já sei o porquê da Apple..

citação:Originalmente colocada por Bolide

Estou a ver que a trovoada aí é muito selectiva, só queima os routers...

Routers, telefones sem fios, e outro material do género é mais sensivel a trovoadas, aliás, até se recomenda o uso daqueles filtros de picos de corrente...
De resto até tenho tido sorte, visto que mesmo quando cai uma trovoada daquelas mantenho o Mac ligado, e até ver, impecável...
No caso do Airport foi mesmo a alimentação que foi ao ar, ele simplesmente morreu, não reagia ligado à corrente, durou cerca de 1 ano e meio, talvez um pouco mais, ligado 24/24, daí que duvido que tenha sido defeito de fabrico.
O actual leva a mesma vida do anterior e até ver impecável, mas isto de um dia para o outro pode morrer, material electrónico é assim mesmo, enquanto estudante de engenharia de comunicações, só eu sei o que é montar sistemas electrónicos impecáveis, que nem aquecem nem nada, e no dia da avaliação final sei que algo não vai funcionar e vou ter de verificar tudo outra vez... é o costume!

Cumprimentos

Depende da trovoada.. Já uma vez aqui em minha casa, não queimou nenhuma televisão, radio, ou telefone, mas o PC e a impressoram foram completamente para o galheiro...

Aproveitei a placa grafica, as memorias o monitor e pouco mais...

Há tempos foi o router, mas só afectou a parte do modem.. Como switch funciona bem, mas deixou de ligar por adsl..

Ah.. E quando tinha os modems dial up era paticamente um de meio em meio ano.. Aqueles diamon max até se via o chip furado no meio.. Depois fartei-me e comprei um modem externo de qualidade. Ainda o usei muitas vezes este ano quando a Clix resolvia não funcionar.

citação:só eu sei o que é montar sistemas electrónicos impecáveis
Não existem comercialmente, os custos falam sempre mais alto, é sempre possível fazer melhor mas sai muito caro.

Depois vem a trovoada e caput. As tomadas não vêm com protecções contra picos de corrente porquê? Muitas vezes nem com um simples fio terra... Malditos euros :D

citação:Originalmente colocada por mundano
Depende da trovoada.. Já uma vez aqui em minha casa, não queimou nenhuma televisão, radio, ou telefone, mas o PC e a impressoram foram completamente para o galheiro...
Esse prejuízo todo podia ser evitado com 25 euros [:p]

220_fam.jpg

Protecção da linha eléctrica e da linha de dados.

Ou andas à procura de uma desculpa para um uprade? :D

Por acaso há séculos que ando a chatear no atelier para se comprar umas tomadas com protecção...

A luz faltou uma vez e a plotter morreu. 500€ de arranjo. Disco rígido novo. arghh

Bolide, eu protecção contra riscos eléctricos no seguro da minha casa..

O seguro pagou tudo, e ainda aproveitei na altura para fazer uns ligeiros upgrades e melhorar a qualidade de alguns componentes.. Por exemplo, troquei a merdosa da mainboard Shutle, por uma ABIT que na altura custou mais de 40 contos. O que era uma loucura no tempo das 440bx.. Uma asus custava 25 ou 30..

O seguro pagou tudo, e ainda aproveitei na altura para fazer uns ligeiros upgrades e melhorar a qualidade de alguns componentes
Upgrades cobertos pelo seguro, melhor não podia ser! Esquece a protecção, não te esqueças é de fazer backups regularmente :D

Pois, com 500 euros já dava para ter tudo protegido, assim arriscam-se a gastar mais 500 daqui a uns tempos. Não percebo estas poupanças...

Pois dava...

Não foi qq poupança.

É daquelas coisas que um gajo fala, fala e depois nunca faz e dá asneira...

O seguro pagou tudo, e ainda aproveitei na altura para fazer uns ligeiros upgrades e melhorar a qualidade de alguns componentes
Upgrades cobertos pelo seguro, melhor não podia ser! Esquece a protecção, não te esqueças é de fazer backups regularmente :D

Na verdade, eu até estudava maneira de provocar umas trovoadas controladamente! :D[}:)]

citação:Originalmente colocada por ClioII

Na verdade, eu até estudava maneira de provocar umas trovoadas controladamente! :D[}:)]

Só que a brincadeira pode sair-te cara. Eles se desconfiarem ou se ultrapassar determinados valores a reparação, vão inspeccionar.

No meu caso por exemplo, quando meti a participação não puseram problema nenhum. Mas depois do PC arranjado ao ligar tudo verifiquei que a impressora não funcionava..

Lá mandei uma carta a explicar que sem o PC não tinha tido oportunidade de experimentar a impressora e tal e eles ligaram-me a dizer para deixar a impressora na loja que tinha feito a reparação do PC que eles davam ordens para reparar.. Depois até fiquei com uma impressora nova, mas não sem antes o gajo lá ir ver a impressora antiga, obrigou o gajo da loja a abrir a antiga e a mostrar-lhe os danos..

Se por acaso tivesse feito alguma habilidade e eles descobrissem estava sujeito a ter que pagar tudo do meu bolso.

A um vizinho meu também aconteceu algo parecido. Fez a participação e uns dois dias depois ligou-lhe um gajo a perguntar se tava em casa. Ele disse que sim e ele disse que ia lá passar por causa do PC.. E 5 minutos depois estava o gajo a bater-lhe a porta para ver se o Pc funcionava ou não...

citação:Originalmente colocada por ClioII

Só que a brincadeira pode sair-te cara. Eles se desconfiarem ou se ultrapassar determinados valores a reparação, vão inspeccionar.

No meu caso por exemplo, quando meti a participação não puseram problema nenhum. Mas depois do PC arranjado ao ligar tudo verifiquei que a impressora não funcionava..

Lá mandei uma carta a explicar que sem o PC não tinha tido oportunidade de experimentar a impressora e tal e eles ligaram-me a dizer para deixar a impressora na loja que tinha feito a reparação do PC que eles davam ordens para reparar.. Depois até fiquei com uma impressora nova, mas não sem antes o gajo lá ir ver a impressora antiga, obrigou o gajo da loja a abrir a antiga e a mostrar-lhe os danos..

Obviamente (ou talvez não) estava a ser irónico! ;)

Quando escrvi o "post" lembrei-me de uma anedota que o Zizo colocou aí algures, qq coisa como isto:

Dois industriais judeus estavam à conversa. Um comentou:
- Eu, para a minha fábrica, contratei um seguro contra incêndios e granizo.
O segundo, desconfiado, pergunta:
- Como tencionas fazer cair granizo?

Até quanto tempo se pode reclamar de avarias por trovoadas?

Nem de propósito, aqui há 2 semanas numa trovoada queimou em casa da minha mãe uma TV Grundig antiga e um Compaq Presario 2516... este Compaq por acaso é meu mas estava com o meu irmão, e eu estou com o HP dele que agora lhe vou devolver e fazer a espera final até à próxima primavera para comprar novo PC.

Mas a minha mãe é um bocado cabecinha no ar e não reclamou nem quer reclamar, diz que as instalações eléctricas podem estar assim e assado, etc...

Não que eu queira arranjar o Presario, é um P4 que eu nunca gostei e finalmente me vejo livre dele, mas uns dinheiros a compensarem as avarias eram bem-vindas.

citação:Originalmente colocada por jts

Até quanto tempo se pode reclamar de avarias por trovoadas?

É simples, desde que esteja dentro da garantia (2 anos, não é?) podes sempre ir reclamar por uma avaria.
Não precisas de ir a correr no dia a seguir contar que a trovoada te deu cabo do aparelho, esperas uns dias e quando tiveres oportunidade passas na loja e dizer que o aparelho deixou de funcionar de um dia para o outro, não precisas de argumentar que foi a trovoada, na verdade nem tens garantias que tenha sido mesmo a trovoada.
Até porque as fontes de alimentação dos aparelhos devem ser eles próprios minimamente resistentes a picos, portanto tratas do assunto como de uma avaria normal.
A parte da trovoada supões que seja a causadora porque aconteceu por volta da mesma altura, mas não precisas de contar essa parte.
Em principio eles reparam o aparelho e assunto arrumado...
Pelo menos não me lembro de nos manuais de instrução dizer especificamente para desligar os equipamentos da parede quando troveja...

Cumprimentos

Nada está na garantia... falava da eventualidade de reclamar ou ao seguro (não sei como é a apólice da casa da minha mãe) ou eventualmente à EDP como já ouvi dizer :P

citação:Originalmente colocada por jts

Nada está na garantia... falava da eventualidade de reclamar ou ao seguro (não sei como é a apólice da casa da minha mãe) ou eventualmente à EDP como já ouvi dizer :P

Ao seguro não faço ideia.
À EDP seria preciso conseguires provar que foi mesmo a trovoada que estragou aquilo, o que nem sempre pode ser fácil, por outro lado eles devem argumentar sempre que foram factores externos a eles e que eles tudo fizeram para impedir situações dessas, um pouco como as AE têm a obrigação de impedir a entrada de animais nas suas vias, e no entanto volta e meia alguem atropela um animal e depois em tribunal a Brisa argumenta sempre que tudo fez para impedir aquela situação e que não têm responsabilidades...

Cumprimentos

Voltar
Superior