Impressora 3d

Sim. É o tucab.
Nunca tiveste problemas de retração=? A base descolar nas pontas e ficarem levantadas?
Sim, muito mesmo, bastava imprimir uma base com mais de 10 cm e lá via os cantos a levantar. Depois a impressão ficava toda torta.

Sim, muito mesmo, bastava imprimir uma base com mais de 10 cm e lá via os cantos a levantar. Depois a impressão ficava toda torta.

E era da marca do PLA?

Tenho uma peça grande para fazer. Vou experimentar esse formfutura. Obrigado pela dica.

Com uma impressora 3D dá
para imprimir partes de uma cnc e de uma laser, espero consegui isso nos próximos tempos

Também tenho experiência em desenhar em 3D, espero conseguir desenhar as minhas peças

Mas já há tanta coisa desenhada que qualquer pessoa consegue imprimir uma infinidade de coisas.

Last edited:
É o que eu faço. Primeiro vou ver se alguém já desenhou a peça, só depois é que eu faço o desenho no caso de não encontrar nada.

Estas coisas da impressão 3D lembra um bocado aquela fase há uns anos, em que a malta fazia cópias de CD de música e vendia por um valor absurdo. Depois os CDRW tornaram-se mais baratos e todas a gente sabia e fazia as suas coletâneas em casa :)

Estas coisas da impressão 3D lembra um bocado aquela fase há uns anos, em que a malta fazia cópias de CD de música e vendia por um valor absurdo. Depois os CDRW tornaram-se mais baratos e todas a gente sabia e fazia as suas coletâneas em casa :)
É parecido, a diferença aqui, é que é legal.
Por causa daquela história dos vapores libertados, vou avançar com a construção de uma caixa em acrílico.
Alguém sabe onde arranjar 5 placas 50 x 50 cm baratas? O melhor preço que vi para já, foi no LM a 5€ a unidade.

É parecido, a diferença aqui, é que é legal.
Por causa daquela história dos vapores libertados, vou avançar com a construção de uma caixa em acrílico.
Alguém sabe onde arranjar 5 placas 50 x 50 cm baratas? O melhor preço que vi para já, foi no LM a 5€ a unidade.

Essa situação dos vapores, está directamente ligada a impressoras de filamento? Não estariam a falar de resina em que é bem mais notório?

Essa situação dos vapores, está directamente ligada a impressoras de filamento? Não estariam a falar de resina em que é bem mais notório?

Está ligada ao material, não importa o formato.
Por exemplo, o PET provoca bastante mais odores.

Está ligada ao material, não importa o formato.
Por exemplo, o PET provoca bastante mais odores.

Importa o formato.

Na minha de filamento e PLA+ pouco ou nada se nota em termos de odores.

Quando uso a de resina, o odor invade o estúdio todo e ate se sente no acesso exterior.

E a de resina tem cobertura ao contrário da de filamento.

Temos aqui 2, a Anet ET4 e a Ender 3.

São máquinas para as quais tenho pouca paciência, são chatinhas mas enfim os resultados são bons e já renderam uns bons euros.

Já tivemos vários problemas, desde alinhamentos, rodinha da extrusora gasta, etc.

E o barulho irritante, 'dass

Já pensei comprar uma impressora 3D, mas ainda não pesquisei muito.

Vi algures a sugestão de uma Elegoo Neptune 4 Pro, pareceu-me bem, mas sou completamente ignorante para poder decidir.

Acharam a aprendizagem fácil? Tenho receio de desmotivar e ficar com um mono a apanhar pó.

Como disse o ClioII, o problema está mesmo no material. Então se for de baixa qualidade é pior.
Com os filamentos que referi, o cheiro é quase nulo, mas há sempre a situação das nano partículas. Por isso já estou a construir uma caixa para selar a impressora. Ganha-se no isolamento, na qualidade e na conta da luz, visto que a temperatura não é tanto desperdiçada

Vi algures a sugestão de uma Elegoo Neptune 4 Pro, pareceu-me bem, mas sou completamente ignorante para poder decidir.

Acharam a aprendizagem fácil? Tenho receio de desmotivar e ficar com um mono a apanhar pó.

Aprendizagem não é tão fácil quanto isso, pelo menos nas impressoras de baixa gama com as 2 que cá tenho em casa.

Mas seja como for é tudo muito mecânico logo irá sempre de X em X tempo precisar do aperto de um parafuso, substituição de algum componente, etc.

Não tens nenhum conhecido que tenha uma? Eu comecei do zero a construir uma sem nunca ter usado uma impressora 3d. Mas foi com a grande ajuda de um colega meu que já percebia do assunto.
Foi fabuloso ver uma máquina que eu próprio construí começar a fazer peças.
A grande vantagem de ter sido eu a fazer, é o facto de ser eu a alterar o firmware e resolver problemas sem recorrer a marcas.

Agora se nao tens ninguém que te dê apoio, vê primeiro os sites das marcas e vídeos explicativos. Eu sou fã da Prusa, eles têm muita informação e boas máquinas. Também podes procurar na Reprap.

É daquelas coisas em que se aprende muito se se tiver alguém conhecido que já tenha. Quando não é o caso torna-se mais complicado.
Cá em casa eu trato da modelação e os putos tratam da produção e afinação da impressora! [:D]

A tendência é tornarem as impressoras mais user friendly, vem praticamente todas montadas, auto nivelam, reconhecem os plásticos (quando da própria marca), tem APP para enviar directamente do telefone, já com as configurações "todas certas", é super fácil imprimir.

A qualidade surpreendeu-me, também já são muito mais rápidas.

Também tenho filamentos da Tucab mas ainda não experimentei, vamos ver como corre.

Pelo menos nas baratas o auto nivelamento não vale de muito.

Quanto às definições dos ficheiros, aquilo tem dezenas de campos para editar, retracção, velocidades disto e daquilo , etc. Mas aí é para coisas já mais especificas.

Back