[Sociedade] Iluminação pública

Então a parte dos milhões de led num monitor é que me partiu todo

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Caso não tenhas percebido, os "milhões" foram uma auxese.

Enquanto num CCFL tens por norma 2 lâmpadas, num LED tens muitos mais.

Mas se realmente achas que o PWM nos LED é algo que se deva ignorar e brincar, é opção tua. Eu dei a dica para quem não estiver informado e quiser pesquisar sobre isso. Qualquer um pode fazer o teste em casa.

E já agora, deixo-te outra dica... Retira a assinatura, porque não é permitida no fórum.

Não leste nada do que eu disse em relação ao uso de LED e PWM nos ecrãs pois não?

Já li o suficiente hoje para me rir..se leio mais alguma coisa, ainda morro a rir [:)]

Se eu fosse a acreditar em tudo o que está escrito na net, até eu construía uma ponte sozinho [:D]

Como se o cérebro e a nossa vista alguma vez fosse capaz de detectar o PWM à velocidade que é utilizado nos ecrãs...

E como se um ecrã LED tivesse milhões de LED...Sabes minimamente como é que é feita a iluminação nos ecrã LED? [8b]

Aliás, chamar-lhes ecrã LED é errado, porque são ecrãs LCD como qualquer outro. A única diferença é que a iluminação em vez de ser efectuada por um tubo fluorescente é efectuado por um conjunto de LEDs que estão no topo do ecrã e na parte de baixo, ou nos lados e em alguns casos específicos (nos ecrãs de melhor qualidade) em várias barras de LED ao longo do ecrã, que permite ajustar pequenas zonas para quando a imagem é preto, desligar nessa zona os LED, aumentando o contraste.

No máximo dos máximos, terás umas centenas de LED,que nunca estão a apontar directamente para ti, já que queres ser mais especifico.. nunca milhões..

Mas obrigado por animares o meu dia...já me vou poder rir até ao fim do próximo ano, afinal... [:)][:)][:)]

milhões de LEDs [:)][:)][:)]

Edit: Já tinha enviado esta mensagem à bocado, mas pelos visto não foi....

P.S.: Acho que o melhor é não ires ao cinema então...que se 180Hz te fazem isso, imagino o que farão 24Hz....

A tecnologia LED, ou pelo menos a forma como ela é implementada é bastante prejudicial para a saúde... (...)

homem agora com esta enterras-te forte e feio... Não acha se isso fosse assim como tu pensas as coisas não estariam mais divulgadas, se fosse realmente prejudiciais como pintas...

quanto a implementação de LED's nas ruas sou a favor sim senhora, já uso em casa também a algum tempo, a iluminação é muito melhor que as de incandescência, embora tenha bastante pro's na sua utilização, o único contra é mesmo a luz ser só branca o que não combina bem quando aplicada em certos ambientes, mas é a evolução, e pode ser que venha a haver solução no futuro face a coloração dos led's perante a situação onde são aplicados...

No fim de semana estive em Setúbal e reparei que nalgumas ruas mudaram a iluminação para LEDs. O tom de luz pareceu-me bem, mas quanto ao nível de iluminação... péssimo.

Já li o suficiente hoje para me rir..se leio mais alguma coisa, ainda morro a rir [:)]

Se eu fosse a acreditar em tudo o que está escrito na net, até eu construía uma ponte sozinho [:D]

Então deixa lá ver se eu entendi... Estás a dizer que o PWM e os seus malefícios é uma teoria da conspiração? Já não bastavam os crentes em todas as teorias de conspiração que existem, agora existem os cépticos :sh)

Não se trata de conspiração nenhuma rapaz. O "Pulse Width Modulation" é uma coisa que existe e não é brincadeira nenhuma. Não é à toa que muitos dos fabricantes já começaram a fabricar monitores sem flickering e a tendência é para que os "Flickering" acabem de vez.

Já te disse que podes testar tu próprio em casa e fazer o teste, em vez de andares aqui a a morrer a rir...

P.S.: Acho que o melhor é não ires ao cinema então...que se 180Hz te fazem isso, imagino o que farão 24Hz....

Esta agora não percebi :confused:

Que é que os FPS têm a ver com a frequência do PWM?

homem agora com esta enterras-te forte e feio... Não acha se isso fosse assim como tu pensas as coisas não estariam mais divulgadas, se fosse realmente prejudiciais como pintas...

Lá por não estar devidamente divulgado aqui no fórum ou em alguns outros, não significa que o problema não exista...

Através dos muito sintomas que passei a ter, fiz a minha própria pesquisa e fiquei pasmado com os infindáveis artigos sobre o mesmo e as queixas sobre o mesmo em fóruns.

Apenas mais um artigo:

http://www.flatpanelshd.com/focus.php?subaction=showfull&id=1362457985

Isto também me passava totalmente ao lado até começar a experienciar vários sintomas.

Não se trata de conspiração nenhuma rapaz. O "Pulse Width Modulation" é uma coisa que existe e não é brincadeira nenhuma. Não é à toa que muitos dos fabricantes já começaram a fabricar monitores sem flickering e a tendência é para que os "Flickering" acabem de vez.
o PWM existe em muita coisa e à frequência que é usado nos monitores nunca na vida notarias nada...ou então tens super-visão [:D] Como disse, se notasses alguma coisa, estavas bem tramado no cinema...

Além disso, todo o teu post é totalmente inútil em relação à iluminação pública, pois não são monitores onde seja aplicada PWM..

Lá por não estar devidamente divulgado aqui no fórum ou em alguns outros, não significa que o problema não exista...

Através dos muito sintomas que passei a ter, fiz a minha própria pesquisa e fiquei pasmado com os infindáveis artigos sobre o mesmo e as queixas sobre o mesmo em fóruns.

Apenas mais um artigo:

Isto também me passava totalmente ao lado até começar a experienciar vários sintomas.

homem, relax, eu fui dar uma vista de olhos no assunto, além de ser tudo ainda muito especulativo , tu aqui ainda estás a fazer pior que aquilo que realmente é, e depois não queres ser gozado por toda gente que aqui vem lêr...

já te estou a imaginar no médico, a dizer que andas com sintomas esquisitos desde que andas em contacto com iluminação Led, e a cara do médico a olhar para ti com uma vontade de chorar a rir...

ganha juizo homem, andas a ver x files a mais...

É usada em CCFL também mas os efeitos são muito menos pronunciados.

Infelizmente eu posso comprovar isso sem me ter de basear em experiências de terceiros. Desde que mudei de um monitor CCFL para um LED, notei uma diferença abismal nos sintomas (para pior). Posso dizer que nem com os CRT tinha sentido tal coisa.

No inicio quando mudei de CCFL para LED, pensei que fosse talvez devido à qualidade do LCD ser inferior (o que seria era estranho, visto que era bem mais recente). Nem sabia dessa questão do PWM. Só depois mais tarde é que vim a saber e "fez-se luz".

Para agravar a questão, existem fabricantes que mesmo usando o brilho no máximo, o flickering não é eliminado completamente.

Chego ao ponto de estar a olhar para o monitor (do portátil ou do telemóvel) e se fechar os olhos ou apagar a luz e ficar num ambiente totalmente escuro "ver" esse flickering. Durante uns segundos, "vejo imagens" a alternar entre o branco e preto.

O flicker existe em praticamente todas as lâmpadas anteriormente existente derivado da tensão alternada fornecida pela rede eléctrica. O halogéneo, as lâmpadas industriais (as da rua por ex), as CCFL e até os ecrãs CRT todos apresentam flickering.

O que pode estar a acontecer é a frequência do PMW dos Leds desse ecrã ser baixa e a tua retina ser influenciada dessa forma.

Como se o cérebro e a nossa vista alguma vez fosse capaz de detectar o PWM à velocidade que é utilizado nos ecrãs...

E como se um ecrã LED tivesse milhões de LED...Sabes minimamente como é que é feita a iluminação nos ecrã LED? [8b]

Aliás, chamar-lhes ecrã LED é errado, porque são ecrãs LCD como qualquer outro. A única diferença é que a iluminação em vez de ser efectuada por um tubo fluorescente é efectuado por um conjunto de LEDs que estão no topo do ecrã e na parte de baixo, ou nos lados e em alguns casos específicos (nos ecrãs de melhor qualidade) em várias barras de LED ao longo do ecrã, que permite ajustar pequenas zonas para quando a imagem é preto, desligar nessa zona os LED, aumentando o contraste.

No máximo dos máximos, terás umas centenas de LED,que nunca estão a apontar directamente para ti, já que queres ser mais especifico.. nunca milhões..

Mas obrigado por animares o meu dia...já me vou poder rir até ao fim do próximo ano, afinal... [:)][:)][:)]

milhões de LEDs [:)][:)][:)]

Edit: Já tinha enviado esta mensagem à bocado, mas pelos visto não foi....

Essencialmente é isto. Os LCD apresentam um painel CCFL por trás como backlight e os LED apresentam "guias" que são iluminados por diversos Leds nas laterais do ecrã, não é o pixel individual que está iluminado como muita gente julga.

Só os mais recentes OLED é que apresentam "milhões" de pontinhos iluminados, porque é o próprio liquido orgânico contido no pixel que se ilumina ao passar uma corrente eléctrica por este.

LED-backlighting.jpg

Última edição:
homem, relax, eu fui dar uma vista de olhos no assunto, além de ser tudo ainda muito especulativo , tu aqui ainda estás a fazer pior que aquilo que realmente é, e depois não queres ser gozado por toda gente que aqui vem lêr...

Não estou a dizer pior do que é... Infelizmente faço parte do grupo que são sensíveis a essa questão. Estima-se que por volta de 10% das pessoas o sejam.

Não acho que seja muito correcto virem aqui largar certos comentários como se estivessem a passar um atestado de burrice a alguém. Tenho visto este tema a ser debatido em imensos fóruns, nomeadamente fóruns de informática, electrónica, etc bastante reconhecidos internacionalmente e nunca vi ninguém achar piada ao assunto.

Se um assunto de saúde pode ser motivo de gozo, algo não está bem.

Instalem o F.lux no pc e verão melhoria no cansaço dos olhos.

Boa dica. Já o uso há uns tempos e recomendo. Também uso um equivalente no telemóvel. E para quem quiser, existem uns óculos da Gunnar também bem porreiros. Este é mais um daqueles assuntos... Luz azul.

O flicker existe em praticamente todas as lâmpadas anteriormente existente derivado da tensão alternada fornecida pela rede eléctrica. O halogéneo, as lâmpadas industriais (as da rua por ex), as CCFL e até os ecrãs CRT todos apresentam flickering.

O que pode estar a acontecer é a frequência do PMW dos Leds desse ecrã ser baixa e a tua retina ser influenciada dessa forma.

Sim, o flicker existe em várias tecnologias. A questão é que no LED é mais pronunciada.

Neste artigo fala por alto nas diferenças entre o PWM e a sua aplicação nas CCFL e LED. Como eles dizem, o problema não é o PWM... é o conjunto PWM + LED.

Em todas não..lâmpadas incandescentes não tem flickering, dado que o filamento não chega a arrefecer. Lâmpadas LED só admitem tensão continua, de modo que em lâmpadas LED com um bom driver, a tensão de alimentação é primeiro rectificada. Se o rectificador for bem efectuado (se for uma ponte completa, com 4 díodos), o sinal resultante é quase DC (serão metades de ondas sinusoidais contiguas) e normalmente existe um pequeno condensador que acaba por alisar a rectificação, resultando num sinal totalmente DC [;)]

Em todas não..lâmpadas incandescentes não tem flickering, dado que o filamento não chega a arrefecer. Lâmpadas LED só admitem tensão continua, de modo que em lâmpadas LED com um bom driver, a tensão de alimentação é primeiro rectificada. Se o rectificador for bem efectuado (se for uma ponte completa, com 4 díodos), o sinal resultante é quase DC (serão metades de ondas sinusoidais contiguas) e normalmente existe um pequeno condensador que acaba por alisar a rectificação, resultando num sinal totalmente DC [;)]

Sem dúvida, se bem que fontes de alimentação estáveis é algo que é caro e dificilmente se encontrará nas típicas lâmpadas dos chineses...

Sem dúvida, se bem que fontes de alimentação estáveis é algo que é caro e dificilmente se encontrará nas típicas lâmpadas dos chineses...

A maioria das lâmpadas LED inclui um díodo para rectificação e um condensador para estabilização do sinal rectificado, mesmo as chinocas. Apesar de não ser o ideal, já faz algum efeito.

Arrisco dizer que de uma maneira ou de outra todas as lâmpadas de LED's são dos chineses [;)]

Não percebo a celeuma com as luzes de Leds nas cidades, o problema é de quem as compra. ponto, há de todas as cores e temperaturas são é mal escolhidas.
Leds só brancos e frios era há 10 anos.

Em casa já uso há algum tempo, antes de haver nas grandes superfícies até, e aí sim demorei até encontrar lâmpadas boas, de arroxeados a verdes apanhei de tudo [:D] até acertar num modelo bom, têm 2 anos montadas no WC (GU10) e é impossível de distinguir das incandescentes lado a lado. apr:)

Ainda não passei por uma zona com esta iluminação, por vezes é apenas uma questão de hábito, mas os LED não terão que ser daquele branco como já referiam.

Gostava de saber se para os moradores há impacto face à luz tradicional (mais claridade quando estão a dormir, p.e.).
Parece pelo menos ter uma melhor iluminação face ao tradicional e em certas zonas é importante.

Também acho que deve ser questão de habito, mas sempre ouvi dizer que luz branca é para zonas de trabalho e luz amarela para zonas de descanso. Pessoalmente acho que na rua a luz amarela fica bem melhor, para mim torna-se mais confortável que luz branca. É como no interior dos carros, o interior com led branco torna-se muito estranho na minha opinião (associo ao xunning pronto [:D]). Até em casa só tenho luz branca na cozinha.

A substituição da iluminação pública por lâmpadas LED, parece-me, é muito bem vinda, quanto mais não seja pela brutal poupança energética que permitirá.
As primeiras implementações que vi foram, se não me engano, ali para os lados de Alfândega da Fé e estavam muito boas.
Entretanto, aqui na cidade também já começaram a mudar, mas não me tem agradado tanto: debaixo do candeeiro a luz é boa, mas há um aumento significativo da área de sombra, fazendo parecer que a rua está apenas meio iluminada; por outro lado também não sou fã de uma luz tão fria, para ambientes urbanos.
A consequência imediata desta mudança foi o facto de, até há pouco tempo, poder andar em casa sem ligar as luzes e agora, com a mudança, já não posso fazer essa poupança [:D][:D]

Para efeitos de astrofotografia, espero bem que a troca das luzes permita fazer fotos muito mais perto das zonas urbanas apr:)

Voltar
Superior