartphone estaria fora de questão, andar lá com esses patches e etc....naa.....

este aqui :

https://www.worten.pt/telemoveis-e-pacotes-tv/smartwatches/huawei/smartwatch-huawei-watch-3-active-suporta-spo2-7416022

aproveito o tópico para perguntar o que vocês acham ?!

A Huawei até na China já saiu do top das mais vendidas mas alguns fanboys doentes ainda resistem por cá, também os havia dos Windows phone mesmo depois da Microsoft ter dito que iam acabar recusavam aceitar a realidade :D

Back