Impressora 3d

É daquelas coisas em que se aprende muito se se tiver alguém conhecido que já tenha. Quando não é o caso torna-se mais complicado.
Cá em casa eu trato da modelação e os putos tratam da produção e afinação da impressora! [:D]

Aqui uma delas teve quase para ir para o lixo. Não conheciamos ng e na net ng sabia, tivemos de descobrir alguns problemas sozinhos, foi uma aprendizagem, sem duvida.

Em todo o caso quem quiser começar, aconselho as seguintes características básicas:
Filamento 1.7mm
Cama aquecida magnética.
Duas vias de arrefecimento do objeto a ser impressos
Cama com pelo menos 200*200mm.

O tipo de filamento, sempre de marca e com tolerância de 0.02mm.O pla é o mais fácil de trabalhar e o mais saudável.

Para quem quiser aprofundar, pode escolher uma impressora que trabalhe com o S.O Marlin, dá para mudar muitos parâmetros.

Acerca da aprendizagem há milhares(?) de vídeos na net.

Os programas dedicados são fáceis de usar, muitos deles já têm "presets" das impressoras.

Hoje em dia é fazer download do ficheiro, coloca-lo no CURA, por exemplo, e pôr a imprimir.

O desafio vem quando se começa a fabricar as próprias peças.

A modelação por si só já é desafiante, mas poder tocar em algo nosso que funciona é sempre gratificante.

Isso é uma dica que não se falou!
Eu uso o Scketchup da Trimble, tem uma versão grátis que é excelente para começar. É mesmo muito simples. Depois do desenho pronto, envio para o fatiador da Prusa (prusaslicer) também gratuito e finalmente segue para a impressora pelo Pronterface.
Este é o meu modo que gosto de trabalhar.
Há quem gosta de gravar para um cartão de memória, mas já obrigado a mais logística.

E sai umas dobradiças:
c5be8d694cecb5a923a3a152d5d5d94e.jpg

Acerca da aprendizagem há milhares(?) de vídeos na net.

Os programas dedicados são fáceis de usar, muitos deles já têm "presets" das impressoras.

Hoje em dia é fazer download do ficheiro, coloca-lo no CURA, por exemplo, e pôr a imprimir.

O desafio vem quando se começa a fabricar as próprias peças.

A modelação por si só já é desafiante, mas poder tocar em algo nosso que funciona é sempre gratificante.

Não é liquido que seja assim. Aliás, não o é em diversas situações, porque alguma impressões exigem ajustes na retracção por exemplo, entre outras definições.
Para além de que cada impressora mesmo sendo igual, pode ter afinação diferente, basta um tubo de comprimento diferente para poder fazer diferença nos parâmetros.

Mas no global sim é como dizes, só que não é dificil ter resultados menos bons devido a alguns factores.

Os videos, sim, existem muitos mas se entramos nas definições muito avançadas, são escassos.

a615fcabbf7d8889aab3ff1ace3237fd.jpg

Tinha perdido os suportes para a parede do organizador de parede Skadis do IKEA.
A qualidade das peças é brutal.
Pla?
A resistência das peças é impressionante.
Tenho aqui uma base que já levou com o empilhador por cima, e está impecável.

Ora cá está a gaiola, para reduzir o consumo e eliminar as tais partículas nocivas.
0bc993bd81c628918a872756f4c5f714.jpg

Não percebo por que é que a imagem aparece deitada.
77cd015118cffb49550c10b89606bfca.jpg

Pessoal, não sei se é o sítio mais indicado para a minha dúvida mas já me indicarão se assim não for.

Eu pretendo fazer a impressão de umas peças, nomeadamente um leitor de roadbook manual (este: https://www.thingiverse.com/thing:4562166 ).

No entanto existem umas medidas (as quais fui vendo através de um visualizador online de ficheiros stl, https://3dviewer.net/index.html) que preciso de alterar para ficar de acordo com as minhas necessidades.

Dessa forma preciso de umas dicas vossas para perceber qual o software com que poderei, de uma maneira mais ou menos fácil, fazer essas alterações. Um que seja free e "fácil" de aprender, porque eu nunca tive contacto nenhum com modelação 3d ou impressão.

Só para dar mais contexto e um exemplo do que pretendo fazer.
No meio da peça estão quatro furos, que fazem um rectângulo, que têm uma espaçamento entre si de 4,5cm x 3,5cm. E preciso de alterar o espaçamento para 4cm x 3cm para conseguir utilizar uma base que tenho com essa furação.
De forma simples, seria deslocar três desses furos para diminuir as distâncias.

Já vi aqui a referirem o Fusion 360, Sketchup, sharp3d, que vou experimentar.

Mas pretendia também ter uma ideia dos passos a fazer, nomeadamente se basta ter o ficheiro stl e esses softwares fazem a edição directamente nesse ficheiro ou se há algum passo(s) a fazer pelo meio, alguma transformação do ficheiro stl, etc.

Obrigado desde já.

Last edited:
Pessoal, não sei se é o sítio mais indicado para a minha dúvida mas já me indicarão se assim não for.

Eu pretendo fazer a impressão de umas peças, nomeadamente um leitor de roadbook manual (este: https://www.thingiverse.com/thing:4562166 ).

No entanto existem umas medidas (as quais fui vendo através de um visualizador online de ficheiros stl, https://3dviewer.net/index.html) que preciso de alterar para ficar de acordo com as minhas necessidades.

Dessa forma preciso de umas dicas vossas para perceber qual o software com que poderei, de uma maneira mais ou menos fácil, fazer essas alterações. Um que seja free e "fácil" de aprender, porque eu nunca tive contacto nenhum com modelação 3d ou impressão.

Só para dar mais contexto e um exemplo do que pretendo fazer.
No meio da peça estão quatro furos, que fazem um rectângulo, que têm uma espaçamento entre si de 4,5cm x 3,5cm. E preciso de alterar o espaçamento para 4cm x 3cm para conseguir utilizar uma base que tenho com essa furação.
De forma simples, seria deslocar três desses furos para diminuir as distâncias.

Já vi aqui a referirem o Fusion 360, Sketchup, sharp3d, que vou experimentar.

Mas pretendia também ter uma ideia dos passos a fazer, nomeadamente se basta ter o ficheiro stl e esses softwares fazem a edição directamente nesse ficheiro ou se há algum passo(s) a fazer pelo meio, alguma transformação do ficheiro stl, etc.

Obrigado desde já.
Eu só uso o Scketchup! Acho que é o mais fácil, é super intuitivo.
Depois de criares uma conta free no Trimble, importas o stl para o programa.
O teu caso é relativamente fácil para quem já dá uns toques. É só tapar os furos que não queres e abres uns novos na posição correta.
O conselho que te dou é primeiro fazes uns tutoriais no programa para perceberes a mecânica.

Back