Estive agora dentro de um Laguna III. Cheguei a casa e tinha-o à porta, é de um rapaz que vende Renaults (muito prestável, btw). Estivemos à conversa e disse-me que era o 2.0dCi de 170cv, versão base. Tinha AC bizona, cruise-control, bancos em pele e tecido e mais umas mariquices. Tudo de série. Tinha como opcional o GPS com aquele manípulo. Mexi um bocadito e pareceu-me fácil de usar, mas é uma coisa feita para usar com o carro parado.
Bem, mas mesmo sendo uma versão base... gostei bastante do interior do carro! Os bancos são espectaculares, parecem feitos à medida (à frente e atrás), e têm estilo! O tablier não segue a moda de outros carros, é curtinho e o vidro não termina a quilómetros de distância do condutor. Além disso tem um design agradável (gosto daquela curva inferior), embora em preto fique algo matacão na parte superior. Creio que com a madeira clarinha e o bege ficará perfeito.
O interior também parecia bem montado e sem grandes folgas, apesar de não ter gostado muito do material a imitar alumínio.
Resumindo, senti-me bem dentro daquele interior, é acolhedor e tem um aspecto robusto. O espaço é que não é muito... comparando com a Passat, o carro é minúsculo. Mas os franceses continuam a saber acolher as pessoas, não sei como o fazem (escolha de materiais, desenho, etc) mas sabem.
Por fora continua feio. A traseira vai-se entranhando e vale-lhe que, má ou boa, tem personalidade. Agora a frente... rapidamente vai ficar anónima. Continuo sem estar convencido.
P.S.: Comentei a qualidade dos interiores daqui a uns anos, e ele garantiu que a Renault fez vários esforços no sentido de aumentar a qualidade. Vamos ver isso, sou céptico nesse aspecto, pois não é a primeira vez que a Renault diz que aumentou a qualidade e se vem a verificar que tal não é verdade.