Janelas sem corte térmico

kodiak

New member
Viva pessoal.

Gostava de esclarecer uma dúvida relativamente a janelas sem corte térmico.

A minha habitação, que se não me engano é de 2008, no certificado energético vem escrito que as janelas são em caixa de alumínio sem corte térmico.

Como as janelas ressoam imenso, estou com as armações em madeira das janelas todas lixadas. Paralelamente, não sendo este o único problema, acho que isto ajuda para que a casa tenha muita humidade em dois dos quartos.

Uma das armações já foi substituída pelo empreiteiro e até acabar a garantia vai certamente substituir mais alguma. O meu problema é que após acabar a garantia, as janelas vão continuar a ressoar imenso e as madeiras vão à vida assim sendo tenho algumas questões.

1 - Há possibilidade de colocar corte térmico nas janelas existentes?
2 - Se sim, isso fica muito caro? (As janelas em todos os quartos são ENORMES - quase não há parede).
3 - Uma vez que isto é problema de construção há legalmente alguma maneira de obrigar o construtor a resolver esta situação (quando comprei a casa nem dei conta se as janelas tinham corte térmico ou não)?

Obrigado

kodiak

2-125 euros/m2, disse-me um homem das janelas há cerca de 1 ano. Mas cada artista deve fazer o seu preço.

3- isso não é ppmente um problema. é mais uma caracteristica.

Fala com o construtor. Tens 5 anos de garantia, se todas vão dar problema então ele vai ter de mudar e vai, antecipa e negoceia com ele qq coisa como pagares uma parte. Talvez a diferença entre preço sem corte e com corte.

O que entendes por ressoar?

Não há obrigação nenhuma para uma janela ter corte térmico ou não, e apesar de não ajudar não me parece que a influência que tenha em manter a temperatura, faça com que haja muito mais humidade nas divisões.

Para além do tal ressoar que indicas (que não entendo bem), abanam? Tremem? Isso nada tem a ver com o corte térmico.

E não, não é possivel colocar corte térmico, têm de ser perfis de caixilho novos, quanto muito podes aproveitar os vidros. Mas se a janela não tem corte-térmico, os vidros talvez também não sejam grande coisa.

Mas com 99% de certeza que os problemas que tens (humidade e "ressoar") não são devidos a isso!

Para que serve o corte termico em janelas de aluminio?

Por exemplo quando está muito frio na rua, sendo o aluminio um bom condutor de temperatura, o caixilho fica frio, assim quando metemos a mão no caixilho pelo lado de dentro ele também está frio, frio esse que "passa" para dentro de casa.

O primeiro sintoma de que algo não está bem é quando começa a aparecer condensação no caixilho (à imagem do que acontece com os vidros simples).

Na pratica um caixilho com corte termico, é um caixilho duplo (à imagem dos vidros duplos) onde o perfil interior está separado do exterior por um perfil plastico.

Resumindo, não dá para colocar corte termico se não tem, são perfis diferentes.

Desculpem.

O ressoar é caírem muitas, mas mesmo muita, gotas de água. É impossível estar sempre a limpar porque nos dias frios, está sempre a escorrer água. Chega a encher o caixilho e a passar para a madeira.

Só a janela da sala tem mais de 8 m2. A esses preços...

kodiak

Sent from my LG-P500 using Tapatalk

Para quem tem muita condensação nas janelas é porque estas não têm corte térmico (a condensação dá-se devido á diferença de temperatura entre o interior e o exterior).

Desculpem.

O ressoar é caírem muitas, mas mesmo muita, gotas de água. É impossível estar sempre a limpar porque nos dias frios, está sempre a escorrer água. Chega a encher o caixilho e a passar para a madeira.

kodiak

Não podes fazer nada que não seja trocar de janelas ou não aquecer tanto o interior da casa...

Desculpem.

kodiak

Isso é um pouco estranho. Eu percebo pouco disso, mas parece-me "defeito de fabrico"...

Já agora tens a casa a que temperatura ?

Não é defeito nenhum, foi mesmo uma má escolha.

Quanto maior for a diferença de temperatura mais agua vai escorrer, quem tem as casas mal isoladas não está tão sujeito a isso porque a diferença de temperatura entre o exterior e o interior não é tão grande.

Assim se tiverem uma casa bem isolada e com um bom aquecimento, tenham SEMPRE janelas com corte térmico.

Para que serve o corte termico em janelas de aluminio?

Por exemplo quando está muito frio na rua, sendo o aluminio um bom condutor de temperatura, o caixilho fica frio, assim quando metemos a mão no caixilho pelo lado de dentro ele também está frio, frio esse que "passa" para dentro de casa.

O primeiro sintoma de que algo não está bem é quando começa a aparecer condensação no caixilho (à imagem do que acontece com os vidros simples).

Na pratica um caixilho com corte termico, é um caixilho duplo (à imagem dos vidros duplos) onde o perfil interior está separado do exterior por um perfil plastico.

Resumindo, não dá para colocar corte termico se não tem, são perfis diferentes.

É isto. Ainda hoje, desde a alguns anos faço a marcação das etiquetas CE para duas oficinas. Não é a minha área, mas gosto de saber de tudo. E dá para ganhar um bom extra também, além disso aprendi bastante sobre a concepção do alumínio.

A rotura térmica permite ter uma parte do alumínio a uma temperatura (a exterior) e a outra parte à temperatura do interior da casa. Como o vsr200 referiu e bem, entre os perfis do alumínio é colocado plástico, com baixa condutividade térmica. Eu faço os testes de controlo de produção, onde acontece isto:

2zs8lsl.jpg

Como se pode ver, a temperatura é diferente no interior e no exterior. Esta é a série RT60 (uma das melhores séries de alumínio com rotura térmica). Isto conjugado com vidro duplo com caixa de ar de 6 mm isola bastante bem.

Mas depois há um ainda melhor, um alumínio de batente (o RT 60 é de janelas de correr, perdendo um bocado de isolamento exactamente pelas esferas que fazem a janela correr) com rotura térmica, que ao fechar parece que estamos a fechar um frigorífico. É muito usado em zonas frias como Montalegre, Salto, Bragança, etc, mas é bastante caro.

Claro que alumínio sem rotura térmica é sempre mais fraco, isola pior, vibra mais (por ser mais leve também).

A única solução em conta que vislumbro para aí é colocar as borrachas isoladoras (se é que não as tem) em todo o perímetro do alumínio, melhorando o isolamento.

Não estavas a espera de pagar pouco pelo alumínio e depois sair-te alumínio do mais caro. A qualidade paga-se.

Atenção que ele não precisa de melhorar o isolamento, isso já ele tem, ele precisa é de baixar a diferença de temperatura entre o interior do perfil e o ar no interior da casa e isso só pode acontecer de duas formas ou com perfis de baixa condutividade (por ex. corte termico) ou baixando a temperatura no interior da casa, não vale a pena inventarem mais nada, não compliquem o que é simples.

Atenção que ele não precisa de melhorar o isolamento, isso já ele tem, ele precisa é de baixar a diferença de temperatura entre o interior do perfil e o ar no interior da casa e isso só pode acontecer de duas formas ou com perfis de baixa condutividade (por ex. corte termico) ou baixando a temperatura no interior da casa, não vale a pena inventarem mais nada, não compliquem o que é simples.

Só consegue isso trocando o alumínio todo, ou então criar novas calhas e instalar novas janelas com alumínio fraco também. Ficando com JANELA-PERSIANA-JANELA. Cria assim uma espécie de caixa de ar artesanal e o problema fica resolvido.

Isto dos alumínios não é nada barato. Estou a tratar disso para casa, alumínio c/ corte térmico Cortizo série 4200, vidro térmico no exterior, vidro laminado no interior e caixa de ar de 12mm, e dá para comprar um carro razoável!

Isso é um pouco estranho. Eu percebo pouco disso, mas parece-me "defeito de fabrico"...

Já agora tens a casa a que temperatura ?

Não está extremamente quente mas está agradável o suficiente para a minha filha não e sentir frio...

Não é defeito nenhum, foi mesmo uma má escolha.

Assim se tiverem uma casa bem isolada e com um bom aquecimento, tenham SEMPRE janelas com corte térmico.

Não foi má escolha. Apenas não pensei nisso quando comprei a casa...

Last edited:
A má escolha não foi tua, foi de quem fez a casa que muito possivelmente também não sabe ao certo o que cada material faz.

Tens ainda uma 3 hipotese, à imagem dos carros, quando o vidro fica embaciado sopra-se ar quente para este.

Se colocares uma fonte de calor junto ás janelas, esta vai aquecer o perfil e diminuir/parar a condensação mas esta solução gasta energia.

Isto dos alumínios não é nada barato. Estou a tratar disso para casa, alumínio c/ corte térmico Cortizo série 4200, vidro térmico no exterior, vidro laminado no interior e caixa de ar de 12mm, e dá para comprar um carro razoável!

Caixa de ar de 12mm e vidro laminado pelo interior é "à patrão"!

No fundo o aluminio faz a função de desumidificador, e não será porque o interior tem muita humidade!!! e um desumidificador no interior, não resolverá?

Back