Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

continuo a dizer, se o raio da monovolume paga classe 1 nas portagens logo ele beneficia de uma redução de 40% no AI digo isto porque é uma das clausulas que o carro tem que ter para passar por autoestradas como classe 1. Leiam com atenção a noticia do link http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=480410

Cumprimentos

6 meses ou 6000 Kms? 6 meses e 6000 Kms? Também tenho dúvidas, mas uma empresa que importa carros diz que têm de ocorrer as duas condições em simultâneo para ser considerado usado, tal como diz o Paulotm.
No boletim informativo do Centro Europeu do Consumidor vem assim:
"Relativamente a veículos usados, isto é, aqueles que simultaneamente, no momento da venda, tenham mais de seis meses e de 6.000 km, o IVA deverá ser pago no país da compra."

Cumps

Olhando para a semântica da questão, acredito que baste 1 das condições.

Imagina, um carro com 5 anos e 5000 kms. Não é usado?
Ou um carro com 5 meses e 15000 kms. Não será usado?

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Originalmente colocada por Teodoro

"Continuo a achar que agora é que vai começar a parte chata..."

- As idas à oficina,
- As panes na estrada,
- Os "chumbos" na inspecção,

Saiu um Astra novo agora, é tempo de mandar os velhos para Africa!

Gostava de saber qual é o teu charuto, qto deste por ele, e se sabes a ***** que já teve nas docas até te chegar ás mãos.

Como é que um carro com 3 anos é sucata?

Um Toyota dura em média 20 anos sem problemas...seja a gasolina ou a gasoleo...e por isso é o segundo maior construtor do mundo e tem em todas as estatisticas a melhor fiabilidade...digam de todos menos dos japoneses...

Boas desde já, quero agradecer a todos os Users e em Especial ao LUCIANORATO por este magnifico topico. Devo dixer que o li na integra, demorando umas boas horas, umas horas esclarecedoras que desmistificaram a importação de carros. restando-me apenas 1 pergunta a faxer... gostava de saber se o preço apresentado On-Line no site GERMANWINGS.COM ( empresa de LowCost) é exactamente esse ou se devemos esperar um acrescimo de taxas, ou , algo do genero.
e se me permitem gostava de apresentar uma ideia.. a meu ver para quem esta a pensar traxer o Pópó pelas suas proprias rodas (como eu ) considero interessante, se possivel, por quem fez o mesmo criar aqui uma abreviação das estradas que utilizou referindo as N(nacionais), ANP ( Austoestradas nao Pagas) e as AP(Autoestradas Pagas) e se possivel quem usufruiu de hoteis deixar aki o site do mesmo e uma breve referencia. espero vir a postear mais e se possivel contar a minha aventura, ja que estou seriamente a pensar em adquirir um Smart ForTwo. se Alguem souber, na alemanha em que cidade se arranjam bons preços para este veiculo agradecia ke partilha-se cmg, se bem que la é sempre bom Preço. Mais umas X os meus sinceros agradecimentos e os Parabens por este FANTASTICO topico. cumps[^]

Caro epic0
Taxas de Aeroporto pagas em todo o lado. Sugiro quando fizeres uma marcação para ires até ao opção "pagamento". Quando chegares aqui vais ver o valor exacto que vais desenbolsar.
A viagem de regresso, por norma faz-se por Autoestrada. Na Alemanha, Belgica e Luxemburgo, são gratis. Nos outros Paises são a pagar.
Como o que queres é chegar cá o mais rapidamente possivel, duvido que queiras fugir a elas, para poupares uns trocos.
Vais comprar um Smart e traze-lo a rodar para cá??? Não será melhor opção o Camião??? Isto é só uma sugestão.

1 ABraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Boas epico.
em Frankfurth há lá uns stand's só de smart's... conheço um espanhol q mora na alemanha na colonia de confiança q manda um camião de smart's todas as semanas p'a cá. podes ir la ver o q ele tem.
é de confiança.
abraço

Boas,

Relativamente à questão da legalização, e às agências que tratam do assuunto, compreendo que haja quem, por indisponibilidade de tempo, ou por falta de paciencia, esteja disposto a contratar esse serviço. Agora se o fazem por receio da burocracia, ou porque acham que é dificil e demora tempo deixo aqui a minha experiencia:

Iniciei o processo de legalização a uma segunda feira às 10:00 (com a ida à inspecção) e na quarta às 12:00 tinha o carro a andar, legalizado, com matriculas, seguro, e comprovativo da isenção do Imposto Municipal.

É fundamental é ter todos os documentos, incluindo o famoso c.o.c.

Boas Kerpal poderias colocar +/- por fazes indicando a parte do dia em que estives-te isto porque 3 dias é muito pouco para um pais de empatas como o que temos, tives-te muita sorte mesmo.

Pessoal acabei de ver umas VW Touran pelos sites alemães e fiquei triste com uma coisa não é que o acelerador da Touran na alemanha parece uma mini tabua de passar a ferro, xiça que aquela porcaria vai aé ao chão. :(. Será que depois posso mudar para um acelerador mais reduzido ??? caso traga uma Touran.

Vou pedir uma opinião ao pessoal do Forum, se fossem voces quam escolheriam Opel Zafira A 2.2 DTI VS a VW Touran 2.0?

tb estou aberto se acharem que n vale a pena e ficarei bem servido com a Zafira A 2.0 DTI VS VW Touran 1.9TDI.

Muito obrigado desde já

Viva amigos,

Esta maratona de post é realmente uma preciosidade de informações, ao ponto que poucas dúvidas restam, sobretudo no que concerne ao processo aqui em Portugal.
Deixem-me congratular todos os que contribuíram, e em especial ao Luciano que realmente abriu os olhos a muitos.

Dois amigos próximos serviram-se deste tópico para fazer exactamente o que aqui foi descrito, deslocaram-se a Alemanha e tudo correu de forma perfeita! Portanto duvidas sobre a importação da Alemanha são nulas.

No entanto vinha aqui procurar informações sobre uma eventual importação no Luxemburgo. Para além das habituais questões de fiabilidade, interessava-me sobretudo saber se a celeridade do processo na obtenção dos documentos, seguros e matriculas está ao nível da Alemanha. E se eventualmente me sair a sorte grande de alguém ai já ter importado de lá, onde posso encontrar essa informação!

Um abraço a todos e uma vez mais parabéns!

P.S. Ah… parabéns também aos novos possuidores de veículos importados! ;)

Ola pessoal... sou novo aqui e ando a procura de carros de caixa automatica.
Andei a procura cá em portugal mas até agora nao encontrei nada de jeito. Estou a ver que vou optar por importar um.
Visto que nao tenho muito tempo para essas "andanças" para fora, gostava de saber se conhecem algum intermediario seguro e de confiança que me possa traze-lo.
A minha irmã só pode conduzir carros automaticos e já tem carta ha mais de 1 ano, e cá só encontro smarts e poucos mais.

Ora bem, o processo foi assim:

segunda-feira
10:00 - ida à inspecção, demorou cerca de 1:30. Certifiquem-se que é possível ver o número de motor (no meu caso bastava levantar a tampa de plástico, que é de encaixe), senão é melhor ir primeiro a uma oficina remover os plásticos que o tapam.
16:45 - alfandega, onde entreguei os livretes originais e me devolveram cópias autenticadas.

terça-feira
9:00 - DGV, foi relativamente rápido, a única coisa que fizeram foi por o número de homologação no modelo 1402.
9:30 - Banco, pedir um cheque visado no valor do IA, para entregar na alfandega
10:00 - alfandega, pagar o IA e pedir a matricula.

quarta-feira
9:00 - alfandega, levantar a matricula. Foi só chegar e levantar os documentos.
9:30 - oficina, para mandar fazer as matriculas
9:45 - DGV, pedir documento único
10:00 - oficina, para levantar as matriculas
10:30 - Finanças, pedir isenção de imposto municipal
11:00 - telefonema e fax para companhia de seguros e para a Via Verde

Talvez tenha tido sorte, mas correu tudo na perfeição. O que fiz, e que penso que ajuda muito, foi imprimir o texto do Elipagon que está na página 44 do tópico. Segui o que lá está à risca, passo a passo, e correu tudo ás mil maravilhas.

Vivam! Hoje lá concluí (ou quase) a legalização do Corolla que importei de Espanha. Agora só falta obter o DU (mais uma ida à DGV e à Conservatória do Registo Automóvel). O processo já tem sido explicado ao longo das páginas (excelentes, diga-se de passagem) deste tópico e por isso apenas deixo aqui resumida a minha experiência para que não passem 15 dias para legalizar o carro como eu passei. De facto, o processo não tem nada de especial, mas a incompetência pode torná-lo moroso quanto baste.

Para os que se decidirem a tratar do processo de legalização por conta própria acho que o melhor é começar por informar-se na alfândega da área de residência. É que pode haver aspectos que mudam de alfândega para alfândega e como em geral há menos gente (filas) nas alfândegas do que na dgv, pode ser mais fácil obter informações ali sobre a organização do processo com mais calma.

Como o carro era novo acabei por trazê-lo desde Santiago de Compostela num reboque e deixá-lo em Viana do Castelo na garagem dum familiar até terminar o processo (sempre ficou mais barato do que trazê-lo até ao Porto). Primeiro ponto: é preciso o CMR (guia internacional de transporte) e a factura do transporte para tratar do processo de legalização (pelo menos na alfândega do Freixieiro); em alternativa o carro pode vir com matrícula provisória, mas nesse caso há que apresentar a papelada do seguro. Lá submeti a DAV na alfândega e depois fui pedir o número de homologação nacional à DGV (4 dias úteis). Azar dos azares, quando fui de novo à alfândega disseram-me que a DAV ainda não estava metida no computador e conferida porque eu não tinha pedido “com urgência”. Bolas, 4 dias úteis para meter 50 palavras no computador! Ao menos podiam ter avisado que se podia pedir “com urgência” … eu não sou bruxo! Portanto, o lema é pedir sempre “com urgência”! Já não pude pagar o IVA+IA nesse dia e tive de voltar lá no dia seguinte. Novo azar (ou nabice): tinha de pagar 7 mil e tal euros de imposto e no banco garantiram-me que o multibanco dava … mas acima de 5 mil euros não há nada para ninguém (por razões de segurança). Portanto, se quiserem pagar com multibanco perguntem primeiro a 5 ou 6 pessoas diferentes do vosso banco para saber como é. Finalmente consegui pagar no dia seguinte (usando cartões de contas distintas). Só faltava a matrícula. Então, no dia seguinte lá estava eu … havia fila e tive de esperar uma meia horita para chegar à conclusão de que “não havia matrículas pra ninguém”! Erro informático … Era tão simples terem posto um papel a avisar … Mas isso era pedir demais, certo, ou não estivéssemos em Portugal?! Bom, seria então no dia seguinte … Ah, ah … demasiado bom não acham? Quando cheguei lá o meu processo não tinha avançado porque havia “algo” que faltava … (isto também é tipicamente português, inventam sempre alguma coisa para pedir que não estava na “lista oficial” que nos deram no início). Faltava, adivinhem lá, o certificado da inspecção! Apeteciam-me … é melhor não dizer … Então o carro é novo e precisa do doc da inspecção, estão a gozar ou quê? Pois é, como a maioria dos casos corresponde a legalização de carros usados … aquilo era uma excepção e o funcionário(a) não se tinha dado conta … Devia era estar a dormir ou a pensar noutra coisa, santa incompetência, na DAV está chapado que é novo, o livrete não tem registo de matrícula, os impostos foram pagos no pressuposto de ser novo … Não há pachorra! Um conselho, liguem para a alfândega a ver se o processo está pronto para levantar ou arriscam uma ida em vão. Hoje finalmente tenho a matricula e amanhã seguirá uma cartinha para o director da alfândega a protestar pelo sucedido.

Bom, com tudo isto, a ideia não é desanimar ninguém, antes pelo contrário … Felizmente há os casos em que tudo corre bem e demora 3 ou 4 dias …

Saudações e continuem a alimentar este belíssimo tópico.

citação:Originalmente colocada por Tay

Viva amigos,

Esta maratona de post é realmente uma preciosidade de informações, ao ponto que poucas dúvidas restam, sobretudo no que concerne ao processo aqui em Portugal.
Deixem-me congratular todos os que contribuíram, e em especial ao Luciano que realmente abriu os olhos a muitos.

Dois amigos próximos serviram-se deste tópico para fazer exactamente o que aqui foi descrito, deslocaram-se a Alemanha e tudo correu de forma perfeita! Portanto duvidas sobre a importação da Alemanha são nulas.

No entanto vinha aqui procurar informações sobre uma eventual importação no Luxemburgo. Para além das habituais questões de fiabilidade, interessava-me sobretudo saber se a celeridade do processo na obtenção dos documentos, seguros e matriculas está ao nível da Alemanha. E se eventualmente me sair a sorte grande de alguém ai já ter importado de lá, onde posso encontrar essa informação!

Um abraço a todos e uma vez mais parabéns!

P.S. Ah… parabéns também aos novos possuidores de veículos importados! ;)

Bom dia,

como referi anteriormente, eu próprio estive para importar uma viatura do Luxemburgo. Tenho uns primos meus que trabalham no Parlamento Europeu e dizem que os carros no Luxemburgo por norma estão muito bem conservados. Segundo eles, é rara a "oficina de rua", ou seja, os carros fazem as manutenções nas oficinas das marcas. Há um senão que se prende com o equipamento. Segundo os meus primos, muitos dos carros que circulam no Luxemburgo possuem equipamento que em Portugal não se justifica (ex.: ter luzes sempre acesas). Eu quando andei à procura de uma Renault Espace encontrei algumas no Luxemburgo mas na Alemanha conseguem-se preços mais baixos. Como comprei na Renault na Alemanha, optei por lá.
Mas a opinião dos meus primos é de que os carros no Luxemburgo valem a pena. Chamaram-me a atenção foi para a Bélgica. Segundo eles é preciso muito cuidado com os carros vendidos na Bélgica pois grande parte deles nem sequer vão às oficinas. É andar até avariar e depois logo se leva à oficina. Não têm muito a cultura de fazer manutenção aos carros.

NMendes

Voltar
Superior