Primeiro que tudo, isto é mais do que repost... é re-re-re-repost!!! Até parece que o forum não tem o tal links que diz "Pesquisa"! [8] Deêm-se ao trabalho de usar a pesquisa que é para isso que ela existe, porra! Mas voltamos sempre ao mesmo... [8]
É incrivel que haja pessoas que teimam em não querer aprender, acreditar em algo que acham que sabem e querem ensinar a quem realmente sabe! [8)]
Desconhecer determinadas coisas não é uma coisa má. Ninguém nasce ensinado e as pessoas não têm que se sentirem diminuídas por isso. Se não fosse assim não havia escolas nem universidades e todos nasciamos sabishões licenciados, doutorados, mestres e diabos a 4... há sempre uma altura que devemos ser ensinados por quem sabe e quem nos explica isto ou aquilo e não andar a teimar que acha que não é assim porque não lhe parece e eu é que sei e os outros não sabem nada... [8)]
Sejam humildes e aprendam de uma vez por todas que o motor de um carro a descer engatado apartir de uma determinada rotação mínima (varia consoante o motor, claro!) e sem acelerar, vai a trabalhar "em seco", ou seja, sem injectar combustível. Por isso é que os CB's indicam (correctamente) consumo instantâneo 0 (zero). Atenção que estamos a falar de consumo instantâneo e não consumo médio, pois é diferente! Isto trata-se de a gestão electrónica do motor tornar o rendimento mais eficaz.
Para quem ainda teima em não aprender o que é certo, sem me causar transtorno, mais uma vez explico (como se ninguém tenha já explicado aqui) que:
O motor ao relanti vai a consumir algum combustível e é diferente da "marcha por inércia", pois ao relanti é suposto que o carro esteja parado. Nesse caso, para o mesmo não ir abaixo, é injectada uma quantia de combustível q.b. para dentro da câmara de combustão do motor. Se assim não fosse, o motor ia abaixo.
No caso da "marcha por inércia", ao descer engatado sem acelerar, não se justifica injecção de combustível para o motor continuar a trabalhar, pois este não vai abaixo porque as rodas estão a servir de combustível, ou seja, o movimento das rodas transmite-se ao motor fazendo com que o mesmo rode sem a ajuda do combustível. O facto de não injectar combustível também se chama de corte e diz-se que o motor está a cortar (como vêm não é só ao red-line que os motores cortam). Qual é o benefício disto? Muito simples! Economizar combustível! Qual é a necessidade de injectar algum combustível nestas condições? Nenhuma! Só estaria a consumir em vão, pois esse combustível não seria aproveitado para deslocar o carro e, neste caso, numa descida pressupõe-se sempre que a necessidade é ao contrário, ou seja, travar!
Se há pessoas que continuam a teimar que acham que não é assim e tal, é porque descredibilizam os users aqui no forum como eu que sabem e explicam que "1 + 1 = 2" e que "2 + 2 = 4" (é tão simples quanto isto! [

]), que tal perderem algum tempo a darem uma vista de olhos nos sites que coloquei em baixo? O DL já colocou excertos de uns sites... mas parece que para determinados entitulados "entendidos" na matéria não o aceitam... se calhar na verdade não viram.. só pode ser! [8)] Pergunto: Porque os sites haviam de dizer baboseiras? Talvez acreditem no que está lá escrito, não? O que está de diferente nesses sites em relação ao que foi aqui explicado? Dassss...
Seguem mais uns para ver se acabamos com isto!
Este é de um sistema de injecção electrónica da Bosh que equipa montes de motores (se calhar deve equipar o motor do carro do zZzUmBii e ele não sabe... ou não quer saber

):
http://www.digest.net/alfa/FAQ/164/pb94/pb94-5.htm
Vejam a parte do "Fuel cut-off during deceleration"
http://www.burnyourbonus.info/rec.autos.tech/thread316.html
Há quem chame a função de corte para este caso de DFCO. Sabem o que é? São as iniciais de "deceleration fuel cut-off". Vejam estelink também de outro forum, em que colocam a questão de as rotações elevarem-se quando se dá a DFCO. Para mim nem é verdadeiro nem ´
e falso. É mais do tipo: é verdadeiro se a descida for bem a pique (aumenta de rotação porque o motor é arrastado pelo acentuado declive). É falso se a descida for muito pouco acentuada (perde rotação, pois vai a travar com o motor). Há também a hipótese de ser "igual ao litro", ou seja, nem trava nem aumenta de rotação se for uma descida com declive relativo. Falta esclarecer ainda o seguinte (que está esclarecido neste link), que é que regra geral, quando em desaceleração, há o corte de combustível. Mas há também casos especiais. Dependendo de várias condições, há alturas em que deixa de haver o corte. Uma delas é que o se corte for feito durante algum tempo, há uma altura que o mesmo é interrompido e dá-se uma injecção mínima de combustível durante um curto espaço de tempo de forma a eliminar o excesso de oxigenação no conversor catalítico (ou catalisador, será?) que poderia danificá-lo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Fuel_e...#Consumer_ability_to_increase_fuel_efficiency
Este site é um tratado para aprender mais sobre condução e economia de combustível. Vejam a parte onde diz "Consumer ability to increase fuel efficiency", mais precisamente no 6º parágrafo. Até diz o seguinte (desculpem não ter traduzido para português): "
It is widely believed that shifting into neutral when driving downhill will reduce fuel consumption. This is only true when power would otherwise be needed to counter engine drad, as many engines consume more fuel when idling (while in neutral and coasting) than when in gear with the thottle closed. Vehicles with fuel injection (or naturally aspirated with a fuel cut-off solenoid) take advantage of fuel cut-off when the vehicle is left in gear with the throttle closed."
http://www.patentstorm.us/patents/6830038-description.html
Este site diz tudo, reparem: "
In a vehicle including this type of secondary air introducing system, during deceleration, the supply of secondary air to the exhaust pipe is cut off, and the supply of fuel is also cut off to reduce the fuel injection amount to 0</u> as described above." [
]
Bom... há muito mais info. na net sobre isto, mas não vale a pena colocar porque não vai acrescentar mais nada de novo. Já se disse tudo aqui. Acredite quem queira acreditar!
citação:desculpa, mas se ñ sabes... evita disparates!!
Tu dizes "q já ñ é preciso injectar gasolina" pq vai a descer, se assim acontecesse o motor parava, ia a baixo, desligava-se. ponto.
zZzUmBii: Primeiro, não li nada nos posts do ciber007 a dizer que não tinha a certeza do que dizia, para tu afrimares "mas se ñ sabes...". Parece-me que é ao contrário! O que disseste comprova claramente que não aceitas o que os outros te explicam e não acreditas que os outros saibam. Realmente quem está a dizer disparates és tu! Se tu afirmasses alguma coisa do tipo "Não sou muito entendido na matéria, mas..." ou "ok, mas tenho dúvidas nisto e naquilo" ou "será mesmo assim como dizem", aceitava-se perfeitamente. Agora, desvalorizar o conhecimento de quem sabe, de quem te explica de boa vontade para te esclarecer, dizendo que os outros não sabem só porque achas que não é como dizem (mas tu no fundo admites que não sabes, não é? Que engraçado)! É no mínimo falta de respeito! Antigamente, na escola, levava-se porrada ao mínimo deslize. Agora dão porrada a quem devia ser respeitado! Como isto está! Dasss! Se não acreditas, o problema é teu, mas não venhas para aqui desmentir os outros.
citação:No meu CB tb aparece 0. Mas n me kero crer nisso. Então e se meteres o carro em ponto morto já acusa pk ?? Pk a mudança n está engatada e n há inércia da rodas ??
lz200: O CB nesse caso está correcto. Digo isto porque normalmente os CB's não são certos, mas neste caso quando o CB diz que o consumo instantâneo é 0 (zero), é porque realmente é 0! Acredita que é verdade! Tal como já explicaram, isto deve-se ao corte da injecção nos injectores. O CB lâ essa informação através dos injectores e neste caso os injectores não estão a injectar combustível, portanto, consumo 0 (zero). Se carregares no acelerador, o consumo muda de 0 para um valor que é mais alto quanto maior a pressão do acelerador. Se meteres o carro em ponto-morto (seja parado ou em andamento, desde que esteja em ponto-morto), como não há inércia das rodas devido a não ter uma mudança engatada</u>, os injectores estão a injectar uma quantia mínima de combustível de forma que o motor não vá abaixo. Assim, o consumo irá ser um pouco superior a 0 (talvez até 0,5 litros).
Com isto tudo criei um brutal testamento.
Sorry, mas tnão podia ficar calado! [
] Agora não me venham dizer que só disse disparates e que falo do que não sei!!!