[Mercado] Jipe usado para Todo Terreno

Eu sei [;)] daí ter referido em cima que tinha conhecimento que já foi um jipe que usou e abusou de Todo-o-Terreno. No entanto tendo em conta a última revisão fiquei um pouco mais descansado em relação ao estado dele. O anterior dono gastou muito dinheiro em material para o tornar mais "civilizado", nomeadamente nos pneus mistos e panela de escape (andou sempre com linha directa). Levou também caixa de velocidades nova uma vez que não reduzia de terceira para segunda, problema crónico dos Samurais 1.9TD. O motor tem um trabalhar certo mesmo a frio, não manda fumo e puxa bem. Está um carro muito sólido, estou satisfeito :)

Nem mais, muitas vezes aqueles que são mais abusados são os que têm a manutenção mais apertada. Não se pode generalizar, mas por vezes é assim.

Em tempos andei a pensar comprar um Samurai barato para fazer TT mais à vontade do que o TT que faço com o Pajero e segui esse tópico. Fiquei com a ideia que o tipo investiu bastante nele e que andava sempre em cima da mecânica. Depois perdi a ideia ao Samurai e deixei de acompanhar o tópico, no entanto lembrava-me bem desse snorkel manhoso, tipo chaminé. [8b]

Nem mais, muitas vezes aqueles que são mais abusados são os que têm a manutenção mais apertada. Não se pode generalizar, mas por vezes é assim.

Em tempos andei a pensar comprar um Samurai barato para fazer TT mais à vontade do que o TT que faço com o Pajero e segui esse tópico. Fiquei com a ideia que o tipo investiu bastante nele e que andava sempre em cima da mecânica. Depois perdi a ideia ao Samurai e deixei de acompanhar o tópico, no entanto lembrava-me bem desse snorkel manhoso, tipo chaminé. [8b]

Sim o snorkel e o para choques são horríveis. No entanto o snorkel acaba por ser discreto e sinceramente não penso gastar dinheiro a tirar este e comprar outro em plástico por 150 euros + montagem.

Claro que há muita coisa neste jipe que não está a meu gosto mas a compra de um usado é sempre assim. Não gosto da cor, dos para choques e daquela "chaminé" mas reconheço que são peças resistentes. Ao investir seria sempre para tornar o jipe mais eficiente, nunca para substituir material que apenas não aprecio esteticamente.

Dasse..arranjaste logo o historial todo [:D]

Confesso que os vídeos me assustaram bastante e cheguei a ponderar não comprar o jipe devido à utilização "Hardcore". Mas li todo o diário de bordo e o sujeito era cauteloso com a manutenção. Depois a grande revisão que o jipe levou acabou por me tirar as dúvidas. Espero ter sorte!

Confesso que os vídeos me assustaram bastante e cheguei a ponderar não comprar o jipe devido à utilização "Hardcore". Mas li todo o diário de bordo e o sujeito era cauteloso com a manutenção. Depois a grande revisão que o jipe levou acabou por me tirar as dúvidas. Espero ter sorte!

Esses carros costumam levar tareia com fartura.
Tenho um amigo que comprou um a um conhecido e apesar da conversa da manutenção estava bom para andar e só isso.
Mas depois era zoeira aqui e acolá, retentores disto, casquilhos daquilo, custou quase outro tanto em 2 ou 3 anos com o jipe e acabou por se desfazer dele.
Quando dizem que levou uma revisão é preciso faturas dos materiais e trabalhos efetuados. Cada cada é um caso claro e isto é válido para qualquer carro ou jipe que se compre mas nos jipes tem outra dimensão.
Boa sorte com a máquina. Podias abrir um DB aqui no forum. [;)]

Esses carros costumam levar tareia com fartura.
Tenho um amigo que comprou um a um conhecido e apesar da conversa da manutenção estava bom para andar e só isso.
Mas depois era zoeira aqui e acolá, retentores disto, casquilhos daquilo, custou quase outro tanto em 2 ou 3 anos com o jipe e acabou por se desfazer dele.
Quando dizem que levou uma revisão é preciso faturas dos materiais e trabalhos efetuados. Cada cada é um caso claro e isto é válido para qualquer carro ou jipe que se compre mas nos jipes tem outra dimensão.
Boa sorte com a máquina. Podias abrir um DB aqui no forum. [;)]

Neste caso tenho mesmo uma factura com todos os materiais que o carro levou:
-Filtro óleo
-Filtro Ar
-Óleo motor
-Anticongelante
-Kit embraiagem
-Discos da frente
-Jogo de pastilhas
-Maxilas de travão
-lavagem motor
-óleo travões
-Valvulina

Nem 1000km fez depois desta revisão.
Levou ainda uma caixa de velocidades (usada com "38k km") porque tinha o problema que já aqui referi, panela de escape também nova.
Não pinga nada no chão nem tem barulhos estranhos, comparando com o outro Samurai que tive tudo é idêntico.

Como em tudo é preciso sorte, nenhum carro está livre de avarias.. Já o levei também ao mecânico e está tudo em condições.
Hoje dei uma pequena volta em terra batida, é "saltitão" e desconfortável mas eficiente.

Aos entendidos em Pneus TT..

No negócio do jipe também vieram "incluídas" 5 jantes Liga Leve do Grand Vitara de 16" com pneus de terra Michelin a meio uso. Acontece que tal medida não está homologada no livrete e pessoalmente não acho que fiquem bem no jipe. Pretendo então realizar algum dinheiro com esse material para comprar 3 pneus Seiça Expedition 235 uma vez que já tenho um na roda suplente nunca usado. É uma boa opção? Fica à volta de 200 euros e aproveito os pneus mistos para o verão :)

PNEU-expedition_small.jpg

Fazendo um pequeno Update ao tópico mas sem o tornar um Diário de Bordo.. Hoje o jipe recebeu uns sapatos novos e espaçadores de 3cm [:cool:]
São uns Maxxis Trepador nas medidas legais, provavelmente os espaçadores chumbam na inspecção no entanto os ganhos no conforto de condução são abismais! Baloiça muito menos e transmite maior segurança.

Last edited:
Acho que devias abrir um DB aqui no forum Daniel

Mais um voto a favor.

Em relação aos pneus, ficaram muito bem. O andamento não se recente com essa borracha toda?

Já agora os espaçadores compraste onde? É que ando à procura de uns para o Vitara do meu irmão.

O andamento é igual, curiosamente agora é mais agradável de conduzir devido aos espaçadores.. Os anteriores pneus também eram 235, estes maxxis são muito leves. Estou satisfeito com o resultado, ficou um jipe mais capaz fora de estrada mas sem cair no exagero.

Os espaçadores vinham incluídos no "negócio" mas existe muita oferta, rondam os 150 euros.

Last edited:
Back