JD Powers França e Alemanha/2007

O JD não calcula apenas a fiabilidade....

Satisfação dos consumidores! Está intimamente ligada à fiabilidade, claro que não só... Eu quando compro um produto analiso-o e escolho. Se fiquei insatisfeito é porque avaliei mal ou então o produto simplesmente não correspondeu à minha avaliação! Pós-venda e fiabilidade são talvez os factores mais importantes para que eu fique satisfeito caso tenha feito uma avaliação correcta, certo? Quando se compra um carro, não se anda à procura de defeitos, ou eles aparecem porque algo está mal ou já tinham aparecido no processo de selecção.

Isto é um estudo de satisfação e não fiabilidade.

Entram em conta com coisas como a estectica do carro

Só és cliente quando compras. Se compras gostas ou suportas. Eventualmente podes-te encher, mas isso é relativo e equilibrado para todas as marcas/modelos.

Já discutimos por aqui umas 73 vezes o que são ìndices de satisfação do consumidor.

Em França, dada a extensão do seu território e a desagregação da sua população, há um factor a levar em linha de conta que é distância média do concessionário. Uns estudos incluem, outros ignoram...

E definitivamente, difere de País para País.

Então em Portugal. Estou a ver quelas professoras que chateiam o juizo ao marido para terem uma V50 em vez de um Focus, pois o pátio de estacionamento da escola é uma feira de vaidades.

Coitados dos consultores Associados da JD Powers Portugal. [:D] [:cool:]

Claro que está relacionado, mas não é a parte mais importante. Entam factores subjectivos e que estão relacionados com concessionarios.

O que quero dizer é que um carro até pode ser menos fiavel que outro, mas se compensa nos outros pontos pode ficar à frente.

O que queria ver era uma tabela com o resultado desses 38%.

Apenas 94 pontos em discussão! Numa estatística de satisfação com escala de 1000 pontos. Digamos que na pior das hipóteses se comprarmos um chevy não corremos assim grande risco de saír insatisfeitos!

Estou farto destes estudos...Mas o que é certo, é que qualquer que seja o país, ou ano, são basicamente sempre os mesmos á frente...

Vale o que vale é certo, mas sempre os mesmos? Dá que pensar como sempre...

É curioso como na França, a Renault se posiciona à frente da Citroën.

De resto, nada me surpreendeu, talvez apenas o facto da Chevrolet estar em último, seguida da Suzuki em penúltimo.

Então e a MG-Rover á frente da citroën [:p]

Estava à espera que isto andasse mais rápido. (Reparem como escrevi andasse, não é anda-se).

É que tenho aqui outra coisa para mostrar [:D]

The France Customer Satisfaction Index (CSI) Study, now in its third year, is based on the evaluations of more than 15,000 French car owners after an average of two years of ownership. The study includes 27 brands and 112 models. Owners provide detailed evaluations of their vehicles and dealers, which covers 77 attributes grouped in four measurements of satisfaction. In order of importance, they are:
  • Quality and reliability (38%)
  • Vehicle appeal (22%), which includes performance, design, comfort and features
  • Ownership costs (20%), which includes fuel consumption, costs of service/repair and insurance
  • Service satisfaction (19%)

é importante que se olhe para isto, maior parte aposto que pensa logo que so se trata da parte a vermelho

Back