Que confusão este tópico vai. O mais curioso são os orçamentos.
Tenho um carro igual e troquei embraiagem e bronzes à pouco tempo.
Antes demais, se o único sintoma é o barulho de rolamento a frio, deixa andar. Isso provavelmente ainda faz muitos KM.
Em relação a preços, basicamente é isto:
- Kit de embraiagem LUK com bomba SACHS: 170€. Preço numa loja Centrauto sem desconto, online anda à volta do mesmo.
- Óleo da caixa MOTUL arranja-se online a cerca de 10€ o litro. São necessários 2.5L. No entanto, recomendo-te procurar o original ELF 75W80, pois a caixa é um pouco esquisita.
- Bronzes de biela custaram 40€, mas arranja-se um pouco menos.
- Parafusos paguei 35€ de origem. Alguns mecânicos não trocam.
- Junta do carter 15€.
Os orçamentos, como referi, são o mais curioso. Basicamente passa-se sempre o mesmo, uns fazem um orçamento justo, outros roubam um pouco, e os outros roubam bem. O preço do material encontra-se facilmente online, o tempo e valor da mao-de-obra é que pode variar. No entanto, é incrível como existem diferenças de centenas de euros.
oleo elf 5W30(74€) + bronzes(77€)+parafusos(3€ cada, deve levar 8) + tampa carter(25€) + kit embraiagem LUK(173€) + filtro oleo(7€)+ 23% IVA + 150€ mao obra.
O que acham destes valores?
O óleo correcto para esse motor é 5W40. Bronzes estão caros. Kit de embraiagem se for com bomba/rolamento está ok, assim como o valor da mão-de-obra.
Tenho aqui umas duvidas que gostaria que me ajudassem, tinha outro orçamento de um suposto kit embraiagem da Sachs que custava 150 + 111€ do rolamento, ou seja 261€, de uma marca que supostamente é inferior á LUK, não é estranho? O da LUK com Iva fica a 212€(rolamento, disco e prensa) sao 49€ mais barato.
Outra duvida, pessoal no orçamento da renault fala lá de um Receptor, no orçamento da embraiagem, isto é o que mesmo?
LUK é equivalente a SACHS, é indiferente a marca desde que a preço justo.
Um kit de embraiagem "normal" vem com prensa, disco e rolamento de encosto. Acontece que neste motor/caixa o rolamento é também a bomba, daí ser vendido à parte. Existe uma bomba hidráulica junto ao pedal de embraiagem, e o tal dentro da caixa, dái o nome receptor. O sistema usa o óleo dos travões.