L mirandés

Buona nuite

Buona nuite

Oulá

Mius amigos, se mo permiten, bou-me çpedir an Mirandés, por hoije. Yá ye tarde. Manhana you eiqui starei de nuobo pa cuntinar la nuossa cumbersa an Pertués.
Buona nuite a to'ls amigos.

"Olá

Meus amigos, se me permitem, vou-me despedir em Mirandês, por hoje. Já é tarde. Amanhã eu aqui estarei de novo para continuar a nossa conversa em Português.
Boa noite a todos os amigos."

Os dialectos raianos usados pelos contrabandistas (e, em tempos, por outras pessoas ligadas à clandestinidade) n se costituem como Língua, como o Mirandês.
Constituiam (constituem) códigos funcionais e, tb, identitários (q supera "identificador", pq pretende criar e manter uma identidade, uma coesão social).

Eu sei que é uma lingua, mas para que serve? e quem fala?

dizer que é a 2ªlingua oficial de portugal é no minimo optimista, ninguem a fala em sitio nenhum de portugal só mesmo numa pequena zona e mesmo assim a lingua é falada mais por gracinha que por necessidade.

A vida não são só necessidades, afinal de contas são as gracinhas que lhe dão colorido.

Vais-me desculpar Nephilim mas o teu comentário parece vindo de um labrego.

"já tinha acabado há muito"...

Há umas semanas encontraram na Austrália um rapaz que ainda falava um dialecto perdido dos aborígenes e isso foi razão de grande júbilo por parte da comunidade aborígene e australiana.

Em Portugal temos o mirandês, a segunda língua a ser falada nesse país, a ser tratado como lixo! [8b]

A riqueza cultural de um povo não vos interessa?

Não te esforces o Nephilim é o unico habitante de Portugal que fala sem sotaque.

Agora andam a ensinar esta inutilidade nas escolas? O tempo que gastam a aprender essa inutilidade era melhor que o gastassem a estudar Português e Inglês. O Mirandês serve exactamente para quê? Eu já fui muitas vezes a Miranda e nunca ouvi ninguém a falar mirandês...

Nem eu... até pensava que essa lingua já estivesse extinta á decadas.... nao sei para que serve saber essa lingua que nem é praticamente usada.

A vida não são só necessidades, afinal de contas são as gracinhas que lhe dão colorido.

Em espanha tem varias linguas mas todas sao usadas normalmente por milhares de pessoas fazem parte das televisoes das diferentes regiões (paises como eles dizem) ....nesse caso tem utilidade... e esta lingua de Mirandés é usada por quantas pessoas?

Estive cerca de 10 meses em Miranda. Tem (no minimo) duas coisas absolutamente fantásticas: As arribas do Douro e o Castro de Vale de Águia.

Recomendo vivamente.

Em espanha tem varias linguas mas todas sao usadas normalmente por milhares de pessoas fazem parte das televisoes das diferentes regiões (paises como eles dizem) ....nesse caso tem utilidade... e esta lingua de Mirandés é usada por quantas pessoas?

Continuas sem perceber a vida não são só utilidades e necessidades, quem pensa assim acho que deve uma vida bem cinzenta, o Mirandes pode não servir para nada mas faz parte da cultura e das raízes portuguesas ( só por isso deve ser estudada e preservada) e há quem goste de o preservar e o estudar e tire prazer disso, logo qual é o mal de uma pessoa tirar prazer do que faz, nem que seja pelo prazer de saber.

Última edição:
20 mil pessoas a falar mirandês?

Acredito que existam mais do que 20 mil pessoas cá em Portugal a falar crioulo...![:D] Mas isso agora não interessa nada.

O Mirandês é fácil de entender (se for a ler devagarinho melhor).

Por acaso é uma "lengua" bonita de se ler! [:D]

Não há mal nenhum desde que o faça a titulo particular. Agora andar a ensinar esta inutilidade em escolas públicas só mesmo para estoirar o dinheiro dos contribuintes...

Infelizmente o Estado estoira dinheiro em coisas muito mais inuteis (Estádios de futebol por ex.) e ninguém se queixa, quando é para gastar meia duzia de euros para preservar para da nossa cultura e das nossas tradições, já acham mal, até aposto que em vez de Mirandes fosse Lisbones algumas pessoas já não se vinham queixar.

20 mil pessoas a falar mirandês?

Acredito que existam mais do que 20 mil pessoas cá em Portugal a falar crioulo...![:D] Mas isso agora não interessa nada.

O Mirandês é fácil de entender (se for a ler devagarinho melhor).

Por acaso é uma "lengua" bonita de se ler! [:D]

E outras tantas a falar Alemão, Romeno, Russo, Ingles, etc., e depois o que é que essas linguas teem a ver com a cultura portuguesa? Nada, digo eu. Os Mirandeses não são estrangeiros são portugueses e teem uma lingua propria e oficial.

Lhengua

Infelizmente o Estado estoira dinheiro em coisas muito mais inuteis (Estádios de futebol por ex.) e ninguém se queixa, quando é para gastar meia duzia de euros para preservar para da nossa cultura e das nossas tradições, já acham mal, até aposto que em vez de Mirandes fosse Lisbones algumas pessoas já não se vinham queixar.

Nem mais.

Miranda já sofreu muito para o que deu a Portugal.

Continuas sem perceber a vida não são só utilidades e necessidades, quem pensa assim acho que deve uma vida bem cinzenta, o Mirandes pode não servir para nada mas faz parte da cultura e das raízes portuguesas ( só por isso deve ser estudada e preservada) e há quem goste de o preservar e o estudar e tire prazer disso, logo qual é o mal de uma pessoa tirar prazer do que faz, nem que seja pelo prazer de saber.

Concordo em absoluto.
E ainda bem que há quem se interesse por preservar as nossas raizes[;)]

eu tento fazer o mesmo mas noutras areas

Mas como disseste e bem é mais por prazer de o fazer que por uma necessidade propriamente dita de essa lingua continuar a existir.

Mas fico contente de saber que ha que se esforce por isso e desejo o maximo sucesso, já agora gostava de ouvir mirandes qdo fosse a essa localidade[:p] e que das outras vezes nao ouvi ninguem a falar.

Concordo em absoluto.
E ainda bem que há quem se interesse por preservar as nossas raizes[;)]

eu tento fazer o mesmo mas noutras areas

Mas como disseste e bem é mais por prazer de o fazer que por uma necessidade propriamente dita de essa lingua continuar a existir.

Mas fico contente de saber que ha que se esforce por isso e desejo o maximo sucesso, já agora gostava de ouvir mirandes qdo fosse a essa localidade[:p] e que das outras vezes nao ouvi ninguem a falar.

Hoje existem mais falantes do que a 20 anos atras e se o trabalho de divulgação continuar de aqui a 20 anos existiram muitos mais, são coisas que levam o seu tempo. Temos o exemplo espanhol se as linguas regionais não se tivessem tornado co oficiais a par do castelhano hoje o galego e o catalão não teriam a importancia que teem.

Hoje existem mais falantes do que a 20 anos atras e se o trabalho de divulgação continuar de aqui a 20 anos existiram muitos mais, são coisas que levam o seu tempo. Temos o exemplo espanhol se as linguas regionais não se tivessem tornado co oficiais a par do castelhano hoje o galego e o catalão não teriam a importancia que teem.

Em que localidades se fala o mirandes?

Voltar
Superior