Bom...ca estou eu de novo...para relatar a minha experiência:
Fui domingo dia 18 para a alemanha a procura de carro, como de resto ja aqui tinha escrito, e so posso dizer bem. Fomos no inicio com a ideia de ir buscar uma A4 tdi 110 avant, sendo que eu ia algo consciente que levavamos um orçamento apertado para um carro desses, pelo que levei tb algumas bmw 318tds touring em reserva, pro caso das A4 n se revelarem em bom estado.
No domingo demos uma volta por estugarda e n vi nenhum stand que tivesse carros usados, excepto os stands da marca com usados de ocasiao. Para procurar stand usamos o tomtom.
Nisto falei com 1 alemao numa bomba de gasolina(em ingles), ao que ele me disse que em estugarda era complicado, mas que a 30kms daqui, em sindelfingen haviam mtos stands de usados.
Fomos ainda nessa noite la(apesar dos stands estarem fechados) e efectivamente para quem queira carros mais recentes(2001 em diante) aquilo é uma mina...mercedes sao literalmente ao pontapé(tanto a rolar como para venda), 320ds tb ha mais q muitas, e vi algumas A4s/passats.
2a de manha começamos a busca propriamente dita e ao fim do dia acabamos com uma 318tds touring de 3/96 escolhida. Antes disso fomos ver 2 A4(ambas um tanto em mao estado), vimos uma 318tds touring preta antes que nem pegava, e por ultimo(ja estava a ver a vida a andar pra tras) la encontramos esta. A carrinha tem os interiores em bastante bom estado, nada de riscos ou rasgoes, o volante apresenta um desgaste minimo no topo, a manete apresenta pouco desgaste e os pedais tambem. A carrinha tinha declarados 239 k kms, com livro de revisoes. Tendo em conta os anos do carro n estava a espera de menos e ate tive algum receio de ver carros com menos de 18 mil/ano por me parecer poucos kms para um carro la.
Compramos a carrinha 2a ao fim da tarde, e 3a as 10 da manhã la estava ela pronta com as matriculas de exportação. Fizemo-nos a estrada...nao sem antes passar pelo museu da mercedes em estugarda(aconselho vivamente) e quinta feira à 00.40 estava a chegar a casa(azeitao).
Fizemos estugarda-> metz na 3a feira(ja saimos tarde de estugarda pq do museu da merc), metz-> bordeus na 4a feira, e bordeus->azeitao na 5a.
So viemos a andar bem no ultimo dia, foi o dia em q conduzi mais, visto q a outra pessoa anda um pouco mais devagar.
Agora as notas....pqp os franceses mais o seu pais e cultura.
N encontrei uma pesssoa...uma...que me falasse minimamente em ingles durante a viagem toda por frança...a minha mae(a outra pessoa q foi) fala fluentemente frances pelo que n houve problemas, mas irrita-me o chauvinismo daquele povo. É uma generalização, mas honestamente eu ja nao gostei da primeira vez que fui a paris, e agora entao ainda gosto menos.
Pagamos cerca de 160€ em portagens ao todo..a parte "gira"...120€ em frança, 0 na alemanha, 18 em espanha e 20 em pt...incrivel...chulos dos franceses...
Gasoleo a 1.17€ na frança...0.87 em espanha...
Da próxima viagem que faça vou tentar nem parar em frança...ir dormir a st sebastian no pais basco...
Por ultimo e pq vale a pena referir, a simpatia/cordialidade e educação que presenciei em estugarda é algo de fenomenal...tanto na estrada como no resto, toda a gente prestavel, toda a gente simpática, desde um taxista a hoteis passando por pessoas na rua, toda a gente fala ingles...fiquei mesmo bem impressionado(atenção que nem toda a gente dos stands fala ingles, mas arranjam quem fale com facilidade).
Resta referir que a conduzir achei a alemanha o máximo..toda a gente encosta a direita, toda a gente faz piscas...e a cereja..toda a gente respeita toda a gente.
Entra-se em frança pronto...é pior que em pt...n ha piscas, vai tudo a pastar na esquerda(tipicamente pt)...enfim. Em espanha é melhorzito.
A todos os que se estejam a pensar em meter nisto, a informação está toda neste fantastico tópico, eu pela minha parte assim q venda a beemer quero ir la outra vez.
O ideal é levar o tpc feito com o carro escolhido. Levem alguem que fale alemão, ou pelo menos um tradutor(isto se ja souberem que papeis têm de assinar/trazer), mas mesmo para testar o carro convem que consigam falar com o vendedor para lhe toparem a pinta...se é honesto ou n.
Se nao forem a procura de carros "mainstream"(a 318tds por ex ja é mais dificil de encontrar em bom estado pq sao carros antigos) n caiam no erro de achar que encontram mais barato la in loco. Se forem entao sim...
Os preços que eles apresentam sao 98% das vezes negociaveis...no meu caso ele baixou 10% e ainda pagou as matriculas...mas é pq eu n fui mto agressivo a negociar(a outra carrinha em vista estava a 80km e n sabia o estado dela ainda)...
Cumprimentos a todos e boas curvas