Jaguar XJ revisto

Desulpem mas há aqui qualquer coisa que não bate certo. Esta não será uma versão desportiva? Mas agora todos os que comprarem um XJ têm de gramar com um spoiler? Mais, esta não será uma versão desportiva apenas para o mercado americano? É que na america há XJ's que não há na Europa e curiosamente existe um assim semelhante, até com entradas de ar e tudo...

Aqui está a versão actual de que falo (mesmo assim muito mais bonita):
f34b5b561fd926ef6ab9010250f3e8e8.jpg

disp_pic2.cgi

jaguar-xj1.jpg

Cumprimentos,

Uma tentativa forçada de "modernizar" as linhas do XJ antes da chegada do seu sucessor, daqui a um par de anos.

O problema, é que aquele parachoques não encaixa nas linhas clássicas do XJ.

Pagam pelo erro de desenhar um carro avançado tecnologicamente com linhas herdadas da década de 60/70.

Não admira que venda pouco...
É bonito, mas é "velho"

Não considero feio,até pelo contrário[br:)]

mas penso que em carros deste calibre estes retoques são simplesmente desprestigiantes!:sh)

Uma tentativa forçada de "modernizar" as linhas do XJ antes da chegada do seu sucessor, daqui a um par de anos.

Pagam pelo erro de desenhar um carro avançado tecnologicamente com linhas herdadas da década de 60/70.

É bonito, mas é "velho"

Vende pouco porque tem um publico cliente muito específico. Muitos são os que preferem comprar Mercedes ou BMW peço simples facto que está na moda (e quanto a mim acho muito bem, não quero ver muitos XJ's por aí he he he). As linhas do actual realmente são herdadas dos primordios do XJ mas continua bem actual, aliás, será um modelo intemporal.

Cumprimentos,

É bonito, mas é "velho"

Isso é o mesmo que dizer que o Porsche 911 é bonito, mas é velho.
Não concordo.
Acho impressionante, tal como o 911, como é que conseguem transportar a "velha" linha do XJ para os tempos de hoje e mesmo assim ficar elegante, belíssimo e actual.

Não gosto mesmo nada. Aquela saida de ar perto das portas frontais fica muito mal. O parachoques frontal é do mais reles que vi. Estragaram o carro.

comprar um jag e depois correr o risco de ser reconhecido como um xunning!!! acho q o cliente tipo deste carro n vai achar grande piada!

É bonito, mas é "velho"

Por acaso não concordo com o q dizes. Até acho q fizeram um excelente trabalho ao modernizar o XJ mantendo a ligação clássica ao q é um ícone da marca. É certo q à primeira vista desarmada é capaz de me confundir visto de frente com a geração passada, mas ainda assim acho q souberam modernizar tanto o corpo como o conteúdo, respeitando as proporções e o toque aristocrático, não sendo de maneira nenhuma (na minha opinião) um carro de estética descontextualizada com a modernidade [;)]

Isso é o mesmo que dizer que o Porsche 911 é bonito, mas é velho.
Não concordo.
Acho impressionante, tal como o 911, como é que conseguem transportar a "velha" linha do XJ para os tempos de hoje e mesmo assim ficar elegante, belíssimo e actual.

Vende pouco porque tem um publico cliente muito específico. Muitos são os que preferem comprar Mercedes ou BMW peço simples facto que está na moda (e quanto a mim acho muito bem, não quero ver muitos XJ's por aí he he he). As linhas do actual realmente são herdadas dos primordios do XJ mas continua bem actual, aliás, será um modelo intemporal.

Cumprimentos,

Mas o 911 é velho (esteticamente, of course)
As suas formas encontram origem nos anos 30, quando o movimento "Styling" estava no seu apogeu, na procura de formas aerodinãmicas. Procura que teve contornos artisticos nos EUA e fundamentos mais cientificos na Europa. Ainda obedece á forma da gota de água.

Mas atenção, o facto de ser um conceito velho, não impossibilita a sua validade.

Quanto ao XJ... o objectivo da marca nunca foi chegar a lider de vendas, mas mesmo as estimativas que eles tinham para o XJ, estão abaixo das expectativas.
E a principal queixa: o desenho está demasiado colado ao antigo. De que adianta comprar um carro novo que se confunde com o antigo, principalmente nesta categoria. E ainda por cima, dado toda a excel~encia técnica do actual XJ, que o faz ser o mais leve do segmento, batendo a Audi no seu próprio campo na utilização de aluminio.

A Jaguar já esteve na vanguarda estilistica. A estupidez deles foi não terem continuado a investir na investigação formal, tendo-se agarrado aos seus sucessos dos anos 60, como o E-type e o primeiro XJ e até o Mk2 (relacionado com o retro-thing s-type).

Se esta estratégia de old-style fosse realmente proficua, para quê a "revolução" C-XF???
O X-Type foi o que se viu. Um Mondeo que vive a pensar na elegância dos anos 60 . Nenhum jovem (35 anos), o cliente-alvo do X-Type, quer carros que os façam parecer velhos. O S-Type nunca vendeu o que esperavam dele, e o XJ, que parece um restyling do seu antecessor, também não vende, apesar de já contar com armas do séc XXI, como um excelente V6 diesel.

O XK foi o sinal de mudança. A transição entre a "velha" jaguar e a "nova".
O XF promete. Os rumores sobre o sucessor do XJ ainda mais promete.

só esperemos que o publico ainda se lembre que a jaguar exista, e tire-a defintivamente do vermelho, situação em que está desde os anos 90.

Por acaso não concordo com o q dizes. Até acho q fizeram um excelente trabalho ao modernizar o XJ mantendo a ligação clássica ao q é um ícone da marca. É certo q à primeira vista desarmada é capaz de me confundir visto de frente com a geração passada, mas ainda assim acho q souberam modernizar tanto o corpo como o conteúdo, respeitando as proporções e o toque aristocrático, não sendo de maneira nenhuma (na minha opinião) um carro de estética descontextualizada com a modernidade [;)]
attachment.php

sem brincadeira, mas este jaguar está parado à porta de minha casa há mais de 1 ano sem sair do sitio.

Olhando para o novo XJ. o que acontece é que não passa de uma transposição deste para os tempos actuais.
Isto não é um 911 que vende graças ao nome que carrega, aos sucessos desportivos, ou pelo facto de ainda continuar a estar no topo da sua categoria, apesar de esteticamente, evocar conceitos do tempo dos nossos vôvôzinhos.

Antes de me decapitarem, eu nem sequer estou perto de uma discussão do ponto de vista do Belo, ou das vossas preferências ou gostos.

O problema é que o XJ não tem nada onde se agarrar para interessar ao público e a possiveis clientes, a não ser um grande nome de uma marca histórica. No entanto revela-se insuficiente.
E apesar do XJ actual ter argumentos de peso para se bater com qualquer concorrência, o facto de terem "vestido" tanta inovação com roupas dos papás, diluiu completamente o impacto do carro, num mercado cada vez mais dificil e exigente.

Numa entrevista recente, o boss do design da Jaguar já admitiu o erro de terem prolongado durante tanto tempo a estratégia do old-style e questões de tradição e herança.
E o facto de todas as propostas mais ousadas terem simplesmente, até agora, recdusadas pela administração.
Felizmente, parece que ainda acordaram a tempo...

Attachments

• HPIM1663a.jpg
    HPIM1663a.jpg
    54 KB · Views: 0
Last edited:
Continuo a não gostar nadinha do pára-choques frontal.

O resto, jantes e apêndices, seriam aceitáveis numa versão desportiva, tipo XJR ou algo desse género.

A um XJ convencional, saloon clássico, sumptuoso e luxuoso, não ficam bem jantes enormes e abertas de 5 raios em pneus de perfil baixíssimo (ainda que lindíssimas quando montadas num modelo desportivo).
Tal como também não lhe assentam nada bem os cromados pintados à cor, ou os apêndices aerodinâmicos.

Volto a dizer que casariam bem num XJR (e se assim for o caso, tudo bem), agora num convencional XJ6 ou XJ12, definitivamente.... não.

Posso ser conservador, mas o cliente alvo desse modelo certamente também o será.

É curioso que não gosto da frente do carro vista de lado.. mas vista de frente acho-o fabuloso [br:)]

Volto a dizer que casariam bem num XJR (e se assim for o caso, tudo bem), agora num convencional XJ6 ou XJ12, definitivamente.... não.

O XJ12 já não existe. A última versão que existiu foi no X300 com o motor de 6.0 litros antes de ser substituido pelo primeiro XJR com motor sobrealimentado por compressor.

Back