Leaf eléctrico vs Focus 1.0 MHEV

Tinhas contador para pagar os carregamentos ao condomínio?
Tinha, no meu caso era o da imagem, pois era uma situação provisória, mas existem uns que se colocam no próprio cabo da tomada.
bd215bdd688b1c53c539193ec88600a3.jpg

Mas com o financiamento deles, no final não fica mais caro?
Fizeste as contas todas!?

No meu caso não me lembro bem dos valores, mas sei que paguei de juros e outras cenas cerca de 300€ e o desconto por isso foi de 3300€ (valor de seis mil e qualquer coisa), ou seja, no final ficou mais barato 3000€, qualquer coisa com o ter mais do que um produto Nissan ou cliente Nissan. Vê bem isso.[;)]

A potência que um carro elétrico exige para carregar é cerca de 2,2kVA.

Eu em casa tenho uma potência contratada de 4,60kVA, como carrego à noite, por norma, só tenho o carro e uma máquina a trabalhar, nunca foi abaixo a luz.

Quando utilizava a eletricidade do condomínio, também nunca foi abaixo a luz, não sei qual a potência contratada pelo condomínio, mas temos 2 elevadores...

Claro, que se na garagem todos tiverem carros elétricos a carregar, o quadro não aguenta, neste caso, a EDP já tem várias soluções, com custos, claro.
Nos casos que conheço a alimentação elétrica dos elevadores é independente.

Last edited:
Ok, obrigado.

Tenho de me informar porque no prédio onde tenho o apartamento de lisboa começamos a ter esse problema, condóminos que já manifestaram interesse em carregar carros elétricos. E naturalmente é uma situação que tende para se agravar.

Last edited:
Tinha, no meu caso era o da imagem, pois era uma situação provisória, mas existem uns que se colocam no próprio cabo da tomada.

bd215bdd688b1c53c539193ec88600a3.jpg

Isso não é um contador que se liga diretamente à tomada?

O pessoal do teu condomínio era porreiro, se fosse eu não aceitava uma solução dessas, podias tirar esse contador da tomada e carregar directamente e assim não pagar o consumo que fazias.

A Noruega não é exemplo aplicável para ninguém (era bom se fosse...).
O poder de compra é incomparável com o nosso e até da Europa no geral.

Temos que pensar também se temos infraestruturas de produção de energia eléctrica para de repente termos milhões de carros eléctricos a circular, temos de dar tempo para esses infraestruturas serem pensadas e construídas, fora o impacto que têm na paisagem e no meio ambiente. Ou então se teremos de importar essa energia que logicamente terá um preço.

No meio disto tudo temos ainda o estado colado como uma lapa a umas dezenas ou centenas de euros que saca todos os meses aos orçamentos familiares, e que certamente não vai querer ser privado disso...

Tudo tem o seu tempo necessário para ser implementado, e um modelo como a Noruega que tem um poder económico esmagador e um território imenso para 5 ou 6 milhões de habitantes, é muito pouco comparável com o nosso.

A Noruega fez as contas, no caso deles, a passagem para 100% de carros electricos implicava um aumento de 6% no consumo de electricidade, estamos a falar de uma mudança gradual, apesar de VE já representarem a maior fatia das vendas ainda existem muitos ICE a circular, não sei se Portugal já fez as contas.

O estado no futuro vai colocar IUC nos VE, a questão e saber quando que valor e se vai incidir por VE vendidos antes da introdução dos IUC nos VE.

Em relação ao OP, acho que tem todas as condições para ir para um VE, seria a minha escolha.

Pessoal já tenho o 2008 "vendido" para quinta-feira....

Recomendam fazer num solicitador ou conservatório, para ficar logo tudo direitinho?
Lá tb tratam da transferência? Até pq ainda é uma quantia jeitosa.....

Costumo fazer essas coisas na loja do cidadão, no registo automóvel fica logo a mudança de registo, acho que já estão abertas a funcionar em pleno.[;)]

Costumo fazer essas coisas na loja do cidadão, no registo automóvel fica logo a mudança de registo, acho que já estão abertas a funcionar em pleno.[;)]
Não tenho nenhuma por perto....
E tb tratam da "garantia" da transferencia dos €!?

Last edited:
Isso não é um contador que se liga diretamente à tomada?

O pessoal do teu condomínio era porreiro, se fosse eu não aceitava uma solução dessas, podias tirar esse contador da tomada e carregar directamente e assim não pagar o consumo que fazias.
Sim é verdade, mas como era uma situação provisória...
Mas caso não fosse, também não se importavam, é realmente gente porreira, nunca existem problemas de vizinhança e as reuniões de condomínio demoram 30 minutos!

SIm... quando refiro em "consumo"... são todos esses itens...

Basicamente... a "única" vantagem do FOCUS é ser carro novo... porque em tudo o resto irá perder... porque o valor de aquisição é "semelhante"

Só se estivesses a falar de um LEAF novo (30.000€ +-) vs o FOCUS novo (23.000€+-)... é que as coisas aí levariam tempo...

Mas como estás perante opções de preços muito próximos... por "voltas" e voltas... o Focus ou outra viatura qualquer nesses valores, perderá sempre para o LEAF.
Leaf fica por 27k novo e com o incentivo do estado dos 3k, fora isso são 30k

Vou ver um Leaf N coneccta de 2019 por 22700€, em que dão 12k pelo meu....

Leaf fica por 27k novo e com o incentivo do estado dos 3k, fora isso são 30k

Vou ver um Leaf N coneccta de 2019 por 22700€, em que dão 12k pelo meu....

E o incentivo do Estado é aplicável a todos e ao longo de todo o ano civil?

Bem, afinal e não havendo incentivo, não me enganei no preço...

Pessoal já tenho o 2008 "vendido" para quinta-feira....

Recomendam fazer num solicitador ou conservatório, para ficar logo tudo direitinho?
Lá tb tratam da transferência? Até pq ainda é uma quantia jeitosa.....

Podes perfeitamente fazer num Solicitador ou mesmo num Advogado.

E o incentivo do Estado é aplicável a todos e ao longo de todo o ano civil?

Bem, afinal e não havendo incentivo, não me enganei no preço...
Apenas aos poucos mais de 700 primeiros clientes.....

Pois... ora e para quem já não entrar nesses primeiros 700... terá de "arrotar" os 30.000€...
Pois fora de questão....
Em ambos dão 12k pela retoma.
Um cinzento 22.740, 01/2019, 23368 km
Vermelho 23.390, 01/2019, 38000 KM

Back