Aventura in Germany
Aventura in Germany
Boas pessoal, como o prometido é devido aqui vai um relato da minha aventura.
É melhor irem buscar umas pipocas.
Depois de à cerca de um ano acompanhar este fórum e de tudo aprender à cerca da importação de automóveis tinha chegado a minha vez de também partir para a aventura, assim e com alguma antecedência comprei 2 bilhetes de avião Porto-Frankfurth Hanh (para mim e para a minha Maria) por 58€ já com as taxas incluídas, aproveitei e também aluguei carro 2 dias por 100€ isto tudo pela net. Assim no passado dia 14 de Maio 8h30m apanhei o avião Ryanair em direcção a Frankfurth, a viagem de avião foi óptima para mim foi o baptismo e foi espectacular, chegamos lá por volta das 11h45m, o aeroporto é pequeníssimo e foi muito fácil por isso encontrar o balcão do rent a car , o carro foi alugado como disse pela Internet no Economy cars rentals, a empresa era a Sixt Company Gmbh, a senhora disse que o carro de aluguer era um Dodge Caliber 2.0CRDI, para quem tinha alugado um corsa/pólo 1.2 a troca era bem boa, combinamos o local de entrega em Baden Baden, pois iria fazer a zona de Etlingen,Baden,Offenburg, tinha recebido mails deles com boas propostas e deveria ficar por ali, a marca e modelo escolhido desde sempre era o Bmw 320 D Touring, teria de ser uma versão Lifestyle ou Sport Edition, teria de ter até 120.000Km, ano 2003 ou 2004 caixa de 6 velocidades , valor até 15.000€ e o mais importante para mim ser de um concessionário Bmw, para me darem garantia Europlus e por oferecer mais confiança. Assim e depois de descobrirmos o ‘tanque’ alugado lá no parque do aeroporto liguei o Gps que levei de cá com mapas de toda a Europa, (atenção é fundamental levar Gps pois poupa-nos tempo e dinheiro leva-nos ás portas dos Stands tem bombas de gasolina, restaurantes(Mcdonalds incluídos) hotéis etc) e fizemo-nos á estrada em direcção do 1º Stand que ficava em caminho (Ettlingen), chegados lá comecei por ver os carros usados que estavam todos alinhados cá fora, havia muitos mas que estivessem dentro daquilo que queria só lá estava um de 01/2004 c/ 121m km 14500€ estava bastante bom, só não gostava das jantes nem tinha barras, mas isso seria um caso para resolver na negociação com eles, dirigi-me a um vendedor e pedi-lhe informações do carro(atenção de todos os stands que fui todos eles falam Inglês, eu falo e percebo razoavelmente mas a minha Maria fala e escreve na perfeição e muitas vezes servia-me de tradutora), foi ver ao computador e disse-me que aquele estava reservado teria de escolher outro, daqueles que me mostrou nenhum me agradou e a conversa ficou por ali. Destino seguinte Baden-Baden teriam 2 carros com características que poderiam ser interessantes, mas chegados lá desilusão total, pois não tinham nenhum dos dois carros que tinha visto na net ainda no dia anterior, e os que lá estavam não me interessavam. Destino seguinte Offenburg este era á confiança pois tinham respondido ao meu mail e tinham me mandado uma proposta 2 dias antes com fotos e tudo de uma carrinha de 09/2004, 120mKm 14990€, versão Lifestyle, parecia muito boa, ao chegar lá não a vi no parque dos usados, assim dirigi-me ao vendedor que por sinal foi o que me tinha mandado o mail e perguntei-lhe pela carrinha, disse-me que não sabia de nenhum carro com as características que lhe dei, mostrei-lhe então as fotos que me mandou e o mail ao que ele me disse que tinha sido vendido no dia anterior, mas que tinha uma carrinha que me podia interessar, 05/02 versão base sem nenhum extra bastante pobre e por 15200€, claro que me passei, disse-lhe que era um grande aldrabão que nem o queria ver mais nem pintado.
Assim e depois destas desilusões decidi-mos ir para a zona de stuttgart, (já que levei várias hipóteses também para Stuttgart e em ultimo caso também para Munique) chega-mos a Sindelfingen por volta das 20Horas com quase 700Km andados poucas horas de sono na noite anterior e frustrados por não termos nada em vista no primeiro dia, jantamos no hotel e descanso merecido.
2º Dia: O dia lá começa bem cedo, a minha mulher teve uma excelente ideia ligar do hotel para o stand a perguntar pelo carro, caso confirmassem que o tinham marcava-se logo um compromisso para a hora seguinte, assim não haveria desculpas nem perca de tempo, as opções para aquela zona eram 3 fala-mos para o stand que ficava mais distante, pois a ideia era se este confirma-se o carro os outros dois ficavam a caminho e assim tinha-mos a certeza que pelo menos via-mos um que nos pode-se interessar. Telefona-mos e marca-mos a visita para a hora seguinte, toma-mos o pequeno/grande almoço e fizemo-nos á estrada, o stand que ficava mais perto era em Esslingen assim foi logo a esse que o Gps nos levou e não foi preciso nos levar a mais nenhum já que neste stand as pessoas foram de uma simpatia e profissionalismo 5*, o carro estava lá 12/2003 120Mkm, jantes 17’ espectaculares 4 pneus novos Bridgestone Turanza 225/45/ZR17, sensores chuva, Luz e estacionamento, Barras, volante multifunções, caixa 6cd, sistema de navegação, klimatronic bancos desportivos, estado de conservação 5*, livro de revisões completo e feitas lá, o pequeno problema era o preço, 15750€, depois de uma agradável conversa conseguimos um preço final de 15250€ já com as matriculas de transito incluídas para 15 dias(ou seja tivemos um desconto de 650/700€), no meio dessa conversa ficamos a saber que não era possível entregarem o carro no dia seguinte(quinta-feira), já que era feriado, assim teríamos de arranjar hotel para 2 noites, ir á procura de um escritório da Sixt para alterar o local de entrega e ficar com o carro por mais um dia, para sorte nossa havia um escritório da Sixt a cerca de 500 metros do stand segundo informação do Alex(vendedor Bmw), e hotel ele deu-nos a localização de um hotel 4* que o dono era cliente deles e que depois de um contacto feito por ele(Alex) conseguimos 2 noites com pequeno almoço por 150€. No rent a car também correu bem pois além de não cobrarem nada da alteração da localização da entrega, cobraram-nos só mais 15€ por mais um dia de aluguer. Feito o negócio o resto de quarta feira foi para descontrair no centro de Stuttgart, passear ver centros comerciais (deu para ver que o preço das roupas sapatos electrodomésticos e maior parte de produtos de supermercado estão ao mesmo preço ou inclusivamente ligeiramente mais baratos do que cá) e passar por alguns stands beira de estrada e que não escaparia também a um stand turco(até o cheiro é pestilento), num desses stands penso que era de um Italiano vi lá uma 320 D Touring, Lifestyle Edition 03/2005 por 13500€, com 205000 Km mas estava mesmo bastante boa os interiores como novos, para quem diz que se vê a diferença nas borrachas dos pedais, bancos e volante, eu digo-vos que esta ninguém se apercebe se lhe puserem lá 60 ou 70Mkm, e o mais certo é já estar aí nalgum stand tuga, já que em conversa com o vendedor eu disse-lhe que não estava interessado pois tinha muitos Km’s ao que ele me perguntou quantos Km é que queria que ele pusesse!!!.
3º dia era feriado por isso foi para descontrair e descansar para a viagem do dia seguinte, visitamos o museu da Mercedes, espectacular, muito bom mesmo para quem não é amante da marca mas gosta de carros, passeamos em Calw e fomos para a piscina interior do hotel o resto do tempo.
4º dia como combinado um pouco antes das 11 horas fomos ao stand buscar a máquina que já estava pronta a seguir viagem com a revisão geral feita por eles matriculas postas e papeis em ordem inclusive o papel da Europlus garantie que com toda a conversa me tinha esquecido de perguntar, mas eles não se esqueceram e fazem questão que nada falte ao cliente, penso que fiquei lá com 2 amigos que com toda a certeza os irei rever.
Tudo em ordem foi marcar rota no Gps e começar a ‘comer’ Km, almoçamos já em Freiburg pois as Autobahn são sempre a abrir, mas com um civismo digno de registo, entramos em França, os franceses são uns chulos maior do que os portugueses muitas portagens e caríssimas, cuidado com a policia ainda fazem mais caça á multa do que cá, mais uma vez o Gps é fundamental já que perto das 20horas decidimos parar para dormir em Perigaux ao pé de Bordéus, pedi então ao gps que me desse hotéis e ficamos no Íbis, que é relativamente barato.
5º dia Levantamo-nos bem cedo pois a vontade de chegar a casa era enorme, depois de marcharem uns croissants voltámos á estrada, sem problemas chegamos a casa Zona Oeste por volta das 20 horas com o Computador de Bordo a registar uma velocidade média de 110Km com um consumo médio de 4.5 litros.
Legalização:
1ª manhã: 8h30 Oficina de um amigo que fica ao lado do centro de Inspecções para tirar todas as forras (baixo e cima). 9h fazer a inspecção tipo B e pagar 67€ pela inspecção, em relação ao numero do motor nada de relevante o inspector disse que acontecia algumas vezes não o verem e escreveu na folha que não tinha sido possível por razões construtivas visualizar o nº do motor,(nem Dgv nem Alfandega me puseram nenhum problema com isso), depois de aprovado fui á alfandega dar entrada do processo, comprei a Dav preenchi eles também ajudam e entreguei os papeis.11 horas estava despachado.
2ª manhã: Dgv, cheguei lá perto das 8h15m saí ás 10h15m e estive no balcão 30 segundos que foi o tempo para entregar o mod 1402(para porém o numero da homologação) e o papel da inspecção, não entregam logo o mod 1402 com a homologação, só no dia seguinte(neste caso pedi que me fossem lá levantar os papeis).
3ª manhã: Com o Mod 1402 com a homologação e dinheiro na mão fui pagar o IA, foi rápido 10 horas estava despachado. Os documentos de matricula só nos dão no dia seguinte e só depois das 11/12 horas(pelo menos em Peniche).
4ª manhã/tarde: Fui buscar os documentos de matricula(original e cópia) são os documentos que nos servem para circular com o carro têm validade de 60 dias e com eles pode-se fazer o seguro e tirar o selo do carro.
5ª manhã: Dgv Entregar lá 1 cópia da folha selada que trouxemos da alfandega + fotocópias BI,Contribuinte + cópias autenticadas recebidas na alfandega aquando da 1ª visita e pagar 33€.
Neste momento ainda falta ir á conservatória do registo automóvel pedir o DU, mas segundo me informaram na Dgv tenho de aguardar 2 a 3 semanas para eles introduzirem os dados e estes estarem disponíveis para a conservatória me dar andamento ao processo , até lá posso circular com os documentos de matricula que tenho em minha posse.
Despesas:
Preço Gasóleo Alemanha: 1.13 a 1.16
Preço Gasóleo França: 1.09 a 1.13
Preço Gasóleo Espanha : .92 a .96
Refeições restaurantes Alemanha: +- 20€-/pessoa
Refeições Macdonalds: +- 5/6€ -/ pessoa (como cá)
Portagens França: 49.60€
Portagens Espanha: 24.85€
Portagens Portugal: 5.10€
Estadias depende onde e como querem ficar, eu fui numa de passeio/férias e ficamos na Alemanha sempre em hotéis de 4*.
Aluguer do carro e passagens de Avião, depende sempre das oportunidades que houver na altura.
Bom espero ter contribuído para a aventura de mais alguém, pois só vos digo que vale a pena, não só pelo negócio mas também pelo passeio.
Cumprimentos.