Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Olá!

Fui na passada quinta-feira buscar um carro à Alemanha. A contribuição que este forum deu para todo o processo obriga-me a partilhar a minha experiência. A todos os que têm contribuido para desmitificar o mito da importação o meu muito obrigado. Ao Luciano por ter iniciado este tópico um obrigado especial.

Depois de muita leitura e estudo lá encontrei um carro tal e qual o que gostava. Apenas o preço me assustava. Estava um pouco abaixo da média e era dos que aparecia em primeiro lugar nas listas do Mobile.de, quando colocava as selecções (queria um carro apenas com um ano, de uma marca e modelo específico).

Comecei nos contactos com o stand e mal demonstrei interesse lá veio o papel para fazer o adiantamento...Como a esmola era grande desconfiei, respondi que não o fazia porque não o conhecia de lado nenhum. Os primeros contactos foram sendo feitos entre emails e telefonemas. disse-lhe que se ele queria que fizesse a transferência antes tinha ele de confiar em mim e reservar o carro durante uma semana, que era quando os preços da Ryanair ficavam acessiveis para uma viagem que não sabia se ía dar em alguma coisa.

Fiz montes de perguntas: os Kms são reais, não teve acidente, como sei que não tem leasing, etc. A certa atura senti que o vendedor estava a ficar chateado com as perguntas (algumas das quais só lembram a quem vive em Portugal e pode comprar carros em Stands nacionais). Fiquei mais tranquilo com as respostas, e a indignação que demonstrou às minhas questões também ajudou. Lá marquei a viagem e disse-lhe que ía lá apenas para ver o carro dele, por isso ele que não o vendesse antes de eu chegar. Fui mantendo contacto com ele durante a semana anterior e na quinta-feira lá parti para Frankfurt. A preparação da viagem antes é um dos segredos do Negócio. Hoteis, carros e planos de viagem devem ser marcados pela net. Para além de melhores preços, evita-se surpresas.
Por via das dúvidas vi outros carros alternativos, mais caros, na mesma zona, e levei as moradas e telefones para se aquele negócio nao corresse bem.
Levei GPS de cá. É verdadeiramente fundamental. Não se esqueçam de testar se tem os mapas da Alemanha. Vi gente lá que se esqueceu deste pormenor...
Combinei às 14.30 no stand mas o GPS fez com que desse para chegar às 14.00. Lá estava o vendedor. O Stand tinha realmente bom aspecto. Uma garagem com vários carros e uns escritorios com muito bom ar. (não sei se arriscava nos stands de beira da estrada que por lá vi).

Levava o dinheiro comigo (como quase toda a gente) e por isso não dei informação da hora de voo e disse que ía com mais três amigos...Não vá o diabo tecê-las...(Só um à parte, no mesmo avião iam cerca de 20 pessoas com ar de negociantes automoveis. Todos a alugar carro, conhecidos entre si e a falar de preços e KMs que permitia não dar para esconder a razão da viagem deles às terras das salsichas.)
Depois de falar com o vendedor, lá vi o carro. Estava realmente impec, e de acordo com as fotografias que me tinha enviado. Tinha pedido uma inspecção da Dekra (empresa que dá um selo de garantia aos usados-www.dekra.de) já que eles anunciavam no site que tinham a garantia desta empresa (também reparei que o próprio stand contava da lista desta empresa).
Inspeccionei os pontos da praxe (não percebo nada de automoveis, a não ser o que o senso comum me ensinou), dei uma volta e fiquei rendido.
Assinamos a papelada, paguei, e combinei no dia seguinte às 10.30 ir buscar o carro, já com as matrículas de exportação e respectivo seguro. Paguei 200 euros, mas nem bufei, o resto compensava.
Nessa noite ainda fomos dar uma volta por Frankfurt (eramos 2 o que ajudou a diminuir alguma da ansiedade que se gera nestas decisões importantes).
Nessa altura tinha alguns documentos, como a fatura, mas nem carro nem dinheiro, mas estava tranquilo. O stand e o vendedor tinham realmente inspirado confiança.
No dia seguinte às 9.30 tenho uma chamada no telemovel a dizer que estava tudo pronto e que podia passar lá para levar o carro.
10.00 lá estava eu mais o meu amigo. Recebi os papeis que faltavam e meti-me à viagem. Uma ida ao aeroporto para deixar o carro alugado e metemo-nos ao caminho, sempre a respeitar os limites de velocidade.
20 horas depois estava em casa (moro no Porto) algo cansados mas muito contentes. Ainda faltava a legalização e o preço do carro fazia-me sempre esperar que alguma coisa fosse correr mal.
Na viagem partimos, não sei bem como, um dos piscas laterais do carro, mas nada de grave. Foram 220 euros em gasóleo e portagens e mais qualquer coisa para comidas.

Agora ando na dança da legalização. Graças a alguns dos posts deste forum as coisas foram mais facilitadas, mas mesmo assim falta sempre um papel, o numero do motor que não está visivel, a assinatura e o carimbo que são precisos, por isso aconselho a levar sempre os papeis todos e mais alguns, cópias em excesso para evitar idas e vindas.

A inspecção está feita, os papeis deram entrada na alfandega, pedi a homologação na DGV (conto ter na próxima quinta). O resto dos passos que tenho que dar já foram mais que explicados aqui. Espero na sexta feira estar a rolar com a viatura.

Ainda equacionei dar a tratar da papelada a alguém, mas pediram-me 275 euros + IVA (este carro é para ficar em nome de uma empresa) sem contar com a inspecção. É realmente um abuso! Acho mesmo demasiado para o trabalho que dá, mesmo perdendo 1 dia completo nestas andanças dá uma margem exagerada...E a agência que falei faz cerca de 65 legalizações por mês(!)...Para quem não tempo tempo ou mora demasiado longe dos locais onde se tratam das coisas talvez valha a pena, já que cada papel esquecido pode significar muitos kms e tempo perdido. No meu caso não compensou.

Agora a ver se não demora muito a acabar com a papelada. Não aguento vir a máquina parada, nem que sea só por 4 dias.

Algumas observações: a factura do meu carro não trazia IVA descriminado. Estava ao abrigo do artigo 25 (tributação pela margem e já está incluído pelo que não terei que pagar nada mais). Em qualquer dos casos não há pagamento de IVA em Portugal.

O selo da Dekra vem com o relatório em Alemão. Ou sabem ler alemão ou peçam para mandar fax para algém que saiba. O mesmo para o resto da papelada.

Não fiz seguro contra todos os riscos do carro de aluguer. Com a excitação não verifiquei o carro antes de levantar e quando o entreguei tinha uns riscos. Não sei ainda quanto vai ficar a brincadeira. Na alemanha é obrigatório seguro de danos proprios para danos a partir de 750 euros. A diferença disto para danos totais não deve ser elevado, pelo que aconselho a fazer. Estava habituado a outros países onde a diferença de preço é muito elevada por isso nem pedi.

O GPS é verdadeiramente uma obrigação. Poupa muito tempo e dinheiro, principalmente para quem ainda não tem nada decidido. Para mim foi uma questão de descanso.

A viagem de regresso faz-se bem. Duas pessoas é o ideal. um guia o outro descaça. O GPS dá indicações de hoteis (com telefone) que ficam no percurso por isso para quem quiser dormir a meio é uma boa opção para chegar cá fresco que nem uma alface.

A todos os que fizeram este tópico o meu muito obigado mais uma vez. A ver se a legalização corre como tudo o resto...
Espero sexta andar com umas matrículas novas com data do ano passado ;).

Mas que granda testamento..:D:D:D:D
Tou a brincar como é obvio.....;)
Tudo bem planeado, não custa nada.

Boa sorte com o POPO novo, e muitos km.

Ja agora , só a titulo de curiosidade, que modelo é???

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

citação:Originalmente colocada por marcunha

foste buscar um novo a Espanha, valeu a pena €€€?

lá não pagaste IVA, certo?

MCunha

Não, não paguei nenhum imposto lá.

Cá, pelo menos nos stands do zona do Porto, ficava por quase mais 2000€ (já tendo em conta gastos de transporte mais legalização). Há marcas em que deve ser ela por ela, no caso da Toyota, a menos que se
tenha algum desconto especial (frotista, etc) nos Yaris, Corolla, Avensis ... fica sempre menos 1750-2000€, podendo até ser mais. A Toyota em Portugal abusa um bocado nos preços ... é uma opinião pessoal obviamente. Na Espanha há mais concorrência ... basta dizer que lá há uns quantos sites na net onde se pode ver o desconto típico em qualquer marca ... cá não há nada disso ... somos mesmo anjinhos...

O Pedra informou isto:

Algumas observações: a factura do meu carro não trazia IVA descriminado. Estava ao abrigo do artigo 25 (tributação pela margem e já está incluído pelo que não terei que pagar nada mais). Em qualquer dos casos não há pagamento de IVA em Portugal.

O luciano diz-nos que se a factura n vier detalhada a dizer que ja la pagamos o IVA levamos cá por tabela e pagamos cá [8]

Como é em que ficamos? É que estou para la ir e n queria ca chegar e levar com o IVA a 21%

Luciano:
X-type. Desculpa o testamento mas queria tentar descrever o mais possivel a aventura. As que li aqui ajudaram-me a preparar as coisas convenientemente.

Sobre o IVA: Tive hoje a confirmação do que vou pagar à Alfandega. Não pago IVA.

Informei-me bastante sobre isso antes de avançar. Estava com os mesmos medos que referes, ainda para mais que o carro iria ser colocado em nome de uma empresa. Desde que refira o mwst e o artigo 25 não pagas. Eles pagaram IVA lá mas ao abrigo de uns decretos para transacção de bens usados (como stands pagam sobre a margem e não descriminam IVA). Como disseram aqui, eles lá não vão facilitar com isso. Podem ir sobre eles com essas responsabilidades. O artigo 25 é o mesmo que se se comprar a um privado.

Se não vem qualquer tipo de mençam na factura, quer dizer que o produto tem o IVA pago.
Ou seja, o dono anterior foi particular. E esse como é obvio ja liquidado lá o IVA. Se vier descriminado o valor do IVA, é porque foi carro de Empresa, e esse valor foi deduzido. Como a venda foi a um Particular, ele vem mencionado, e tás a paga-lo neste momento.

Capichi????

1 ABraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Ok, então se entendi é assim interessa que na factura n venha nada descreminado, isso quer dizer ja foi o IVA paga lá. Se vier descriminado o mwst a 0€ vou ter que pagar cá que me lixo, se vier o lavor do mwst descriminado por exemplo mwst ->500€ quer dizer que paguei la e n vou pagar cá.

Estou certo Luciano? ou não? [8D]

Mas será assim tão dificil entender o meu Portugues????

Não és comerciante, pois não. Atão NINGUEM te vai vender um carro com o IVA por liquidar.
Apartir dai, tudo o que possa constar na factura, é irrelevante.
Se tivesesses feito os trabalhos de casa, devias ter consluido que este assunto ja foi discutido anteriormente, como a mesma conclusão final.

Não inventem problemas onde não os há. Não criem confusões com coisas simples.

Por ultimo, INFORMEM e não DESINFORMEM

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Pronto pá n te chateis :D

Espero bem. Que assim seja, então depois explica ca a gente porque é que quando é para exportação fica mais barato.

Quando a esmola é muita o POBRE desconfia [:p]

fod..-.e mas querem-me fazer de tolo [8)]

Então vem com iva ou não. uns dizem que la ninguem vende nada sem iva outro diz que está isento de iva para exportação.

Será que sou eu que estou a fazer disto um bixo de sete cabeças [8][8][8][8]

Vou relatar aqui sumariamente a forma como importei o mês passado uma viatura da Alemanha, diferente das que tenho visto aqui relatadas, mas a meu vêr mais económica. Pesquisei em www.mercedes-benz.de (não sei Alemão pelo que fui traduzindo e descobrindo) e encontrei a viatura que procurava. Enviei mail a pedir fotos e informações adicionais. Responderam sempre aos meus mails em inglês e rapidamente. Enviaram as fotos que pedi e todo o historial da viatura. Aceitei o preço e enviaram-me por fax o contrato e informação da conta da Daimler Chrysler. Devolvi por fax o contrato assinado e fiz o pagamento. Passados dois dias da transferencia o carro estava a ser levantado na Mercedes em Estugarda por uma empresa transportadora que contratei cá (500€). Passados outros 2 dias estava a ser descarregado no centro de inspecções, e depois guardado em casa.Por falta de tempo entreguei a uma agencia a legalização e passados 3 dias o carro estava a circular. Ou seja, praticamente sem sair de casa comprei um carro com 12 meses garantia na Mercedes em toda a Europa, impecável tal como descrito e como demonstravam as fotografias, e por um preço obviamente bem inferior ao praticado por cá em qualquer stand, e se for a comparar com a Mercedes com 12 meses de garantia nem se fala... Posso dizer que em 2001 tinha já importado uma Mercedes na Alemanha pela via tradicional, ou seja, indo mesmo lá, e feitas todas as contas ficou mais barato desta vez, comprei com garantia, e fiquei plenamente satisfeito com a compra. Obviamente que nas outras marcas Alemãs deverá funcionar na mesma maneira. Uma coisa já decidi, o próximo vou fazer exactamente desta forma...

citação:Originalmente colocada por gracindo

Vou relatar aqui sumariamente a forma como importei o mês passado uma viatura da Alemanha, diferente das que tenho visto aqui relatadas, mas a meu vêr mais económica. Pesquisei em www.mercedes-benz.de (não sei Alemão pelo que fui traduzindo e descobrindo) e encontrei a viatura que procurava. Enviei mail a pedir fotos e informações adicionais. Responderam sempre aos meus mails em inglês e rapidamente. Enviaram as fotos que pedi e todo o historial da viatura. Aceitei o preço e enviaram-me por fax o contrato e informação da conta da Daimler Chrysler. Devolvi por fax o contrato assinado e fiz o pagamento. Passados dois dias da transferencia o carro estava a ser levantado na Mercedes em Estugarda por uma empresa transportadora que contratei cá (500€). Passados outros 2 dias estava a ser descarregado no centro de inspecções, e depois guardado em casa.Por falta de tempo entreguei a uma agencia a legalização e passados 3 dias o carro estava a circular. Ou seja, praticamente sem sair de casa comprei um carro com 12 meses garantia na Mercedes em toda a Europa, impecável tal como descrito e como demonstravam as fotografias, e por um preço obviamente bem inferior ao praticado por cá em qualquer stand, e se for a comparar com a Mercedes com 12 meses de garantia nem se fala... Posso dizer que em 2001 tinha já importado uma Mercedes na Alemanha pela via tradicional, ou seja, indo mesmo lá, e feitas todas as contas ficou mais barato desta vez, comprei com garantia, e fiquei plenamente satisfeito com a compra. Obviamente que nas outras marcas Alemãs deverá funcionar na mesma maneira. Uma coisa já decidi, o próximo vou fazer exactamente desta forma...

Estou em vias de fazer um negocio assim tambem. depois enviares o contrato por fax pagaste logo a totalidade ou deste 1º sinal? fizeste o pagamento quantos dias depois?

Voltar
Superior