ISV vai aumentar

pcg2001

New member
Como já seria de esperar:

Tabaco e veículos são os alvos de novos aumentos de impostos da troika.
Deverão igualmente ser revistas todo o tipo de excepções actualmente existentes ao nível dos automóveis, tais como taxas reduzidas que o Imposto sobre Veículos (ISV) permite. Aumentos ficam indexados à inflação. O agravamento destes impostos específicos sobre o consumo (IEC) garantirá ao Estado, em 2012, mais 250 milhões de euros.
As alterações aos IEC já estavam previstas no PEC4 entre 2012 e 2013, tendo na altura o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, avançado que a tributação automóvel "é o mais importante" porque "são insustentáveis a importação de automóveis e o endividamento das famílias com a sua compra", apontando ainda que o ISV tem vindo a perder peso relativo no Orçamento de Estado.
O memorando de entendimento já entregue aos partidos e assinado pelo Governo, prevê que o próximo Executivo vai ter de aumentar o ISV e rever o imposto, no que toca a isenções. Será o caso, por exemplo, de reduções de taxas aplicadas a deficientes. Deverão igualmente ser revistas todo o tipo de excepções actualmente existentes, tais como taxas reduzidas que o ISV permite.
No que toca ao tabaco, o documento prevê igualmente uma subida das taxas, sendo que os impostos especiais sobre o consumo passarão a ter aumentos indexados à inflação.
No conjunto, a expectativa é conseguir um aumento de receita fiscal na ordem dos 250 milhões de euros em 2012.

Fonte: DE

Tal como no caso da habitação onde a troika pretende reduzir a compra de casa e apostar no arrendamento, no caso dos carros também se procura reduzir o consumo (compra de veículos novos).
Tanto a compra de casa como de carro têm sido dois dos mais comuns investimentos que as famílias fazem e a troika pretende uma redução do endividamento dos famílias.
No caso das casas para mim o tema é mais complexo mas no dos carros realmente assisti a muita gente próxima comprar carros novos (e caros) que ao fim de poucos meses de prestações já não os conseguiam pagar, ao que se junta o seguro, manutenções, combustíveis, Imposto de selo, portagens, reparações, inspecção e por aí fora. É preciso analisar bem a percentagem de esforço que cada comprador pode suportar para assim não ficarem com a corda na garganta ao comprar um carro que não pode manter ou pagar.
É normal que o número de carros novos venha a decrescer muito nos próximos tempos e se volte ao mercado dos importados e dos usados que entretanto vão ganhando cada vez mais valor novamente. Temos de nos adequar à nossa realidade e no meu caso os velhinhos cá de casa bem vão rolar até morrerem. Quem vai comprar carro novo que analise bem a situação porque depois de alguma matemática pode chegar à conclusão que arranja no mercado de usados um compromisso bem mais racional.

Last edited:
Não acho mal que agravem o imposto sobre o automovel, antes isso que outras coisas.
O problema é que aumenta tudo..

O que os Troikos querem é que nós andemos com chassos velhos como os paises do terceiro mundo e viver em cabanas. Acho que deveriam colocar o crédito menos acessivel para as pessoas não se endividarem.

Concordo plenamente com estas medidas... é muito mais justo penalizar a compra de um automºovel do que sobrtetaxar o combustível.

Assim toda a gente tem direito a automóvel, mesmo que de segmentos inferiores.

O que preferem... comprar um carro de um segmento inferior mas ter dinheiro para combustivel, ou comprar um de segmento superior e não ter dinheiro para o combustivel?

A compra de carro novo é uma das grandes fatias da concessão de credito e causador do aumento da divida externa.

Aqui vai a minha bujarda: E que tal baixar o preço dos carros?!? [:D]

Se o carro custar menos, pede-se menos dinheiro ao estrangeiro, não?!?!?

O que se vai poupar, vai-se gastar depois em custos de saúde com os acidentes... carros mais antigos = acidentes mais graves... mas isto sou eu que se calhar estou enganado... :sh)

O que se vai poupar, vai-se gastar depois em custos de saúde com os acidentes... carros mais antigos = acidentes mais graves... mas isto sou eu que se calhar estou enganado... :sh)

Se os carros ficarem mais baratos haverá mais gente a comprar carro novo, logo + credito e + divida ao estrangeiro [;)]

Prefiro pessoas a andarem com carros de 2005-2010 com pneus sempre em condiçoes do que carros de 2011 com pneus carecas porque não há dinheiro para os substituir....

Temos todos que mudar os hábitos de consumo.

E ter carro também não é direito universal.... por mais que custe a muita gente...

Se não ganhamos o suficiente, então não podemos ter casa nem carro... por isso alugamos casa e andamos de transportes publicos.... e se necessário mudamos para estilos de vida que necessitem de menos dinheiro: mudar de emprego para mais perto de casa.... mudar de cidade... ou simplemente para quem for muito dificil... emigrar....

Isso dos carros é uma treta. Quem quer comprar um carro em vez de um 320d compra um 318d. E se aumentarem o imposto compra um 316d.

Não deixa é de comprar e gastar aquele bolo que tinha em mente. Ou então compra o 320d e fica ainda mais endividado.

A da casa também é gira. Querem acabar com a compra, mas só vão fazer 2 coisas. Aumentar o preço das rendas e assim penalizar as pessoas, e dar a possibilidade de quem tem dinheiro poder ter um melhor investimento, porque tem dinheiro para comprar e com o arrendamento tem mais lucro.

Gestores da treta.

Prefiro pessoas a andarem com carros de 2005-2010 com pneus sempre em condiçoes do que carros de 2011 com pneus carecas porque não há dinheiro para os substituir....

Temos todos que mudar os hábitos de consumo.

E ter carro também não é direito universal.... por mais que custe a muita gente...

Se não ganhamos o suficiente, então não podemos ter casa nem carro... por isso alugamos casa e andamos de transportes publicos.... e se necessário mudamos para estilos de vida que necessitem de menos dinheiro: mudar de emprego para mais perto de casa.... mudar de cidade... ou simplemente para quem for muito dificil... emigrar....

Arrendar uma casa é mais caro do que comprar por isso essa teoria é mentira.

Quem quer comprar um carro de 30.000€ continua a comprar um carro de 30.000€. Abdica de equipamento ou baixa o segmento, podendo piorar a sua segurança. E se não tinha dinheiro para pneus ainda menos vai ter porque ficam mais caros.

Mas pelos vistos ficas todo contente.

E mais. Muitos passam de carros de 2011 com pneus carecas para carros de 2005 com pneus carecas.

Arrendar uma casa é mais caro do que comprar por isso essa teoria é mentira.

Quem quer comprar um carro de 30.000€ continua a comprar um carro de 30.000€. Abdica de equipamento ou baixa o segmento, podendo piorar a sua segurança. E se não tinha dinheiro para pneus ainda menos vai ter porque ficam mais caros.

Mas pelos vistos ficas todo contente.

E mais. Muitos passam de carros de 2011 com pneus carecas para carros de 2005 com pneus carecas.

mas alugar casa não é feito à custa de crédito, não resulta em endividamento portanto e é exactamente esse o objectivo da medida, baixar o recurso ao crédito.

mas alugar casa não é feito à custa de crédito, não resulta em endividamento portanto e é exactamente esse o objectivo da medida, baixar o recurso ao crédito.

Não é feito o crédito para arrendar mas é feito o crédito para compensar a diferença a mais que a renda tem no orçamento para comprar outras coisa.

O dinheiro não vai esticar e se não compra casa arrenda por mais 200€ do que a prestação e depois compra 200€ em coisas a crédito.

Se olharmos bem para o nosso mercado, está saturadíssimo de viaturas. Mesmo com o plano de abate, temos carros a mais. Portanto, acho bem.

Baixar o preço dos carros não serve de muito; o fluxo de dinheiro para o exterior continua a ser o mesmo por viatura (i.e., o preço base é fixo e vai quase todo para fora). Assim, de certeza que se comprariam ainda mais carros, e ainda mais dinheiro sairia do país.

Quanto à última linha de pensamento...tem o seu quê de verdade; mas os níveis de protecção oferecidos actuais são muito bons. De outra forma, não podemos por em causa a nossa economia e a nossa honra financeira aos olhos do exterior com base nesse argumento. É necessário sim, apostar em prevenção, seja a alertar as pessoas para os reais perigos das estradas, seja a realizar testes psicotécnicos, seja a aumentar a fiscalização.

A compra de carro novo é uma das grandes fatias da concessão de credito e causador do aumento da divida externa.

Nem mais! Prefiro ver o ISV aumentar de forma justificada, do que ver o nosso governo aumentá-lo e diminuir os custos para a legalização de carro estrangeiro...

Chega de ver barracos com Mercedes e BMW's à porta.

Agora é a Troika!

O grande responsável, que levou a este estado de coisas, tem um nome: Sócrates. [8b]

Back