Boas!
Estou a pensar importar um carro da alemanha, no entanto, nesta altura, é mesmo só pensar, ver os prós e os contras e concluir se compensa mesmo.
Andei a ver no mobile.de alguns carros, nomeadamente tudo à volta do BMW 118d, 120d e Audi A3 2.0 TDi.
Tudo ano 2004 até 100 mil km.
Alguns dos que encontrei na pesquisa eram:
A3 2.0 tdi Attraction navi 140cv 65.000km 13900€ 7/2004
BMW 118d 122cv 45.000km 15000€ 12/2004
tendo em conta que deve ser dificil encontrar estes modelos por menos de 25000€ (para ser meigo) em Portugal...
As minhas dúvidas assentam nos seguintes itens:
- Que contas terei de fazer para chegar ao valor a pagar de legalização, tendo em conta a nova legislação?
- O processo de legalização é muito complicado / moroso?
- Ao nível da garantia, poderei utiliza-la em portugal?
- Estes automoveis são sujeitos a algum tipo de check up antes de sairem da Alemanha?
Começando por dizer que não tenho nada contra a importação (até pensei fazer o mesmo), considero que não é a melhor opção.
Repara que a esses preços que vês tens de acrescentar os impostos a pagar cá e pelo menos uns 1000 euros (de um modo realista) para a viagem, alimentação, alojamento, deslocação na Alemanha, combustível para vir, etc.
Outro ponto muito importante é que um carro importado vale sempre menos do que um igual nacional (e é muito mais difícil de vender), pelo que a única vantagem que tens será adiantares menos dinheiro na altura da compra, mas olha que não é tanto dinheiro assim a mais.
Se ponderas comprar na Alemanha um carro com 4 anos, é o mesmo que dizer que não tens garantia.
Ora, para não teres garantia, podes comprar cá a particular e meter uns belos milhares de euros ao bolso.
Para teres uma noção do valor a pagar cá a particular (até para poderes negociar com conhecimento), tenta saber em leilões automovel e até stands usados quanto te dão por um carro igual se o fores vender.
Assim ficas a saber quanto é que o particular receberia por ele (geralmente à troca) e se negociares bem acabas por trazer um carro nacional pelo preço de um importado.
Outra vantagem que tens a comprar a particular é que estás a falar com a pessoa, a ver o carro no seu estado e ambiente habitual, e os particulares têm muito mais dificuldade em atamancar ou aldrabar as coisas (incluindo kms).
Ainda no que diz respeito à legalização, tens de equacionar outra questão, que é o valor do 'selo'. Enquanto que um A3 2.0 TDI nacional de 2004 paga 33 euros de selo anual, um importado registado agora paga 175 €.
Atendendo a que todos os anos aumenta, o importado vai ficando mais caro à medida que os anos passam.
Por fim eu não equacionaria o A3 2.0.
Eu comprei no início do ano uma A4 desse ano e poderia ter ido buscar uma com esse motor, só que essa foi exactamente a época em que esses motores tinham o problema de estalarem cabeças. Não aconteceu taxativamente em todos, mas foi numa percentagem muito grande.
Como estás a comprar sem garantia, isto pode sair-te caro.
Se pensares em Audi pensa no 1.9 TDI que não tem problemas conhecidos.