Já alguma vez se sentiram desprezados[automovel]

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_Luís Dias
  • Data de início Data de início
Depois de ler algumas linhas chego á conclusão que ainda há quem se afirme através do carro, ou seja a teoria do automóvel como prolongamento do pénis... sem o carro não passam de uns tótós!

Desprezado por conduzir carro X ou Y? Que perda de tempo do crl... [xx(]

Eu provoquei isso quando comprei o ibiza. Fui sozinho (meu aspecto de puto), t-shirt, ténis e calça de ganga já com algum tempo. Fiz o mesmo discurso em vários stands, "quero comprar um ibiza, 1.4TDi com AC" resultado o que me atendeu como deve ser (mostrou catálogos, preços pra várias versões, avaliação do carro anterior) foi onde comprei. No stand do barreiro a sra. que me atendeu simplesmente disse fica +/- em 19k € e "foi-se embora". Sai do stand a dizer "não quer vender é consigo". Há uns meses este stand fechou...

eu na minha curta experiencia direi que realmente ha muito preconceito relativamente ao carro que se conduz. quando tive o peugeot 205 xad olhavam de lado para mim tanto em stands quando ia ver 1 ou outro carro quer em restaurantes mais caros ou locais mais in...no entanto respondi sempre como os meus pais me ensinaram...com educaçao...ja me aconteceu n1 atand em que entrei com o pug e o funcionario da seat foi tao rude de tal forma que me ignorou que eu fui ter com ele dei-lhe 1 liçao de bom comportamento disse umas palavras que ele ainda hoje deve andar a procura no dicionario e sai...ha pessoas que realmente sao preconceituosas e so veem o status...por exemplo tenho na minha faculdade um professor jurista de profissao que cobra 400 euros por hora de trabalho... o seu carro de dia a dia e um golf II carro que comprou usado...e isso quer dizer o que?? quer dizer que ha poucas pessoas que lhe dariam credito mas ele vale muito mais do que aquilo que aparenta...o mesmo se passa muitas vezes com as miudas/mulheres qdo tu apareces n1 chasso ate atravessam a rua, s apareces em alta maquina por mais feio que possas eventualmente ser tens muitas vezes credito e vem falar cntg etc etc...

PS essa do "trabalho nas obras" foi genial e mesmo um bom barometro para saberes com que tipo de pessoa estas a lidar
qto a isso do vendedor da BM estar com roupa mais casual demonstra 1 evoluçao porque antigamente so usava fato quem era "importante" hoje em dia e mesmo 1 "dress code" para qualquer pessoa que esteja em contacto com o publico. Mas a ideia do "fato é importante" ainda hoje persiste pq se chegares a 1 disco todo engravatado tens mais probabilidade de seres correspondido...mesmo que as eventuais pessoas que venham ter contigo nao consigam distinguir entre 1 fato da zara de um fato de corte italiano...e mesmo assim em portugal como em muitos outros paises a aparencia conta para tudo...cumps

Eu, por motivos profissionais, conduzo os mais variados carros e já senti todas essas sensações.
Tanto de desprezo, quando ando com um carro velho ou uma carrinha de trabalho como de inveja quando ando com os desportivos de de luxo.
Não me faz a minima o tipo de carro que cada um conduz. A nivel profissional trato todos como clientes, independentemente do carro que trazem. Já vi muitas surpresas.
Cada um tem o carro que pode ou que quer, sem ter que estar preocupado com a opinião dos outros.
Normalmente quando vou ver um carro ao stand, nunca vou bem vestido, para ter a noção do tipo de atendimento do vendedor e da empresa.

Assim como posso andar de fato e gravata numa carrinha como ando com roupa de trabalho num carro luxuoso.

Conduzo alternadamente dois carros, um Punto e um MG-TF.

Quem faça este tipo de "mudanças" nota logo a (estupida) diferença de tratamento.

Era como se fosse um pobranas com um e endinheirado com outro. Quando não me considero nem uma coisa nem outra. Faço ideia como é tratado um gajo com um renault 5 em comparação com um gajo de Porsche.

E o pior disto é que noto (cada vez mais) as diferenças de tratamento entre "aparentes" pobres e "aparentes" ricos.

Posso é dizer que uma das pessoas mais ricas que conheço anda diariamente num 205 (apesar de ter um BM serie 5 na garagem). Deixem lá isso de avaliar pessoas pelo que mostram que têm que não levamos Portugal a lado nenhum com essa mentalidade. Cada um tem o que pode e gosta/quer. Não deve ser, nunca, julgado por isso.

citação:Originalmente colocada por Luís Dias

Acho que não existe nenhum tópico com este tema, criei este tópico para saber se alguém daqui se sentiu desprezado por conduzir certo carro, eu já senti por andar com o meu e das vezes que andei no carro do meu irmão senti o oposto[|)][|)] enfim, hoje em dia tudo gira em volta do que aparentamos ser e não do que realmente somos... mais alguém que já aconteceu o mesmo??

Eu sempre tive Fiats, dos quais 3 deles eram Pandas! [:I]

Isso responde à tua pergunta?! [}:)][}:)][}:)]

No entanto já humilhei alguns com ares de superioridade, então com o Panda 4x4 era o pão nosso de cada dia! Que saudades daqueles picansos de semáforo! Dos 0 aos 60 não havia quem me comesse! :D

E quantas vezes tentavam "papar-me" em paralelo molhado e descobriam que era o piso ideal para eu ligar a tracção às 4... :D

Ah, e é espantoso o desrespeito de alguns pelos carros mais pequenos em situações de cedência de prioridade. O oposto acontecia presicamente quando andava no UMM com bull-bar! Que respeitinho!

Só uma coisa... Acho que "desprezo" é uma palavra muito forte para o que estamos a falar. Só somos desprezados se deixarmos. Porque falarem torto é nós dizermos obrigado e lhes darmos as costas é mais um desprezo nosso do que deles. Deles só revela falta de profissionalismo e/ou educação.

Luís dias, não sei pq és deprezado!

O teu carro é mt porreiro, não me importava nada ter um!

Quanto ao tópico em si, nunca me senti desprezado...

Há sim algumas mudanças no transito, por exemplo com o alfa já não se mandam pra cima de mim nem vão coladinhos a chatear me o juizo (e daí ás vezes vão mas depois desistem :D).

Resumindo vou mais traquilo, com o C3 mtas vezes não me respeitavam nas prioridades e nas rotundas...

ar156ob4.gif

Bons tempos em que tinha o Uno, era totalmente desprezado!

Podia andar à vontade na estrada, ninguem se metia à frente à maçarro, davam sempre prioridade.. o facto de ser velho e de cor creme imponha respeito! Muitas vezes tinha a sorte de no parque de estacionamente ter o lugar ao lado sempre vago.. :D

Agora desde que ando de corsa começou o perigo.. tudo se mete, já ninguem dá prioridades.. nada..

Belos tempos de desprezo!! Mas giro giro era ir para o cort ingles e arrumar ao lad daquelas máquinas o meu uninho.. :D

Conto uma melhor/pior ainda:

Há 2 anos atrás quando andava à procura da minha actual Magana fui a uma dada concessão da marca (por acaso cá em lx) e estava de férias pelo que fui de calções, óculos de sol, barba por fazer e o vendedor, sem ser antipático, não me deu grande conversa, mas deixou um cartão e fez um preço que não me pareceu de todo mau, pelo que disse que voltava mais tardem, após ponderar...

Duas ou três semanas depois voltei ao dito stand a pé (o carro que levava ficou cá fora novamente) e vou ter com o mesmo vendedor que não se lembrava de mim (não sei se por ir com gravata, pois vinha do trabalho) e qual não é o meu espanto que ele se desfaz todo em amabilidades e faz um preço inferior em 200 EUROS, exactamente para a mesma carrinha!

Fiquei meio parvo e disse: se cá voltar daqui a duas semanas com um fato ainda melhor, será que dá para tirar mais 200 Euros?

A nossa sociedade vive muito de aparências e o automóvel pode ser visto como um sinal de ostentação/luxo ou simples instrumento de trabalho!

Como diz o ditado: "À mulher de César não basta ser séria... é preciso parecê-lo!!!"

citação:Originalmente colocada por petrus

Conto uma melhor/pior ainda:
(...)A nossa sociedade vive muito de aparências e o automóvel pode ser visto como um sinal de ostentação/luxo ou simples instrumento de trabalho!(...)

Será que não posso vê-lo como fonte de prazer/o melhor brinquedo alguma vez inventado? [8)]

Para mim um carro ou é funcional ou é entretenimento [8D]:D

Já senti essa diferença de tratamento
era o que eu chamava o "efeito barchetta".
um amigo meu tinha um à uns anos atrás e costumava andar á pendura. Estamos bem longe de ser Tom's Crazy e Brad Pitos, mas na estrada o fascinio delas por nós era incrivel. O Barchetta é um "chic magnet".
Mesmo em andamento, eram sorrisos delas, acenos de mão. Era impressionante.

Não saindo da mesma marca, quando tinha o meu uno, o desprezo era tal que nem sequer me viam. E apesar do carro ser de um vermelho vivo, houve 4 ou 5 ocasiões em que marraram com ele, tal o desprezo da sociedade por Unos (lol).

Actualmente com o fiesta, com a sua caracteristica cor de frigorifico, que faz com que muitos pensem que seja mais um maluco num comercial, curiosamente, tornei-me visivel. eheheh.

...no meu local de trabalho, sei que , na maioria dos casos, quando algum engravatado entra e se aproxima do escritório, é certo que me vá tentar pedir ou vender algo, e que tenta com a sua suposta boa imagem ter alguma ajuda no processo...

...penso tambem que quem tem uma "boa maquina" ou um veiculo novo, é em regra, uma pessoa altamente individada...

como ainda tenho carta de condução há apenas meia duzia de meses, no incicio ia para a escola de renault express de 88, da minha idade. e então o pessoal começava todo a dar bocas: "eia que lata é essa, eu preferia andar a pé" coisas deste género. Mas o que me surpreendia era o facto de aqueles que davam as bocas com 18 anos, nem carta de condução têm, e carro nem vê-lo. é muito triste, é como a história em que o roto diz ao nu que está mal vestido.
Por vezes ia de corsa b eles já não diziam nada.

Mas já nessa altura e mesmo antes de ter carta eu e o meu pai andávamos à pridura de um comercial, novo, para mim. E aconteceu de irmos à toyota ver o corola. O meu estava com a roupa de trabalho, roupa menos boa digamos, um pouco desajeitado. e eu tinha estado a ajudar o meu avô a fazer umas coisa em casa dele, também estava um pouco descomposto. Apenas passamos pelo stand por acaso, nem estavamos a pensar lá ir, passamos e entramos.

então o vendedor vem ter connosco e diz: anda à procura de um carro para a familia? olhe que o corola não é muito espaçoso.
pai: não não, andamos a ver se encontramos alguma coisa boa, um comercial, para o meu filho, ele é que vai andar com ele.
vendedor: hehehehehehe, um carro para o seu filho.
pai: sim, porquê?
vend: nada hehehehe nada...
pai: porquê, não quer vender?
vend: quero quero, se puder comprar.

eu estava atento e percebi a manha do homem, mas o meu pai nao estva muito atento à treta dele e nem ligou muito.

um dos senhores aos quais o meu pai dá trabalho, tinha lá comprado um corola tb, dissemos-lhe que o conheciamos, e ele reconheceu-o logo. quando o vendedor soube que esse tal senhor ganhava a vida através do meu pai, tornou-se logo outra pessoa, até parece que éramos clientes vip.

depois de escolher, comprei um c4, e a corola ficou para o vendedor meter onde ele quiser. e quando começei a ir para a escola com este c4 lindo. aquilo é que era. enfim.....

como diz um amigo meu...."não preciso de cartão de paresentação"...e é verdade, geralmente quem compra grandes carros está a prescindir de algo que a mim me itneressa muito mais (viagens, cultura, formação)...dái andar com o mm carrito há varios anos e nao pretender trocar tao cedo.

Até pq o carro é dos piores investimentos, economicamente falando, que podem ser feitos..

Abraço

citação:Originalmente colocada por Flyer

como diz um amigo meu...."não preciso de cartão de paresentação"...e é verdade, geralmente quem compra grandes carros está a prescindir de algo que a mim me itneressa muito mais (viagens, cultura, formação)...dái andar com o mm carrito há varios anos e nao pretender trocar tao cedo.

Até pq o carro é dos piores investimentos, economicamente falando, que podem ser feitos..

Abraço

x2 ;)

Pior só apostando na Bolsa e as acções cairem a pique!! :D

citação:Originalmente colocada por Diamondplus

citação:Originalmente colocada por Flyer

Até pq o carro é dos piores investimentos, economicamente falando, que podem ser feitos...

x2 ;)

Pior só apostando na Bolsa e as acções cairem a pique!! :D

x3

Concordo com tudo o que foi dito.

Acho até optimista chamar-se à compra de um carro "investimento".

Voltar
Superior