Land Rover: Defender, Discovery, Range Rover ...

Eles roçam. Muito ligeiramente e só em algumas manobras, deve depender da suspensão estar mais ou menos comprimida, mas por vezes ouve-se.
Tenho que investigar melhor.
Sendo possível, homologaria estes em vez de trocar.

Eles roçam. Muito ligeiramente e só em algumas manobras, deve depender da suspensão estar mais ou menos comprimida, mas por vezes ouve-se.
Tenho que investigar melhor.
Sendo possível, homologaria estes em vez de trocar.

Se roçar em cruzamentos de eixos, eles não testam isso na inspeção técnica. Andam um pouco com o carro e vêm se ao virar roça nalgum sítio.

Não sabendo bem qual o tipo de utilização que lhe pretendes dar, 235/70/16 é um excelente compromisso.

Eu andei anos com uns e fiz muita coisa. Subi para os 235/85 pois queria um pouco mais de altura ao solo porque fazia muito TT em zona com muita pedra (na altura andava muito à volta do Porto). Tenho mantido a medida, mais por habituação, do que propriamente por necessidade :)

Estive a investigar melhor hoje. Ele roça ao virar ao virar a direcção, na parte mais dianteira das saias (o plástico na parte mais baixa das portas e painel do guarda lamas, não se se posso chamar aquilo de saia). Acontece que essas peças estão mal seguras na ponta que fica jádentro do guarda lamas, têm os parafusos/grampos partidos dos dois lados. Segurando-as na posição em que era suposto estarem, não roça.

20260417-162422.jpg

À partida amanhã vou conseguir fazer-lhe o baptismo fora de estrada. Apenas estradões de terra e pouco mais porque vai a familia toda e ainda não conheço os limites do carro.

Quanto ao tipo de utilização a dar: definitivamente aquela para a qual 235/70 chega bem. Na verdade isto veio com pneu a mais para mim [:D]

Last edited:
Entretanto usando este espaço como DB, uma vez que o meu DB lá em cima acabou por se tornar um cantinho do encontro das Mégane IV.

Aqui o primeiro e até agora único arranjo que já levou. O encaixo de um dos cintos traseiros vinha assim (não tirei foto antes de o tirar para fora). A substituição não me pareceu difícil, por isso mãos à obra.

URL]

(O autocolante é do encaixe "novo").
O trabalho começou por retirar a tampa de plástico que fica a tapar o espaço que sobra entre este encaixe e o cinto do lugar do meio. Rebate-se o banco e levanta-se a parte do assento, por baixo há dois pequenos parafusos um ao lado do outro que seguram essa tampa. Retirados os parafusos, para a tampa sair ainda é um pouco tricky: a mesma é frágil como tudo, é preciso andar a manobra-la.
Com a dita tampa já fora.

20260414-151834.jpg

Retirada a tampa, basta desapertar a peça e inverter o processo para colocar a nova.

20260414-152558.jpg

O parafusos é longo e o espaço para a chave roda é reduzido, pelo que acaba por ser um trabalho mais longo e tedioso que o desejado. Convém que fique bem apertado.

No fim é voltar a colocar a tampa.

20260414-152810.jpg

Aqui ainda com os parafusos desapertado, que a comprimento contra o banco, não fica com aquela folga.

E já está! fácil!
Próximo passo vai ser o depósito dos mija mija

Como o destino achou piada ao meu post de ontem sobre a mudança do encaixe do cinto, hoje deixou de funcionar o outro do lugar traseiro [:D]

Entretanto tudo muda em relação a pneus: vieram cá parar 4 BF. Também estes em medida não homologada... Mas não roçam.

20260418-175427.jpg

O encaixe do cinto já está encomendado e também já tenho onde arranjar o HEVAC (unidade do AC).

Preciso agora ver a dimensão dos filtros de habitáculo, pois parece-me que há duas referências. Vou encomendar junto com o filtro de ar e substituir tudo. Óleo sei que foi substituído há relativamente pouco tempo.

Neste fim de semana foram os primeiros dias que andei mais com ele. Apercebi-me que o fecho central tem vida própria [:D] De vez em quando tranca ou destranca sozinho quando em andamento. Estive a ver vídeos de experiências de proprietários, e parece ser comum. Tenho de investigar a causa.

Last edited:
Entretanto tudo muda em relação a pneus: vieram cá parar 4 BF. Também estes em medida não homologada... Mas não roçam.

20260418-175427.jpg

O encaixe do cinto já está encomendado e também já tenho onde arranjar o HEVAC (unidade do AC).

Preciso agora ver a dimensão dos filtros de habitáculo, pois parece-me que há duas referências. Vou encomendar junto com o filtro de ar e substituir tudo. Óleo sei que foi substituído há relativamente pouco tempo.

Neste fim de semana foram os primeiros dias que andei mais com ele. Apercebi-me que o fecho central tem vida própria [:D] De vez em quando tranca ou destranca sozinho quando em andamento. Estive a ver vídeos de experiências de proprietários, e parece ser comum. Tenho de investigar a causa.

Welcome to the dark side 😂
Os filtros do habitáculo têm duas referências porque tens 2. Lado esquerdo e lado direito.
Tens de te lembrar de nunca deixar as chaves na ignição ou de deixar os vidros abertos.
Volta não volta dá-lhe a travadinha.

Last edited:
Mas não são os dois iguais? Pesquisando no site de pecas onde costumo encomendar aparecem-me duas dimensões diferentes.

Quanto aos pneus: perdi pouco diâmetro total, mas ganhei (reduzi) mais de 1L/100 no consumo. São mesmo muito mais leves. Os outros eram reconstruídos (insa turbo)

20260427-125509.jpg

20260427-130342.jpg

Por aqui já se fez um tímido baptismo de cruzamentos. Tem andado pouco, ainda não me aventuro muito, está a aguardar a sua vez para uma revisão, até lá só pequenos passeios.

Devagarinho tenho vindo a arranjar uma coisa aqui e outra ali. Já coloco umas imagens.

Este fim de semana começaram as obras!

20260426-165601.jpg

O primeiro foi o depósito de líquido lava-vidros. Assim que o enchia, a agua aparecia toda no chão. Era uma daquelas "torneiras" que estava mal encaixada. Foi só encaixar correctamente e ficou bem, nem precisou levar nenhum vedante.

20260426-175120.jpg

Na traseira estava o caos elétrico. Luz de travão do meio estava caída para dentro dos plásticos da tampa da bagageira e não funcionava. Luz de cortesia da tampa da bagageira também não, nem uma das de matrícula. Os plásticos do interior da tampa estavam todos soltos. Não são originais, parecem-me feitos em fibra de vidro.
Levou lâmpadas novas onde era necessário, revi ligações, prendi os plásticos convenientemente (embora os vá retirar novamente para colocar algo macio entre eles para tentar reduzir o rattling em andamento), e coloquei a luz de travão no sítio e a funcionar.

Last edited:
Substitui também o encaixe do cinto traseiro esquerdo.

20260426-150658.jpg

O processo é ligeiramente mais chato do que à direita. Começa-se por rebater o banco.

20260426-150829.jpg

Primeiro sai aquela tampa de plástico para expor o mecanismo do banco.

20260426-154234.jpg

Mas como o britânico que desenhou isto devia estar demasiado ansioso pelo seu chá das 5, desenhou com a porca na face interna daquele mecanismo. Portanto tem que sair todo para se desapertar o encaixe do cinto. Aproveitei para limpar e lubrificar tudo.

20260426-154634.jpg

Parece-me que o que falhar nisto é uma mola que conseguem ver se ampliarem. Material de pessima qualidade. E não dá para arranjar, o invólucro de plástico parte-se todo ao tentar abrir.

Além disto, tentei arranjar uma das luzes de cortesia de trás, mas percebi que é o botão de ligar e desligar que tem mau contacto interno. Se o segurar numa posição específica, ele funciona. Penso que só vou conseguir solucionar levando uma peça nova.

Mas não são os dois iguais? Pesquisando no site de pecas onde costumo encomendar aparecem-me duas dimensões diferentes.

Quanto aos pneus: perdi pouco diâmetro total, mas ganhei (reduzi) mais de 1L/100 no consumo. São mesmo muito mais leves. Os outros eram reconstruídos (insa turbo)

sim são os 2 iguais. deixo aqui a referência que comprei: 2 unidades de BTR8037 - filtro de habitáculo
se a questão das referencias é o LR , costuma significar peça original land rover

os plásticos destes modelos são fracos e não lidam bem com o passar dos anos. depois como são tabliers e restantes mais elaborados que o normal para a época e por vezes com plásticos diferentes, estando ressequidos é um filme. Uma coisa é certa, nunca faltará trabalhos a fazer.

Back