Laguna III, 1º lugar no TOP 3 do índice de satisfação, na Alemanha...

A frente do carro e os interiores estão espectaculares. Só não gosto tanto da traseira, mas me começa a entrar também. Já hoje vi um à noite a subir para Sintra em ranholas e os faróis de LED's até dão um efeito bem giro ao carro na escuridão...
Alguém já tem fotos do carro à noite?

Bem, acabei de passar por 2 lagunas em exposição no Odivelas Parque e a primeira impressão foi de...muito melhor ao vivo do que em fotografia.

Gostei muito da frente (nas fotos nem por isso) e a traseira "come-se". Ao vivo aceita-se melhor do que nas fotos. Quanto aos interiores, nada a dizer, apenas que, para mim, estão fantásticos!

No entanto, nem sequer entrei, a observação foi mesmo de passagem e essencialmente da estética.

Mas......e há sempre um mas......há algo que me deixou "preocupado". É que, apesar da grande aposta qualitativa da Renault neste Laguna, das 4 jantes de liga leve, 2 tinham pesos exteriores de calibragem com ~10cm:eek:, 1 tinha um peso com ~12cm:eek: e a restante tinha um peso com ~8cm.

Isto demonstra desde logo que as JLL de origem, pelo menos naquela unidade, parecem vir feitas num oito e demonstra grande falta de cuidado na apresentação de um produto de 40000€. Espero bem que seja caso unico.[8b]

Não fui vê-lo ao stand mas já o vi ao vivo...

Estéticamente está um pouco "passpartout". Consegue ser discreto (o raio do carro era preto...) e ao mesmo tempo transmite solidez. A lateral é quase quase "copy - paste" do Laguna II ao passo que a frente me faz lembrar a do Clio II Fase I quando está equipado com os fárois de dupla óptica. [:D]

De notar o bom gosto na colocação dos cromados. No local certo e sobretudo na quantidade exacta, sem cometer exageros.

Vou ver se um dia destes vou ver melhor o carro...

Bem, acabei de passar por 2 lagunas em exposição no Odivelas Parque e a primeira impressão foi de...muito melhor ao vivo do que em fotografia.

Gostei muito da frente (nas fotos nem por isso) e a traseira "come-se". Ao vivo aceita-se melhor do que nas fotos. Quanto aos interiores, nada a dizer, apenas que, para mim, estão fantásticos!

No entanto, nem sequer entrei, a observação foi mesmo de passagem e essencialmente da estética.

Mas......e há sempre um mas......há algo que me deixou "preocupado". É que, apesar da grande aposta qualitativa da Renault neste Laguna, das 4 jantes de liga leve, 2 tinham pesos exteriores de calibragem com ~10cm:eek:, 1 tinha um peso com ~12cm:eek: e a restante tinha um peso com ~8cm.

Isto demonstra desde logo que as JLL de origem, pelo menos naquela unidade, parecem vir feitas num oito e demonstra grande falta de cuidado na apresentação de um produto de 40000€. Espero bem que seja caso unico.[8b]
Parece que é assim em quase todas as jantes, pelo menos das que vi hoje, o que se lamenta...

Outra coisa que não gostei foi não haverem luzes de cortesia nas portas traseiras, como existem nas dianteiras, existindo apenas reflectores! [s)]

Parece que é assim em quase todas as jantes, pelo menos das que vi hoje, o que se lamenta...

Outra coisa que não gostei foi não haverem luzes de cortesia nas portas traseiras, como existem nas dianteiras, existindo apenas reflectores! [s)]

Não me digas que não é unico! :sh) É que aquilo salta (negativamente) á vista![8b] A das luzes de cortesia não reparei, mas porra, até a minha Scenic tem!

Acho que o vendedor também não demonstrava grande interesse em deixar que o pessoal entrasse dentro do carro... Por isso, a observação tinha que ser mesmo só do exterior do carro.
Eu também passei agora por lá e um dos pormenores que eu reparei, também foi esse dos contra-pesos nas jantes, e aquilo não fica nada bonito.
Outro pormenor foi o das escovas poderem roçar no capot quando são levantadas do pára-brisas. Acho que é uma falsa questão, pois deu-me a entender que se abrirmos o capot e só depois levantarmos as escovas, estas passam por baixo daquele e assim já não arranham a pintura. Acho que isto não é tanto um defeito, mas mais um feitio.

BTW, o preto que lá estava, estava espectacular. Fiquei [br:)][br:)][br:)]

Não me digas que não é unico! :sh) É que aquilo salta (negativamente) á vista![8b] A das luzes de cortesia não reparei, mas porra, até a minha Scenic tem!
Sim, também reparei, daí ter referido... Mas, repara, não sei se nas de 18'' também há esse "problema"!

As luzes, sim, fez-me confusão e até o vendedor não sabia responder, mesmo depois de ter perguntado aos outros. Porém, da observação mais atenta, concluiu-se que as portas de trás não as têm... [s)]

Renault Laguna - comparação entre o II e o III.

Renault Laguna - comparação entre o II e o III.

Depois de ler os tópicos sobre o Laguna III neste fórum fiquei com a impressão de que há uma ideia errada sobre a qualidade dos carros Renault, especialmente no que toca ao Laguna II.
Muito se falou sobre a suposta má qualidade de construção e má fiabilidade do Laguna II.

Tenho cá em casa uma Laguna II 1.6 16v desde 06-2001 e ainda hoje penso que foi a melhor opção.

Após mais de 190.000km o carro continua sólido como um Airbus, os materiais não são tão agradáveis ao toque como os de um Mercedes ou BMW, mas pura e simplesmente não há folgas nos paineis.

O ESP que não vinha de série na Previlege nunca chegou a fazer falta, os travões e o comportamento em curva chegam mesmo para curvas que não se devem fazer numa carrinha familiar.

O conforto, mesmo não sendo tão bom como um C5 mas é mais confortável que um 320i dos novos ou antigos.

Em termos de mecânica o carro foi mais honesto que a marca.
Os dois únicos problemas que deu: Um problema do ficheiro da centralina que desafinou a ignição e uma pequena peça da distribuição que acabou por custar 180€ foram pretexto para uma oficina Renault nos querer burlar em 1500€, pois queriam "substituir os geradores eléctricos da direcção assistida e do Ar Condicionado, assim como mudar o cabo da ignição"...

E o novo Laguna parece (ainda) melhor a todos os níveis, não deviam dar-lhe uma chance antes de o crucificarem?

Estive agora dentro de um Laguna III. Cheguei a casa e tinha-o à porta, é de um rapaz que vende Renaults (muito prestável, btw). Estivemos à conversa e disse-me que era o 2.0dCi de 170cv, versão base. Tinha AC bizona, cruise-control, bancos em pele e tecido e mais umas mariquices. Tudo de série. Tinha como opcional o GPS com aquele manípulo. Mexi um bocadito e pareceu-me fácil de usar, mas é uma coisa feita para usar com o carro parado.

Bem, mas mesmo sendo uma versão base... gostei bastante do interior do carro! Os bancos são espectaculares, parecem feitos à medida (à frente e atrás), e têm estilo! O tablier não segue a moda de outros carros, é curtinho e o vidro não termina a quilómetros de distância do condutor. Além disso tem um design agradável (gosto daquela curva inferior), embora em preto fique algo matacão na parte superior. Creio que com a madeira clarinha e o bege ficará perfeito.

O interior também parecia bem montado e sem grandes folgas, apesar de não ter gostado muito do material a imitar alumínio.

Resumindo, senti-me bem dentro daquele interior, é acolhedor e tem um aspecto robusto. O espaço é que não é muito... comparando com a Passat, o carro é minúsculo. Mas os franceses continuam a saber acolher as pessoas, não sei como o fazem (escolha de materiais, desenho, etc) mas sabem.

Por fora continua feio. A traseira vai-se entranhando e vale-lhe que, má ou boa, tem personalidade. Agora a frente... rapidamente vai ficar anónima. Continuo sem estar convencido.

P.S.: Comentei a qualidade dos interiores daqui a uns anos, e ele garantiu que a Renault fez vários esforços no sentido de aumentar a qualidade. Vamos ver isso, sou céptico nesse aspecto, pois não é a primeira vez que a Renault diz que aumentou a qualidade e se vem a verificar que tal não é verdade.

Depois de ler os tópicos sobre o Laguna III neste fórum fiquei com a impressão de que há uma ideia errada sobre a qualidade dos carros Renault, especialmente no que toca ao Laguna II.
Muito se falou sobre a suposta má qualidade de construção e má fiabilidade do Laguna II.

Tenho cá em casa uma Laguna II 1.6 16v desde 06-2001 e ainda hoje penso que foi a melhor opção.

Após mais de 190.000km o carro continua sólido como um Airbus, os materiais não são tão agradáveis ao toque como os de um Mercedes ou BMW, mas pura e simplesmente não há folgas nos paineis.

O ESP que não vinha de série na Previlege nunca chegou a fazer falta, os travões e o comportamento em curva chegam mesmo para curvas que não se devem fazer numa carrinha familiar.

O conforto, mesmo não sendo tão bom como um C5 mas é mais confortável que um 320i dos novos ou antigos.

Em termos de mecânica o carro foi mais honesto que a marca.
Os dois únicos problemas que deu: Um problema do ficheiro da centralina que desafinou a ignição e uma pequena peça da distribuição que acabou por custar 180€ foram pretexto para uma oficina Renault nos querer burlar em 1500€, pois queriam "substituir os geradores eléctricos da direcção assistida e do Ar Condicionado, assim como mudar o cabo da ignição"...

E o novo Laguna parece (ainda) melhor a todos os níveis, não deviam dar-lhe uma chance antes de o crucificarem?
Sabes q aqui 95 % dos users idolatram tudo o q seja alemao principalmente bms, mesmo sem terem metido o traseiro dentro dum [;)]. Pra eles só conta a qualidade de construçao e a potencia do motor, o conforto q se lixe, "eu tenho um bm !!!! "

Já que tens um Laguna II 1.6 de 2001 com 190 mil kms e conheço também um igual de 2002 com 65 mil kms que quando se acelera a baixa rotação o tablier vibra e range todo, assim como a tampa do cinzeiro, o plástico da "caixa" do apoio de braços (que deve ser o mesmo noutras partes do interior) e sobretudo as pegas das portas e a manete da caixa de velocidades desgastam-se/ riscam-se facilmente, aproveito para perguntar se não acontece o mesmo no teu...suponho que sim. De resto, o carro teve logo de inicio um problema que fazia os pneus dum lado desgastarem-se mais que do outro e recentemente o rádio deixou de funcionar…que eu saiba não deu mais nenhum problema. Tem-se comportado razoavelmente bem e é globalmente um bom carro. Como referiste, é confortável (sem ser uma referencia na minha opinião) e tem um bom comportamento dinâmico. O motor não surpreende, mas satisfaz.

Cumprimentos.

quando se acelera a baixa rotação o tablier vibra e range todo, assim como

Isso também acontecia no 1.9dci que passou cá por casa. Passado uns tempos habituas-te e já achas normal... [:D]
D1S0RD3R se reparares a maiorias das queixas que existem são em relação ao motor 1.9dci e não às restantes motorizações.
O Laguna II foi o carro com mais equipamento e gadgets que me passou pelas mãos e isso fez com que me marcasse bastante, em relação ao resto (motor e montagem) em comparação com o carro em que ando actualmente o laguna II é bastante inferior.

P.S.: Comentei a qualidade dos interiores daqui a uns anos, e ele garantiu que a Renault fez vários esforços no sentido de aumentar a qualidade. Vamos ver isso, sou céptico nesse aspecto, pois não é a primeira vez que a Renault diz que aumentou a qualidade e se vem a verificar que tal não é verdade.
Áahhh não sejas assim, não é mentira que a qualidade tem vindo a subir, podes é dizer que os materiais iniciais ao aumento de qualidade era maus (comparados aos alemães), "Roma e Pavia não se fizeram num dia".

Áahhh não sejas assim, não é mentira que a qualidade tem vindo a subir, podes é dizer que os materiais iniciais ao aumento de qualidade era maus (comparados aos alemães), "Roma e Pavia não se fizeram num dia".
Ora, mas o que acontece é que, ou o ponto de partida era muito mau, ou a subida tem-se efectuado lentamente ou aplicada nos sítios errados, isto porque os Renault, apesar de terem agora mais materiais agradáveis à vista ou tacto, não eram um prodígio de montagem, não resistindo pacificamente ao passar do tempo.

E isso nota-se também pelos comentários de algumas pessoas, que dizem que notam grande diferença deste Laguna para outros modelos anteriores da Renault, o que que pode querer dizer uma de duas coisas: ou a qualidade subiu muitíssimo, ou então o antigo ponto de referência para a qualidade era muito baixo.

Esqueci-me de referir há bocado, mas perguntei ao rapaz que me mostrou o carro quando vinha o 1.5, e ele disse que era para o próximo ano (não sei se ele disse Verão...). Disse para contar com cerca de 30.000 euros, com equipamento igual áquele onde me sentei. Acho muito bom, o que se compra deste segmento diesel por 30.000 euros?

Voltar
Superior