L mirandés

Parece que não.

Para quem for da zona de Leiria, sempre gostaria de saber, quantos conhecem o Calão de Mirense, que era um dialecto muito usado por causa de trocas comerciais.

Deixo aqui um pequeno Vocabulário

E uma noticia do Região de Leiria sobre o assunto

Isso é calão e em todo o país e o calão é usado ,inclusive em lisboa se usa o calão, ou seja outras palavras em substituição da palavra original.

De qualquer modo nada tem a vez com uma lingua propriamente dita.

Vais-me desculpar Nephilim mas o teu comentário parece vindo de um labrego.

"já tinha acabado há muito"...

Há umas semanas encontraram na Austrália um rapaz que ainda falava um dialecto perdido dos aborígenes e isso foi razão de grande júbilo por parte da comunidade aborígene e australiana.

Em Portugal temos o mirandês, a segunda língua a ser falada nesse país, a ser tratado como lixo! [8b]

A riqueza cultural de um povo não vos interessa?

Já agora acaba-se também com o Português, falamos todos Inglês porque é o mais útil. [8b][8b][8b]

Acho piada quando digo que Portugal não tem razão de existir num contexto ibérico, vem logo as comadres todas como se as filhas tivessem sido violentadas defender a identidade e cultura nacional, que são as primeiras agora a perguntar qual é a utilidade do Mirandês.[8b] Se calhar devem pensar que identidade nacional é a possibilidade de pedir uma imperial em vez de uma caña na 24 de Julho.

Isso é calão e em todo o país e o calão é usado ,inclusive em lisboa se usa o calão, ou seja outras palavras em substituição da palavra original.

De qualquer modo nada tem a vez com uma lingua propriamente dita.

No contexto da Riqueza Cultural e Identidade, interessa.

E quem o afirma até é a UNESCO.

Existem cerca de 6000 linguas e dialectos no mundo e cerca de 3000 estão em risco de desaparecer.
A UNESCO estima que até ao ano 2050 desaparecerão cerca de 90%.
A proporção desta tendência deve-se ao facto de 96% de todas as línguas serem faladas apenas por 3% da população mundial, ou seja, são as línguas das pequenas comunidades que estão mais ameaçadas.
Com um total de 196, a Índia encabeça a lista de países com maior número de línguas ameaçadas. É seguida pelos EUA com 192 e pela Indonésia com 147.

Algumas destas línguas são faladas por apenas meia dúzia de pessoas. Pode ver-se o atlas das línguas em risco aqui.

A biodiversidade das espécies está para a vida na Terra como esta diversidade das linguas está para a cultura humana e por isso é de facto imperioso proteger estas línguas étnicas.

Segundo George Steiner, uma língua que desaparece é um mundo que se acaba.

De acordo com a UNESCO para travar esta tendência é necessário recorrer à educação, aos media, à criação de museus assim como à recriação teatral de costumes.

A maior ameaça actual é a simplificação de exigida pela internet, mas no passado a rádio e a televisão já fizeram bastantes estragos.

No território nacional a lingua mais falada é inquestinavelmente o português, tendo no entanto o mirandês também o estatuto maior de língua e não de dialecto, como aconteceu no passado.

Apesar disso, existem em algumas regiões do país calões próprios, como é o caso de Mira de Aire e Minde.

No último Região de Leiria, o calão mirense mereceu destaque.

Segundo Carlos Alberto "actualmente não ultrapassarão a dúzia o número de pessoas que dominam o calão mirense, código linguístico com três séculos nascido em Mira de Aire e que corre o risco de desaparecer para sempre."

O que deve ser feito para preservar esta forma de cultura própria e única do nosso concelho?

(Bio)diversidade cultural em risco - Vila Forte

UNESCO Culture Sector - Intangible Heritage - 2003 Convention : UNESCO Interactive Atlas of the World?s Languages in Danger - O tal link que vai dar à UNESCO sobre as línguas em risco.

Parece que o interesse pelo mirandês é superior ao interesse pela pluralidade política... não é muito fácil compreender este povo.

Já agora acaba-se também com o Português, falamos todos Inglês porque é o mais útil. [8b][8b][8b]

Na minha universidade há professores portugueses que querem leccionar as suas disciplinas em inglês... vamos processá-los?

a língua portuguesa contribuiu bastante para a identidade nacional de Portugal, por isso é essa a língua que tem que ser defendida, sob pena de nos dividirmos.

Não percebo porque é que esta língua merece ser preservada, enquanto o Latim, o Galaico-Português, entre outras, foram dando, com naturalidade, origem à nossa língua actual, o Português.

Agora andam a ensinar esta inutilidade nas escolas? O tempo que gastam a aprender essa inutilidade era melhor que o gastassem a estudar Português e Inglês. O Mirandês serve exactamente para quê? Eu já fui muitas vezes a Miranda e nunca ouvi ninguém a falar mirandês...

Manda cada entrada a pés juntos que até assusta. É neste e noutros tópicos.

Lembre-se que o fórum não foge, os utilizadores sim.

Eu sei que é uma lingua, mas para que serve? e quem fala?
Não serve para absolutamente nada, aliás ao ensinar-se esta inutilidade nas escolas serve para estoirar o dinheiro dos contribuintes.
dizer que é a 2ªlingua oficial de portugal é no minimo optimista, ninguem a fala em sitio nenhum de portugal só mesmo numa pequena zona e mesmo assim a lingua é falada mais por gracinha que por necessidade.
Nem em Miranda do Douro se fala, já fui "n" vezes a Miranda e nunca ouvi ninguém a falar Mirandês.

Resumindo, o Mirandês não serve para absolutamente nada mas é politicamente incorrecto dizê-lo porque "é cultura" e bla bla bla...

Tonux, fazia a gentileza de aprofundar o que sublinhei. Eu gostaria de saber mais sobre o assunto,...das línguas Lionesas, sua interligação e história.
Eu sou da Área raiana de Vilar Formoso, e sei que os contrabandistas também tinham uma línguagem própria, que foi passando, por causa da polícia, chamavam-lhe o Arraiano. [;)]

Olá Maria Helena

Acerca deste assunto está aqui este link interessante, explicando porque se fala lionês nesta parte do País:

http://www.romaniaminor.net/ianua/Torino/Torino05.pdf

Na zona de Salamanca também se falava lionês. Penso que, em tempos idos, também o astur-lionês se falasse na zona de Vilar Formoso, até ser completemente absorvido pelo galego-português, em virtude do posterior repovoamento galaico da região. Isto passou-se em plena reconquista da Península Ibérica aos mouros. Até há quem diga que a primeira língua de Dom Afonso Henriques foi, precisamente, o lionês, devido às origens da sua mãe... mas pode ser pura especulação.

Edit: De lembrar que, na Idade-Média, o Reino de Leão foi um dos mais importantes (senão o mais importante) reinos Peninsulares.

Last edited:
Back