Isso é o mesmo que dizer que o Porsche 911 é bonito, mas é velho.
Não concordo.
Acho impressionante, tal como o 911, como é que conseguem transportar a "velha" linha do XJ para os tempos de hoje e mesmo assim ficar elegante, belíssimo e actual.
Vende pouco porque tem um publico cliente muito específico. Muitos são os que preferem comprar Mercedes ou BMW peço simples facto que está na moda (e quanto a mim acho muito bem, não quero ver muitos XJ's por aí he he he). As linhas do actual realmente são herdadas dos primordios do XJ mas continua bem actual, aliás, será um modelo intemporal.
Cumprimentos,
Mas o 911 é velho (esteticamente, of course)
As suas formas encontram origem nos anos 30, quando o movimento "Styling" estava no seu apogeu, na procura de formas aerodinãmicas. Procura que teve contornos artisticos nos EUA e fundamentos mais cientificos na Europa. Ainda obedece á forma da gota de água.
Mas atenção, o facto de ser um conceito velho, não impossibilita a sua validade.
Quanto ao XJ... o objectivo da marca nunca foi chegar a lider de vendas, mas mesmo as estimativas que eles tinham para o XJ, estão abaixo das expectativas.
E a principal queixa: o desenho está demasiado colado ao antigo. De que adianta comprar um carro novo que se confunde com o antigo, principalmente nesta categoria. E ainda por cima, dado toda a excel~encia técnica do actual XJ, que o faz ser o mais leve do segmento, batendo a Audi no seu próprio campo na utilização de aluminio.
A Jaguar já esteve na vanguarda estilistica. A estupidez deles foi não terem continuado a investir na investigação formal, tendo-se agarrado aos seus sucessos dos anos 60, como o E-type e o primeiro XJ e até o Mk2 (relacionado com o retro-thing s-type).
Se esta estratégia de old-style fosse realmente proficua, para quê a "revolução" C-XF???
O X-Type foi o que se viu. Um Mondeo que vive a pensar na elegância dos anos 60 . Nenhum jovem (35 anos), o cliente-alvo do X-Type, quer carros que os façam parecer velhos. O S-Type nunca vendeu o que esperavam dele, e o XJ, que parece um restyling do seu antecessor, também não vende, apesar de já contar com armas do séc XXI, como um excelente V6 diesel.
O XK foi o sinal de mudança. A transição entre a "velha" jaguar e a "nova".
O XF promete. Os rumores sobre o sucessor do XJ ainda mais promete.
só esperemos que o publico ainda se lembre que a jaguar exista, e tire-a defintivamente do vermelho, situação em que está desde os anos 90.