ISV vai aumentar

Não é feito o crédito para arrendar mas é feito o crédito para compensar a diferença a mais que a renda tem no orçamento para comprar outras coisa.

O dinheiro não vai esticar e se não compra casa arrenda por mais 200€ do que a prestação e depois compra 200€ em coisas a crédito.

tendo em conta que o crédito ao consumo está muito muito apertado dúvido muito que se transfira esses 200€ de coisas a comprar para o crédito.

se as pessoas não podem alugar um t4 que aluguem um t3.

Gostava de ver outras medidas.

Nas empresas o prazo para a dedução dos veiculos devia passar de 4 anos para 5 o 6.

Não devia aumentar o ISV para veiculos economicos, carros com consumos elevados (novos ou velhos) deviam levar a ripada, 1 litro em media a mais em todos os carros que circulam dá quanto a mais no consumo de combustiveis do país?

Nas empresas o prazo para a dedução dos veiculos devia passar de 4 anos para 5 o 6.

Não devia aumentar o ISV para veiculos economicos, carros com consumos elevados (novos ou velhos) deviam levar a ripada, 1 litro em media a mais em todos os carros que circulam dá quanto a mais no consumo de combustiveis do país?

O problema não é o consumo de combustível mas sim a compra de carros novos [;)]

Isso só é bom para quem tem €€€ e está a precisar de comprar carro. Ainda hoje, na conversa com um vendedor me fazia 20% (ou mais, era negociar) na compra de um Altea, Leon ou Exeo.

O prazo de 4 anos não é obrigatório, é o minimo. A lei permite ir até ao dobro do limite minimo. Ou seja, uma viatura pode ser amortizada em 8 anos, no máximo. Se os responsaveis da empresa não o fazem será por razões que não as legais.[;)]

Medida muito boa, ou não. Que culpa tenho eu que nunca tive um crédito ter de mamar com estas decisões?

Se o problema real é o crédito corte-se o crédito!

Se ainda houvesse um parque automóvel português de usados decente ainda aceitava...

so nao concordo com a parte das casas, tenho 22 anos e posso garantir que quando quiser mudar para uma casa minha, vou preferir pagar um emprestimo ao banco do que pagar uma renda, visto que neste momento as prestaçoes sao quase iguais aqui no norte, e assim pago o que e meu, e a minha maneira de pensar e de quase toda a gente com quem convivo[;)]

so nao concordo com a parte das casas, tenho 22 anos e posso garantir que quando quiser mudar para uma casa minha, vou preferir pagar um emprestimo ao banco do que pagar uma renda, visto que neste momento as prestaçoes sao quase iguais aqui no norte, e assim pago o que e meu, e a minha maneira de pensar e de quase toda a gente com quem convivo[;)]

O problema é que muita gente não conta com tudo o resto a que obriga a compra de casa: IMT, IMI, condominio, seguro de vida, seguro incendio, etc...

Tudo isso tem que ser tido em linha de conta...

Disclaimer: Sou "proprietário" da casa onde resido... se fosse hoje, provavelmente arrendava...

O problema não é o consumo de combustível mas sim a compra de carros novos [;)]

Sim, até porque o petróleo usado para produzir combustiveis não é importado, pois não?!? [;)] O dinheiro não vai para o exterior para pagar, correcto?!' :confused:

Como já seria de esperar:

Tabaco e veículos são os alvos de novos aumentos de impostos da troika.
Deverão igualmente ser revistas todo o tipo de excepções actualmente existentes ao nível dos automóveis, tais como taxas reduzidas que o Imposto sobre Veículos (ISV) permite. Aumentos ficam indexados à inflação. O agravamento destes impostos específicos sobre o consumo (IEC) garantirá ao Estado, em 2012, mais 250 milhões de euros.
As alterações aos IEC já estavam previstas no PEC4 entre 2012 e 2013, tendo na altura o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, avançado que a tributação automóvel "é o mais importante" porque "são insustentáveis a importação de automóveis e o endividamento das famílias com a sua compra", apontando ainda que o ISV tem vindo a perder peso relativo no Orçamento de Estado.
O memorando de entendimento já entregue aos partidos e assinado pelo Governo, prevê que o próximo Executivo vai ter de aumentar o ISV e rever o imposto, no que toca a isenções. Será o caso, por exemplo, de reduções de taxas aplicadas a deficientes. Deverão igualmente ser revistas todo o tipo de excepções actualmente existentes, tais como taxas reduzidas que o ISV permite.
No que toca ao tabaco, o documento prevê igualmente uma subida das taxas, sendo que os impostos especiais sobre o consumo passarão a ter aumentos indexados à inflação.
No conjunto, a expectativa é conseguir um aumento de receita fiscal na ordem dos 250 milhões de euros em 2012.

Fonte: DE

"Modo Sócrates On":

Como sempre disse, já estava previsto no PEC4, mas por culpa da oposição...

"Modo Sócrates Off".

Como já referido, a culpa da nossa situação não é da Troika, é dos nossos governantes. É óbvio que agora haverá medidas que serão implementadas e que irão custar a muita gente, a todos nós.

Last edited:
Sim, até porque o petróleo usado para produzir combustiveis não é importado, pois não?!? [;)] O dinheiro não vai para o exterior para pagar, correcto?!' :confused:
um carro gastar mais até é bom para o estado. do Litro que metes no carro vai mais percentagem para o governo do que para a empresa que nos vende [:)]

a troika podia estudar as contas dos "altos gestores" dos últimos anos... fazia uns acertos e o povo nem dava pelo passar da crise... resolvido...

Imposto já é realmente alto, e não me importava de o pagar se não houvesse multi-tributação em tudo o que seja relativo ao transporte automóvel.

Em relação a casa, também prefiro a compra, claro que se tem de ter muito mais em conta do que apenas uma renda ao fim do mês. mas sinceramente, em vez de um T3, vai um T2 e "absorve" a diferença de valor.

O problema maior do português(povo) é o recurso a crédito... Eu fico estupidificado com a quantidade de gente que compra a crédito para pagar a 3 meses com juros algo elevados só para não levar a batelada "psicológica" de gastar tanto de uma vez.

_
Porra, eu para ir viajar a Londres tive de ir fazer um cartão de crédito(para reserva de hotel porque não aceitam o de débito) e foi feito um pedido para pagamento a 100%(onde nunca se aplica juro nenhum já que vai buscar directamente à conta à ordem) e com o plafond mínimo de 500€ (que nunca irei usar) e estou à 2 semanas para me aprovarem isto (cartão do banco onde tenho conta à ordem e recebo o ordenado).

Se fosse a uma banca de uma qualquer empresa de crédito num centro comercial faziam-me o "cartão" na hora com uma taxa de juro enorme e podia logo usá-lo e ficar endividado. Recordo quando recebi o meu primeiro ordenado (e tive que criar uma conta à ordem que não tinha) recebi logo 2 ou 3 cartas com propostas de cartão de crédito...

O problema é que muita gente não conta com tudo o resto a que obriga a compra de casa: IMT, IMI, condominio, seguro de vida, seguro incendio, etc...

Tudo isso tem que ser tido em linha de conta...

Disclaimer: Sou "proprietário" da casa onde resido... se fosse hoje, provavelmente arrendava...
E se alugares quem paga é o proprietário que vai imputar esse valor na renda... Só não terás de pagar o seguro de vida. Ou seja, pagas na mesma... Admitindo que o valor de compra da casa é o mesmo (pode não ser se for um grande construtor/empresas que tenha poder de mercado e dessa forma consiga obter preços mais baixos), que terá de recorrer a crédito para comprar a casa e depois tem de ter lucro, estás a ver que a renda até poderá ser superior ao valor da prestação da casa ou, pelo menos, não muito diferente.

Last edited:
Se fosse a uma banca de uma qualquer empresa de crédito num centro comercial faziam-me o "cartão" na hora com uma taxa de juro enorme e podia logo usá-lo e ficar endividado. Recordo quando recebi o meu primeiro ordenado (e tive que criar uma conta à ordem que não tinha) recebi logo 2 ou 3 cartas com propostas de cartão de crédito...
Não, faziam a proposta na hora... Não recebias o cartão na hora.

Olha que mesmo esses cartões divulgados nos centros comerciais, também estão dependentes de aprovação e não é na hora. (pelo menos é assim no Barclays). [;)]

Não, faziam a proposta na hora... Não recebias o cartão na hora.

Olha que mesmo esses cartões divulgados nos centros comerciais, também estão dependentes de aprovação e não é na hora. (pelo menos é assim no Barclays). [;)]

da última vez que fui às compras quando me tentaram impingir um serviço desses era aprovado online em 10min e ficava logo com um cartão temporário(segundo eles...). liguei tanto que nem sei qual era o "prestador do serviço" :sh)

da última vez que fui às compras quando me tentaram impingir um serviço desses era aprovado online em 10min e ficava logo com um cartão temporário(segundo eles...). liguei tanto que nem sei qual era o "prestador do serviço" :sh)

Não duvido do que referes. [;)]

Fazes como eu, que digo sempre que já tenho.

Mas pelo menos no caso do Barclays, antes estava dependente de aprovação (mas poderá ter mudado).

Não duvido do que referes. [;)]

Fazes como eu, que digo sempre que já tenho.

Mas pelo menos no caso do Barclays, antes estava dependente de aprovação (mas poderá ter mudado).
claro [;)]

para isso é que há troca de testemunhos [:D]

mas o que me espanta é a facilidade de acesso a estas coisas e a facilidade com que as pessoas "vão nisto"

claro [;)]

para isso é que há troca de testemunhos [:D]

mas o que me espanta é a facilidade de acesso a estas coisas e a facilidade com que as pessoas "vão nisto"

Lá isso é verdade.

Infelizmente muita gente está mal e recorre muitas vezes a estes tipos de créditos, agravando ainda mais a sua situação.

Lá isso é verdade.

Infelizmente muita gente está mal e recorre muitas vezes a estes tipos de créditos, agravando ainda mais a sua situação.
eu realmente não percebo... mesmo eu só tenho um empréstimo e é do carro e só mesmo porque me faltou um tudo nada para conseguir pagar tudo a pronto... e faz-me comichão mesmo pagando pouco por mês e sendo por pouco tempo...

por outro lado estou sempre a mandar vir com a maria... que por exemplo comprou usado(equivalente ao meu) 1 ano mais novo e graças à bela empresa de crédito, se ela pagar tudo até ao fim certinho aos meses acaba por dar 21mil € por um carro que custou à partida 12 :sh)

Back