Janelas sem corte térmico

Em termos meramente isolantes e térmicos: Sim, muito melhor!

Para teres uma ideia o material usado para fazer corte térmico no alumínio é precisamente PVC.

Por acaso, não é. o material utilizado em corte térmico são as poliamidas... :)

A colocação de uma janela dupla (com corte térmico) não resolve o problema?
Tenho precisamente a mesma situação e compreendo o Kodiak: parece que estiveram à mangueirada à janela.
Só me acontece num quarto, o que está virado a Norte.
Mas já pensei na caixilharia dupla, até para diminuir o ruído.

Não percebo muito do assunto, mas não acredito que a substituição dos caixilhos tenha grande influência numa enorme janela de 8m2.
A condensação na janela ocorre quando se atinge o "ponto de orvalho", que é uma correlação entre a humidade relativa, a temperatura da sala e a temperatura da superfície (vidro).

Dewpoint-RH.svg

Portanto, para se evitar a condensação pode-se:
- diminuir a temperatura da sala (diminuindo o conforto);
- aumentar a temperatura da superfície - vidro (substituir a janela, colocar estores exteriores,etc... €€)
- diminuir o valor da humidade relativa.

Provavelmente o mais simples é tentar-se diminuir a HR. Ter atenção a:
- WC sempre com ventilador (sempre que se abre uma torneira com água quente lá se está a aumentar a HR);
- quantidade de pessoas que estão na sala;
- cozinhar sempre com exaustor ligado;
- humidade natural existente no meio ambiente (depende também da zona...);
- ventilação (evitar portas fechadas para que a humidade se reparta por toda a casa e não só numa sala...);
- ....

Bem. O problema que tens aí é maioritáriamente devido á humidade. Normalmente em zonas como as cozinhas (devido aos vapores) é muito dificil não haver condesações. O caixilho dde rotura térmica não te via resolver minimamente o problema. O melhor que fazes é por um desumificador na cozinha que não é caro e se possível estores de corte termico pois assim ficas com duas barreiras separadas por uma caixa de ar.

Segundo percebi o user tem janelas em alumino por fora e madeira por dentro! A ser o caso, convém esclarecer que estas têm dado alguma barraca principalmente pela diferença dos coeficientes de dilatação dos dois materiais!
Neste momento as janelas são o ponto mais frio da divisão o que leva a que toda a condensação se concentre nesse ponto. Pode tornar as janelas mais "quentes" mas isso não lhe garante o fim do problema, até porque a condensação pode passar para outros lados.
A minha sugestão é que essas janelas sejam substituídas por janelas com a face interior em aluminio! Mesmo com condensação não sofrerão quaisquer danos! Nem precisa do corte térmico!
Também ajuda sempre que estiver tempo melhor arejar bem a casa para diminuir o teor de humidade!

Não. As janela são todas de alumínio. A madeira apenas são a moldura.

Eu tenho um problema de humidade num dos quartos. Isso está identificado e não tem muito a ver com a humidade.

No final de contas o que se passou foi má escolha. Eu devia ter dão conta disso quando comprei a casa e o empreiteiro fez uma má escolha de materiais.

Não vou diminuira temperatura porque não quero diminuir o conforto da minha família. No final, a opçãomais viável economicamente é ir substituindo as madeiras. Os valores de substituição das janelas deve ser muito elevado.
Mais facilmente compro outra casa....

Sent from my LG-P500 using Tapatalk

Eu tenho um problema de humidade num dos quartos. Isso está identificado e não tem muito a ver com a humidade.

No final de contas o que se passou foi má escolha. Eu devia ter dão conta disso quando comprei a casa e o empreiteiro fez uma má escolha de materiais.

Não vou diminuira temperatura porque não quero diminuir o conforto da minha família. No final, a opçãomais viável economicamente é ir substituindo as madeiras. Os valores de substituição das janelas deve ser muito elevado.

Também não é assim tão caro! [:D]

Porque não colocar outra janela com corte térmico, para ficares com caixilharia dupla?
Assim manténs a que tens, retiras parte da madeira para fazer o caixilho para a nova.
Ganhas em conforto térmico e em acústico.

Back