Bem me parecia que vivias isolado em algum lado, afinal é na selva e pelo discurso nota-se que tens grandes conversas com a Chita.
Por ser tópico de carros desabafo já aqui mais um preconceito meu.
Um dos meus maiores medos na estrada é bater nuns jagunços desses CD.
Este assunto é novidade em Pt mas é prato do dia em Cidades maiores como sejam Londres , Paris etc. Desde porrada até roubos, passando por atropelamentos mortais , tudo é possivel e acontece com regularidade um pouco por todo o mundo.
É um não assunto. Não vai dar em nada pois resulta de acordos internacionais....
É assim por um um motivo: em caso de cilada cozinhada pelo país de acolhimento, um diplomata nunca pode ser preso injustamente...
É uma verdade da justiça: por vezes o único "equilíbrio" que se consegue é sacrificar interesses "menores" em nome de maiores.
E é um sapo duro de engolir.
Isso seria o mesmo que um tipo bem identificado e culpado de um acidente, por não ter seguro, deixar a vítima lesada.
O criminoso existe, e se não pode ser directamente responsabilizado, o mínimo é o Estado Português assumir essa responsabilidade (pois será ele que atribui essa imunidade/credenciação) e depois pedir contas com o Governo Iraquiano.
"Sacrificar" um menor, num estado de direito, não encaixa com nada.
O dia a dia está cheio destes exemplos.
E o direito penal não se ocupa de repor situações (o teu exemplo da vítima lesada), tão só de "castigar" infrações tipificadas.
Como é que queres que o Estado Português assuma a responsabilidade que se vinculou a não assumir? (estado de direito como bem dizes)
Este assunto é mais velho que o cgr... Não vale a pena o debate pq vai sempre dar ao mesmo.
Estes acordos internacionais são vacas mais que sagradas há décadas.
Por falr nisso e nas mala diplomáticas vou deixar aqui um alerta a quem quiser ler.
Tenham muito, mas muito, mas muito mesmo cuidado em aeroportos manhosos qd fazem checkin de malas. Não se esquecem de ver bem qts autocolantes saem da impressora!
A nova moda em países da América latina, é o gajo do checkin "vender" autocolantes que depois são usados para transportar outras cenas... E no caso da cena ser apanhada, quem leva como a polícia é o dono do autocolante que vai na mala.[8b]:sh)
Como assim? Quem é que atribuiu essa imunidade a essas pessoas? Seguramente foi o Estado Português, senão era aquela lógica que "parodiei" atrás, bastaria todos os passaportes serem diplomáticos e assunto resolvido.
Ora se é o Estado que atribui essa imunidade ao abrigo da Convenção de Viena, obviamente ele será solidário com a responsabilidade do que está a fazer.
Imagina a seguinte situação. Um miúdo de 10 anos que vai passear com um vizinho adulto de 20 anos, e sem mais nada, espeta um biqueiro numa porta de um carro, amolgando tudo. O dono do carro vê a situação, chama as autoridades, e são os dois identificados (apesar de apenas o menos ter prevaricado). Não existe qualquer seguro de responsabilidade civil. Quem vai pagar a porta?
O teu problema é quem paga?
Ou o teu problema é uma pessoa com imunidade poder cometer um crime?
No teu exemplo, provada a acção do puto em tribunal, paga o pai da criancinha.
Mas o puto não é preso pelo crime de vandalismo... é a imunidade que tem ao seu serviço, chama-se inimputabilidade
Por ser tópico de carros desabafo já aqui mais um preconceito meu.
Um dos meus maiores medos na estrada é bater nuns jagunços desses CD.
Como assim? Quem é que atribuiu essa imunidade a essas pessoas? Seguramente foi o Estado Português, senão era aquela lógica que "parodiei" atrás, bastaria todos os passaportes serem diplomáticos e assunto resolvido.
Ora se é o Estado que atribui essa imunidade ao abrigo da Convenção de Viena, obviamente ele será solidário com a responsabilidade do que está a fazer.
Imagina a seguinte situação. Um miúdo de 10 anos que vai passear com um vizinho adulto de 20 anos, e sem mais nada, espeta um biqueiro numa porta de um carro, amolgando tudo. O dono do carro vê a situação, chama as autoridades, e são os dois identificados (apesar de apenas o menos ter prevaricado). Não existe qualquer seguro de responsabilidade civil. Quem vai pagar a porta?
São obrigados a ter seguro, por isso, nesse campo, não terás problemas.
Parece que afinal agiram em legítima defesa [8b]
http://rr.sapo.pt/noticia/61905/ira...ador_agiram_em_legitima_defesa?utm_source=rss
Acho que a questão, é mais se a pessoa em questão não quiser aguardar nem se identificar, ou seja, se se for embora.
Nesse caso talvez só com a matrícula e testemunhas.