Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Caríssimos,

Hoje partiu um amigo meu para a Hamburgo buscar o carro dos sonhos dele, 911 Carrera.

Vai directamente a um stand oficial de marca em Hamburgo recomendado por uma pessoa da própria Porsche portuguesa.

Hamburgo porquê, porque esse stand tem cerca de 80 modelos 911 para escolher e cerca de 40 Boxster também para vender usados!

Até aqui tudo bem... o mais estranho é que depois de ele ter ligado e combinar a visita no tal stand de Hamburgo o responsável das vendas de usados disse-lhe que depois de legalizar o carro em Portugal, eles fariam uma transferência do valor do IVA, pois se o carro é vendido (e legalizado) fora da Alemanha podem ter este procedimento. Fiquei de boca aberta, mas este meu amigo confirmou-me que sim, pois o contacto da Porsche em Portugal disse-lhe que é exactamente isso que fazem: VAT reclaimable

O que me dizem de isto tudo??

Entretanto ele está inclinado para um Carrera 4 de 2004 ou 2005.

Para a semana devo ter novidades, sobre como correu o business.

Aqui está o link: http://www.porsche-hamburg.de/en/sale/usedcars/default.aspx

Caro Silva,

Possuo uma compilação das leis sobre importação de carros onde se encontram respostas a quase tudo.
Fi-lo porque procurava saber se era possível circular com matrícula espanhola em Portugal, arranjando residência lá como fez um vizinho meu, mas descobri que só é possível residindo cá menos de 185 dias seguidos ou interpolados e sem exercer uma actividade remunerada. Assim, as muitas pessoas que andam por aí nesta situação estão a arriscar.
No seu caso, não encontrei na lei nenhuma referência aos carros importados que se encontram parados em garagem para posterior legalização.
Deve ser possível porque os stands de carros importados fazem-no, mas não sei como isso é regulado.
O melhor é pedir esclarecimentos à Alfândega e dizer ao fórum, porque há nas páginas anteriores pessoas que também manifestaram interesse em parar os carros para legalizar depois, mas não sabem como fazer.

Cumps

MAT

citação:Originalmente colocada por MAT

Caro Silva,

Possuo uma compilação das leis sobre importação de carros onde se encontram respostas a quase tudo.
Fi-lo porque procurava saber se era possível circular com matrícula espanhola em Portugal, arranjando residência lá como fez um vizinho meu, mas descobri que só é possível residindo cá menos de 185 dias seguidos ou interpolados e sem exercer uma actividade remunerada. Assim, as muitas pessoas que andam por aí nesta situação estão a arriscar.
No seu caso, não encontrei na lei nenhuma referência aos carros importados que se encontram parados em garagem para posterior legalização.
Deve ser possível porque os stands de carros importados fazem-no, mas não sei como isso é regulado.
O melhor é pedir esclarecimentos à Alfândega e dizer ao fórum, porque há nas páginas anteriores pessoas que também manifestaram interesse em parar os carros para legalizar depois, mas não sabem como fazer.

Cumps

MAT

Caro MAT,

Será que na compilação que possui, ou pelos seus conhecimentos me pode ajuda na minha dúvida?

citação:Até aqui tudo bem... o mais estranho é que depois de ele ter ligado e combinar a visita no tal stand de Hamburgo o responsável das vendas de usados disse-lhe que depois de legalizar o carro em Portugal, eles fariam uma transferência do valor do IVA, pois se o carro é vendido (e legalizado) fora da Alemanha podem ter este procedimento. Fiquei de boca aberta, mas este meu amigo confirmou-me que sim, pois o contacto da Porsche em Portugal disse-lhe que é exactamente isso que fazem: VAT reclaimable

Cumpts e obrigado

Caro JDEM,

O que a lei comunitária obriga é que o IVA seja pago num dos países, ou no da compra ou no do destino. Por isso, é obrigatório vir discriminado nas facturas o preço, o IVA e o total pago.
Mas há uma excepção: nos carros novos, o IVA tem de ser pago no destino, ou seja, no país onde vai ser registado. Nas aquisições intracomunitárias, e para efeitos de IVA, considera-se novo um veículo que tenha menos de seis meses ou menos de 6.000 Km.
Por isso, no nosso interesse como consumidores, só devemos legalizar os carros acima de seis meses de uso e 6.000 Km, nem que tenhamos de os manter no estrangeiro ou numa garagem "confidencial" algum tempo.
No caso que relata, das duas uma: ou há um mal entendido na história que lhe contaram ou esses alemães não cobram o IVA mas passam factura a referir o IVA como estando incluído. Se não for assim, não estou a ver as Finanças/Alfândega deixarem passar a legalização.

Cumps

citação:Originalmente colocada por MAT

Caro JDEM,

O que a lei comunitária obriga é que o IVA seja pago num dos países, ou no da compra ou no do destino. Por isso, é obrigatório vir discriminado nas facturas o preço, o IVA e o total pago.
Mas há uma excepção: nos carros novos, o IVA tem de ser pago no destino, ou seja, no país onde vai ser registado. Nas aquisições intracomunitárias, e para efeitos de IVA, considera-se novo um veículo que tenha menos de seis meses ou menos de 6.000 Km.
Por isso, no nosso interesse como consumidores, só devemos legalizar os carros acima de seis meses de uso e 6.000 Km, nem que tenhamos de os manter no estrangeiro ou numa garagem "confidencial" algum tempo.
No caso que relata, das duas uma: ou há um mal entendido na história que lhe contaram ou esses alemães não cobram o IVA mas passam factura a referir o IVA como estando incluído. Se não for assim, não estou a ver as Finanças/Alfândega deixarem passar a legalização.

Cumps

Mat,

Thanks pela ajuda.

O peixe que me venderam foi: ele pagava o carro no stand e passavam a factura tudo na maior, para posterior legalização em Portugal!

Ele chegava a Portugal pagava o IA (visto carro ter mais de 6 meses e 6.000kms) obtia a matrícula e ficava legal, não pagaria o IVA evidentemente, pelas razões que indicaste acima.

Depois disso enviava um documento (não sei qual) a comprovar que o carro tinha matrícula portuguesa para o stand, estes verificavam que o carro estava legalizado efectivamente em Portugal, e faziam uma tranferência do valor do IVA (salvo erro são 15% na Alemanha) para a conta do comprador.

Tudo isto me cheirou a esturro, pois não estou a ver um stand a fazer uma transferencia depois do carro estar já pago e a operação concluída, mas de facto tanto a Porsche em Portugal como a Porsche em Hamburgo confirmaram este procedimento como sendo normal.

Thanks

Mas se cá só paga o IA e o IVA da Alemanhã é devolvido, então legalmente terá de pagar o IVA a 21% cá.
E se assim for, então não compensa, certo?
Ou estarei enganardo?

Compensaria se cá tivesse de pagar o IA e o IVA a 21% e dado que onde lhe devolveriam 16% do valor do IVA, acabaria por recuperar 5% do valor IVA.

Realmente estou curioso em saber o desfecho desse "VAT Reclamable"...

esqueçam esta questão! Ligou esse meu amigo a dizer que afinal NÃO HÁ devolução do IVA!

Entretanto anda a fazer test-drives a carreras ;)

Obrigado pelas indicações

citação:Originalmente colocada por JDEM

esqueçam esta questão! Ligou esse meu amigo a dizer que afinal NÃO HÁ devolução do IVA!
Ok, esclarecidos. Mas... Afinal o que quer dizer "VAT Reclamable"???

citação:
Entretanto anda a fazer test-drives a carreras ;)
Acho muito bem... Como represália/contestação a não lhe devolverem o IVA, acho que se deve vingar testando o maior número de Carreras que conseguir! :D

O IVA tem que ser pago em algum lado.

Como Particular NÃO é possivel trazer nenhum carro sem o IVA pago. Para além disso é preferivel pagar IVA a 16% (na Alemanha) do que 21% em Porugal.

Capichi a todos?????
Ou alguem ainda tem duvida????

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Oi pessoal.
Li (uma grande parte) este tópico, e estou mesmo a pensar importar um carro... a diferença de preço vale a pena!
POr um lado penso Na Mercedes C220 por outro na Passat 2.0 TDI. Mercedes é mercedes, mas consegue-se pelo mesmo valor uma passat mais recente....

Estou a pensar em ir até aos 20 mil euros ( Aquisição + IA + Despesas ) ou seja, talvez até aos 12/13 mil na aquisição??

voces que ja conhecem o mercado e as despesas, o q aconselham e mais ou menos de que ano consigo trazer pos este valor a Mercedes ou a PAssat.

1 abraço e um obrigado a todos os que partilham a aventura!

Boas, peço desculpa se estou a trazerr a de cima 1 assunto ja discutido, mas, depois de iniciar a leitura deste tópico mto bem criado, aumentei a minha ideia de ir buscar 1 carro seminovo a alemanha. Acontece k tenho 3 modelos em vista, talvez p ir buscar no ano k vem:

- VW Golf V 1.9 TDI(chega bem)
- Opel Astra 1.7CDTI
- Toyota Corolla D4D 1.4

Um destes modelos, bem equipado, com Jantes em Liga, A/C, Farois Nevoeiro, Volante Pele, Rádio CD c/comandos volante, bons estofos. Não estou interesado em tecto de abrir, por exemplo, mas o carro tem k ser a Diesel.

Pesquisei alguns sites mas parecem m ser anuncios d particulares, alguem m sabe dxer onde pposso encontrar sites d armazens das marcas?

Sei d 1 amigo d 1 amigo meu k foi comprar um CLK Cabrio directamente a mercedes c prai 50mil km e 1 ano e tal d uso, é a minha intenção mas p 1 dos modelos acima referidos, será k consigo bons preços?Agradecia sites s souberem, obrigado pela ajuda!Cumps!

Boas...

Em principio vou comprar um Golf 4 1.9TDI de 10/99.

Para a legalização, conta o dia em k ele entra em Portugal, certo?

Estou a pensar comprar agora em Setembro, e deixa-lo na alemanha (na casa de um familir) até Outubro, assim ele chega cá em Outubro e já pago menos cerca de 400Eur, correcto?

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por lucianorato

Ou trazes para cá e guardas na tua garagem até Outubro, e poupas 400 na mesma

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

mas como é que trago para ca???

Se o trouxer tenho de o legalizar nos 4 dias seguintes... correcto???

(o carro vem por transportadora...)

Cumprimentos

Voltar
Superior