Jornalistas e a Matemática...

Hoje ao ler o Jornal de Noticias, fiquei a saber que os policias vão ver o subsidio de fardamento aumentado de 60 para 100 euros. o que eu não sabia é que corresponde a um aumento de 40%...[:D]

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1021424

Enganos todos tem...

Mas sou contra esse subsidios acho que a roupa de um policia deve ser oferecida pelo Estado para ele exercer a sua função, assim como algumas empresas oferecem os fatos de macaco aos seus trabalhadores.
Faz todo o sentido as empresas e o estado equiparem os seus trabalhadores com rouba e nao com subsidios para roupa...[;)]

Afinal não são só os jornalistas que não sabem aritmética elementar... [:)]

Justiça…. ignorante BLASFÉMIAS

umquinto.jpg

Mas qual é a dúvida? Estão simplesmente a copiar o estilo do governo, quando anuncia reduções nos impostos...[:D]

LOL Mas que embrulhada que por aqui vai! Isto é uma simples regra de 3 simples. Vejamos:

(1) 60 euros correspondia a 100% do ordenado. 40 euros corresponde a X.

(2) Nestes termos: 40*100 / 60 = 4000 / 60 = 66,666667.

(3) Se formos a tirar 66,666667% de 60 euros teremos: 40 euros!

(4) 40 + 60 = 100!

Logo ela teve um aumento de 66%!

Não acredito que um jurista tem que vir ensinar estas coisas!

LOL Mas que embrulhada que por aqui vai! Isto é uma simples regra de 3 simples. Vejamos:

(1) 60 euros correspondia a 100% do ordenado. 40 euros corresponde a X.

(2) Nestes termos: 40*100 / 60 = 4000 / 60 = 66,666667.

(3) Se formos a tirar 66,666667% de 60 euros teremos: 40 euros!

(4) 40 + 60 = 100!

Logo ela teve um aumento de 66%!

Não acredito que um jurista tem que vir ensinar estas coisas!

Também sou da área de humanísticas (Comunicação Social) e inclusive cheguei a estudar Direito mas desisti.

Sabes muito bem que muitos colegas da área de humanísticas - incluo-me nesse grupo (infelizmente) - não damos uma para a caixa em relação a números e contas.

No meu caso foi em grande parte preguiça minha aliado ao "não preciso de matemática para passar o ano", eventualmente algum excesso de porrada da professora primária contribuiu para essa aversão a números... [s)]

Depois fazemos figuras destas... :sh)

Tendo em conta que isto de não dominar contas simples é grave o que podemos e devemos fazer é estudar um pouco de matemática, fiz-lo um dia destes e achei muito giro. apr:)

Também sou da área de humanísticas (Comunicação Social) e inclusive cheguei a estudar Direito mas desisti.

Sabes muito bem que muitos colegas da área de humanísticas - incluo-me nesse grupo (infelizmente) - não damos uma para a caixa em relação a números e contas.

No meu caso foi em grande parte preguiça minha aliado ao "não preciso de matemática para passar o ano", eventualmente algum excesso de porrada da professora primária contribuiu para essa aversão a números... [s)]

Depois fazemos figuras destas... :sh)

Tendo em conta que isto de não dominar contas simples é grave o que podemos e devemos fazer é estudar um pouco de matemática, fiz-lo um dia destes e achei muito giro. apr:)

estamos a falar de aritmética elementar... o que torna esta falta de "sensibilidade" (para ser simpático) ainda mais grave. o caso que postei (e que deu origem a um desenterranço do tópico) mexe directamente no bolso de alguém (deveria ter pedido um "aumento" para 1/10 :-D).
quanto aos jornalistas, como veículo de informação, apesar de não mexerem directamentena carteira de alguém, podem-no fazer indirectamente pela forma como certas informações são passadas.
mais uma vez, estamos a falar de aritmética elementar... não é um exemplo de regressões lineares (como os economistas gostam tanto) ou coisa do género

estamos a falar de aritmética elementar... o que torna esta falta de "sensibilidade" (para ser simpático) ainda mais grave. o caso que postei (e que deu origem a um desenterranço do tópico) mexe directamente no bolso de alguém (deveria ter pedido um "aumento" para 1/10 :-D).
quanto aos jornalistas, como veículo de informação, apesar de não mexerem directamentena carteira de alguém, podem-no fazer indirectamente pela forma como certas informações são passadas.
mais uma vez, estamos a falar de aritmética elementar... não é um exemplo de regressões lineares (como os economistas gostam tanto) ou coisa do género

Precisamente!

Alguém se oferece para explicar o porquê deste fenómeno do handicap aritmético/matemático em tanta gente?

Precisamente!

Alguém se oferece para explicar o porquê deste fenómeno do handicap aritmético/matemático em tanta gente?

O porque não sei bem, mas que isso é muito explorado nos supermercados é, aparece muitas vezes o oferta de +50% e o 50% gratis e muitas pessoas acham que é igual.

Mas o da penhora parte tudo [:D][:D]

Precisamente!

Tem uma explicação muito simples: maus professores e maus manuais escolares!

Os professores são na sua maioria engenheiros e economistas frustrados que vão para lá como uma fuga ao desemprego! Têm prioridade em relação a pessoas formadas na área (por inacreditável que pareça), não têm métodos pedagógicos nem vontade de ensinar.

Quanto aos manuais escolares, uma senhora que conheço que é professora universitária de Matemática recusa-se a comprar daquilo para os filhos. Comprou uns e disse que aquilo estava feito da pior maneira possível: linguagem incompreensível (por causa de ser muito hermética e técnica), má estruturação dos programas, exemplos errados e desajustados......um horror diz ela! Tem um filho no 10º ano e ele estuda por manuais que ela manda vir de Inglaterra (e é um excelente aluno a Matemática)!

O problema da Matemática é que é uma disciplina progressiva: tens que saber as bases para poderes escalar por ali acima. Não sabendo as bases, arrumas, nunca passarás da mediocridade. Isto foi-me dito por aquela senhora a que aludi no parágrafo anterior!

A combinação destes dois elementos produz aquilo que se viu: uma geração de iletrados nas matemáticas (entre os quais me incluo, confesso) que não é capaz de fazer contas simples e prejudica o desenvolvimento do país!

Isto so vai lá com Matemática A em cursos de letras e humanidades e umas cadeirinhas de Análise em Comunição Social, Jornalismo e o camandro.

Ou se calhar não...

Isto so vai lá com Matemática A em cursos de letras e humanidades e umas cadeirinhas de Análise em Comunição Social, Jornalismo e o camandro.

Ou se calhar não...

Sinceramente eu acho que o ensino secundário deveria ter um conjunto de cadeiras absolutamente obrigatórias para todos os cursos como:

(a) Matemática A (imprescindível - por mim falo)

(b) Português A (imprescindível)

(c) História A (é inadmissível que hajam jovens universitários que não sabem o que se comemora no 5 de Outubro ou 1º de Dezembro).

(d) Fisico-Quimica

(f) Inglês

Depois o aluno poderia escolher cadeiras opcionais consoante os seus interesses pessoais e perspectivas de carreira.

Sinceramente eu acho que o ensino secundário deveria ter um conjunto de cadeiras absolutamente obrigatórias para todos os cursos como:

(a) Matemática A (imprescindível - por mim falo)

(b) Português A (imprescindível)

(c) História A (é inadmissível que hajam jovens universitários que não sabem o que se comemora no 5 de Outubro ou 1º de Dezembro).

(d) Fisico-Quimica

(f) Inglês

Depois o aluno poderia escolher cadeiras opcionais consoante os seus interesses pessoais e perspectivas de carreira.

Português A já está em todos os cursos. Inglês também.

Mas desde quando é que um aluno de letras precisa de Física e Química?

Ah... E quanto à História: Durante o 1º ciclo (precisamente na 4ª classe), 2º ciclo e 3º ciclo, "leva-se" com História.

Não me digas que nesse tempo todo o pessoal não tem tempo para ensinar o que se celebra dia 5 de Outubro ou 1 de Dezembro?

E Matemática A é um exagero. Porque não uma Matemática B? Vai-se logo para a A... Logo à bruta! [:p]

Não sei se em letras dá-se Matemática B. Sei que em Humanidades Matemática B é obrigatório.

Last edited:
trata-se de um caso tipico das pessoas não saberem aplicar a matemática a casos da vida real.

neste caso estamos a falar de uma simples regra de 3 simples, que se a memoria não me falha, deve-se dar algures no 7 ou 8 ano.

nem se trata de matemática muito avançada.

...
O problema da Matemática é que é uma disciplina progressiva: tens que saber as bases para poderes escalar por ali acima. Não sabendo as bases, arrumas, nunca passarás da mediocridade. Isto foi-me dito por aquela senhora a que aludi no parágrafo anterior!

...

Foi por isso que eu no ano passado mudei o meu filho de colégio (andava no 3º ano do 1º Ciclo). Cheguei à conclusão que que a professora estava 3 dias sem lhes dar qualquer exercício de matemática.[8b][8b][8b]
Além de exercícios impossíveis de resolver.
E para não falar de avaliações com erros de Português.

Como estava a pagar, pagar por pagar, escolho o colégio. E em boa hora o fiz.

É por isso que eu digo que os professor do 1º ciclo são os mais importantes de todo o percurso académico de um aluno.

Foi por isso que eu no ano passado mudei o meu filho de colégio (andava no 3º ano do 1º Ciclo). Cheguei à conclusão que que a professora estava 3 dias sem lhes dar qualquer exercício de matemática.[8b][8b][8b]
Além de exercícios impossíveis de resolver.
E para não falar de avaliações com erros de Português.

qual era a formação académica da dita?

leitura obrigatória:
43003.jpg

Livro
ler com atenção o capítulo sobre a formação de professores (Luísa Araújo, pedagoga – Instituto Superior de Educação e Ciências)

posso dar um exemplo engraçado que aconteceu a um conhecido com o filho no 1º ciclo

qual dos seguinte números tem o mesmo algarismo na casa da centenas e das unidades
a) 1230 b) 1515 c) 2389 d) 2323

resposta do puto b)1515

professora não dá cotação máxima, o pai vai perguntar porque. a resposta foi porque no manual vem d)2323

não a resposta certa não era b e d, era apenas d, porque no manual de apoio ao professor vem d)

a professora não teve capacidade de ver que havia uma gralha naquela questão.

ora isto não cria confusão na cabeça das crianças [8b][8b][8b] como pode um pai ajudar o filho na escola com uma besta destas a ensinar.

se fosse comigo era uma carta escrita para o ministério, aquela professora nem que trabalhasse o resto da vida devia ter uma avaliação positiva para subir de escalão.

Back