Infantários

Ah pois é... Quem não tem filhos pequenos não tem a minima idéia do que custa (€€€) criá-los, pensam que é só comida todos os dias e roupa de vez em quando. O meu tem 4 anos e ainda ontem fui lá pagar €330 de mensalidade. A comida não é grande coisa, os iogurtes são do Lidl, as salsichas de marca branca, etc [xx(]

Nos infantários é tudo a poupar e nós a largar do belo [8]

O miúdo não gosta de lá estar, mas nenhuma das avóes está em condições de ficar com ele o dia inteiro, por isso não temos outro remédio.

Custa muito deixar o nosso filho nas mãos de estranhos e ainda arrotar com uma pipa de massa, estes governos da bela e esplendorosa democracia de Soares, Cunhal e cia nunca fizeram nada para apoiar a natalidade, se com um filho já custa imaginem quem tem 2 ou 3 e não tem onde os deixar, se forem 3 pelo menos uns 1000€/mês para infantários estão garantidos. :( Para aquilo que o Português médio ganha, já se está a ver porque é que muitos casais fazem um filho e fecham a loja.

E depois admirem-se que a Segurança Social vá á falência, vêm os politicos da bela e esplendorosa democracia de Soares, Cunhal e cia dizer que como os Portugueses não fazem filhos é preciso virem mais estrangeiros para equilibrar a Seg Social, etc. [8][8][8] Esses que não se importam de fazer uma catrefada de filhos e deixá-los na rua ao Deus dará, a fazer mérda, a roubar, a serem basofes...

Dá-me vontade de partir a televisão quando vejo falar-se do assunto.

citação:Originalmente colocada por corsa

A minha filha, de 4 anos, também anda num Infantário já desde o ano lectivo passado. É um excelente Infantário, que é gerido pela Instituição onde trabalha a minha esposa e comparticipado pela Segurança Social. Logo aí tenho algumas vantagens: o preço ( da comparticipação da SS), o desconto devido á minha esposa ser funcionária da instituição e o acompanhamento (vulgo: deixa lá ver o que se está a passar...) por parte das colegas da minha mulher relativamente á catraia...
Pago 125€mês, fora actividades extra-curriculares. Posso dizer que deve ser dos melhores Infantários da zona da Amadora, com excelentes áreas em cada sala, cada sala conta com 1 educadora + 2 auxiliares e a comida já está incluida (pequeno almoço + almoço + lanche).
Tudo parecia muito bem até aqui, não fosse o Director da Instituição ter metido nos c@rnos (perdoem-me a expressão) que para o próximo ano lectivo o seguimento daquela sala iria deixar de existir... [8)]
Apeteceu-lhe e pronto... lá acccionou umas cunhas na Segurança Social que o "apoiaram"... e os pais que se lixem: não há vagas para crianças em muitos Infantarios (ah e tal... damos preferencia aqueles que para o ano já irão estar aqui no ultimo ano e depois passam para a 1ª classe) ou então: não, não há vagas...
Alternativa: pagar cercade 400€/mês (quem pode, é claro...) contra os 125€mês (fui aumentado desde o ano passado nem sei porquê, 6ª feira já me explicarão... não tirem conclusões precipitadas pois faltam aqui pormenores que não irei dizer e que injustificam este aumento).
Tenho andado numa reviravolta a recorrer a tudo o que possa para arranjar uma vaga para a miuda pois não a quero parada no proximo ano lectivo: não seria bom nem para ela nem para ninguém.
Pois é, aqui vou retomar o tema. A minha filha começou ontem a frequentar um novo Infantário (graças a Deus... ;)) e á minha carteira, claro!
Passei a pagar 285€/mês, ao invés dos 125€ do ano lectivo passado mas... acabaram-se as chatices. O que antes considerei como excelente Infantário apelido agora de ESPELUNCA. Há coisas que nunca pensei que pudessem chegar a acontecer mas... aconteceram. O novo Infantário continua a ser perto do emprego da minha esposa. Pago 285€/mês mas, no próximo ano lectivo (se tudo correr bem até lá... creio que sim) já irei pagar menos pois já irei ter comparticipação da Seg. Social.
Ah... costuma-se dizer que "Deus não dorme" e... desta vez não dormiu mesmo. O tal Director da Instituição que acima falo, que quis fechar a sala para onde a minha filha iria transitar este ano (ela tem presentemente 4 anos) afinal, á ultima da hora decidiu.... criar condições e manter a sala dos 4 anos aberta.
Pois... só que na altura em que ele decidiu manter a sala aberta já os pais (tal como eu fiz)... tinham arranjado alternativas para colocarem os seus filhos.
Facilmente imaginam que a sala está aberta mas... "quase ás moscas" pois não têm crianças que justifiquem que a sala esteja aberta. O tal Director andou 2 anos a dizer que ia fechar a sala (sem nunca ter dado uma justificação válida, sempre desculpas esfarrapadas) e agora que decidiu abrir a sala estava á espera de quê? Milagres não [^][^]

Se ele não gosta de lá estar está alguma coisa mal.

Ontem fui levar a minha pela primeira este ano, e ia toda contente, preocupada por irmos atrasados. Ia toda orgulhosa com o bibe novo, da cor dos 4 anos. Quando chegou, disse que foi giro "Não bati em ninguém e ninguém me bateu!"

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Eu sei, mas o problema é que ele é uma criança muito fechada que não se abre fácilmente. E quando lhe perguntamos se gostaria de ir para outro diz que não. [xx(]

Ontem quando deixei a minha filha de 4 anos no Infantário disse á Educadora: olhe, tenha um pouco de paciência com ela á hora de almoço pois ela não gosta muito de comer a sopa (apesar de nós a obrigarmos em casa mas para ela é um sacrificio).
Resposta da Educadora á tarde: olhe sabe, a sua filha e a outra menina nova da sala (são novas porque o resto das crianças já tinham transitado do ano lectivo passado e já se conheciam) foram as que acabaram primeiro de comer e comeram tudo lindamente! [:0]:(:(

LOL [}:)]

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Eu sei, mas o problema é que ele é uma criança muito fechada que não se abre fácilmente. E quando lhe perguntamos se gostaria de ir para outro diz que não. [xx(]

De qualquer das maneira mantém os olhos bem abertos para ver o que provoca isso... pode dizer que não a ir para outro mas por receio de mudança, perder colegas, etc., mas até pode ser melhor.

Isto com crianças por vezes é complicado fazer o melhor, mas às vezes as dicas estão debaixo do nosso nariz.

Ontem quando deixei a minha filha de 4 anos no Infantário disse á Educadora: olhe, tenha um pouco de paciência com ela á hora de almoço pois ela não gosta muito de comer a sopa (apesar de nós a obrigarmos em casa mas para ela é um sacrificio).
Resposta da Educadora á tarde: olhe sabe, a sua filha e a outra menina nova da sala (são novas porque o resto das crianças já tinham transitado do ano lectivo passado e já se conheciam) foram as que acabaram primeiro de comer e comeram tudo lindamente! [:0]:(:(

LOL [}:)]

Pudera, não têm lá pais para "fazer o filme"! [}:)][}:)][}:)] São fantásticos!!! A minha comigo come tudo a eito sem grandes cenas, basta a mãe entrar na cozinha começa logo a inventar. ;)

Tenho notado que por vezes - sempre! - as birras e teimosias são para chamar a atenção. Tento sempre que faz alguma coisa bem - comer tudo sozinha por exemplo - dar muitos miminhos e beijinhos s recompensar com meia hora de brincadeira, e parece que tem dado resultado. Deve ser a força do elogio!

De qualquer das maneira mantém os olhos bem abertos para ver o que provoca isso... pode dizer que não a ir para outro mas por receio de mudança, perder colegas, etc., mas até pode ser melhor.

Isto com crianças por vezes é complicado fazer o melhor, mas às vezes as dicas estão debaixo do nosso nariz.

Estão bem abertos, o miudo é o principal tema de conversa cá em casa, mas obrigado pela tua opinião.:)

Estão bem abertos, o miudo é o principal tema de conversa cá em casa, mas obrigado pela tua opinião.:)

É sempre bom trocar impressões com outros pais de crinaças da mesma idade.

Antigamente as famílias eram diferentes, e 3 ou 4 filhos não era raro.

Agora ter só 1 ou 2 também limita a experiência dos pais, pelo que é bom falar de comportamentos, educação, etc.

eu já não achava muita piada à ideia de ter filhos, agora depois de ler este tópico acho ainda menos! Bolas, como eu sempre disse: "filhos só quando tiver um nivel de vida que me permita dar-lhes uma boa educação" ou a variante (em dias que o meu irmão mais novo está impossivel): "filhos só quando tiver dinheiro para pagar a outros que os aturem" [:P] [j/k]

citação:Originalmente colocada por Peacelove

eu já não achava muita piada à ideia de ter filhos, agora depois de ler este tópico acho ainda menos! Bolas, como eu sempre disse: "filhos só quando tiver um nivel de vida que me permita dar-lhes uma boa educação" ou a variante (em dias que o meu irmão mais novo está impossivel): "filhos só quando tiver dinheiro para pagar a outros que os aturem" [:P] [j/k]
Quando tiveres os teus filhos garanto que a opinião será outra certamente!

Quando tiveres os teus filhos garanto que a opinião será outra certamente!

;)

Se estamos á espera da "tal" altura certa para ter filhos então isso nunca vai acontecer.
Temos que nos decidir e o resto... tudo se arranja por um filho!

Por acaso nem tinha noção desses preços nas "metrópoles". Pago 190 euros por mês num dos melhores infantários de Viseu e já acho caro... De facto cada vez acho mais que a vida na "parvónia" tem muiiito mais qualidade...

A minha mulher está a pensar muito seriamente em nos mudarmos para a Lousã.
O problema é eu arranjar por lá um emprego a ganhar mais ou menos o que ganho por cá... [xx(]

O problema é eu arranjar por lá um emprego a ganhar mais ou menos o que ganho por cá... [xx(]

Adianta muito ganhar mais x por mês, dormir menos 2 horas por noite, ter muito mais insegurança e stress e gastar o tal x no custo de vida muito mais caro...

citação:Originalmente colocada por Avant

Adianta muito ganhar mais x por mês, dormir menos 2 horas por noite, ter muito mais insegurança e stress e gastar o tal x no custo de vida muito mais caro...
Não é isso Avant, talvez não me tenha expressado bem! A minha mulher na zona da lousã tem possibilidade, facilmente, de continuar a fazer o ue faz por aqui. Eu, muito dificilmente o conseguirei, e as perspectivas por lá de emprego não são das mais famosas... Mesmo em Coimbra aquilo é dificil [xx(]

Onde é que tu moras e trabalhas em quê ?

citação:Originalmente colocada por Omega

Onde é que tu moras e trabalhas em quê ?
Amadora e Informática!

Back