Led´s

Experimenta um fiat punto de 1995, no canhão andas uma posição para trás segurando uma patilha no mesmo et voilá luzes de parque, para parar o carro em sitios pouco iluminados apenas com os minimos á frente e luzes de presença atrás[;)]... julgo que é a esse tipo de luzes que ele se refere

Isso já é assim nos FIATs à uma carrada de anos!!! Ainda nem Puntos havia e já era assim...

Led?? Tecnologia nova???
A minha Yahama R6 de 2002 já usa disso na luz traseira e nos stops!!!

Leds existem desde sempre (ok, desde que há a junção PN da electrónica)... O problema é mesmo o seu pouco rendimento luminoso face ao aquecimento...
Um dos problemas é mesmo o aquecimento!! Para as luzes da frente é preciso muita iluminação, e logo a aquecimento vai ser demasiado... Para as luzes de trás é 5* !!

Bem, não sei se te estás a referir ao que eu disse, pq eu nunca disse que os LED eram tecnologia nova. O que é tecnologia nova são FULL LED HEADLAMPS, ou seja faróis de projecção feitos apenas com tecnologia LED. Não me vais dizer que isto tb já existe desde sempre, pois não ?

Façam favor de ler convenientemente o que eu escrevo.

Eu sei o que são LED, mas tb te digo que os LED de hoje usados nos carros pouco têm a ver com os LED tradicionais. Só o principio é o mesmo, mas a tecnologia mais recente permite que eles sejam maiores, portanto produzindo mais luz, mas ao mesmo tempo com menos aquecimento, o que permite uma longevidade virtualmente ilimitada e certamente em 99% dos casos acima da longevidade dos veículos.

Experimenta um fiat punto de 1995, no canhão andas uma posição para trás segurando uma patilha no mesmo et voilá luzes de parque, para parar o carro em sitios pouco iluminados apenas com os minimos á frente e luzes de presença atrás[;)]... julgo que é a esse tipo de luzes que ele se refere

Sim... há das mais variadas formas de os ligar... nos alemães por regra é ligar o pisca, mas com o carro desligado, acende a luz de posição desse lado, noutros é uma posição a mais no selector de luzes, para outros ainda é uma posição no canhão de ignição, como é o caso dos Fiat (não sei se ainda hoje em dia se mantém, mas de alguma forma será).

Cumps

Acho que vos está a passar ao lado a principal revolução que vai ocorrer por causa dos LEDs!!!

O design dos automóveis vai poder assumir formas na dianteira que até hoje não eram possíveis, de modo a se poder alojar os faróis.

Desde 2001 que a BMW teve no E39 faróis traseiros com LEDs...
Só que são usados de maneira totalmente diferente... o LED é usado para iluminar um pedaço de acrílico que deste modo forma um tubo de luz uniforme.

(duvido que seja fibra óptica por causa da sua grossura... não sei se existe f.o. assim tão grossa.)

5SeriesRearlamp_100x75px.jpg

E este esquema é hoje em dia utilizado, que eu saiba, no 1, 3 e 5 (nos modelos com Xénon apenas, julgo eu).

BMW5series3.jpg

Quem reparar nos modelos da BMW com matrícula posterior a meados de Março deste ano também pode ver que as luzes de matrícula também utilizam LEDs, tal como já o Lexus IS faz à alguns anos.

A fibra óptica é isso mesmo... costuma-se é usar f.o. de menores diâmetros, quando se pretende, por exemplo, passar um sinal de computador...

O design dos automóveis vai poder assumir formas na dianteira que até hoje não eram possíveis, de modo a se poder alojar os faróis.

O Lancia Thesis usa LED's nas ópticas traseiras, e daí o efeito minimalista das mesmas no design da própria traseira.

800px-Lancia_Thesis_rear_20071211.jpg

O Lancia Thesis usa LED's nas ópticas traseiras, e daí o efeito minimalista das mesmas no design da própria traseira.

800px-Lancia_Thesis_rear_20071211.jpg

Um verdadeiro espanto este carro... Na altura em que foi apresentado foi apelidado de demasiado futurista e arrojado... hoje está completamente enquadrado... pena que já não exista. Temos no entanto a chegar um legítimo herdeiro de alguns conceitos que é o Delta que curiosamente foi por onde este tópico começou... [;)]

Cumps

Um verdadeiro espanto este carro... Na altura em que foi apresentado foi apelidado de demasiado futurista e arrojado... hoje está completamente enquadrado... pena que já não exista. Temos no entanto a chegar um legítimo herdeiro de alguns conceitos que é o Delta que curiosamente foi por onde este tópico começou... [;)]

Cumps
Embora a traseira ainda possa parecer interessante, aquela frente dá cabo de qualquer um
free-desktop-wallpaper-lancia-thesis-1024x768.jpg

E sim já sei que para alguns é uma coisa muito linda![:p]

Sim... há das mais variadas formas de os ligar... nos alemães por regra é ligar o pisca, mas com o carro desligado, acende a luz de posição desse lado, noutros é uma posição a mais no selector de luzes, para outros ainda é uma posição no canhão de ignição, como é o caso dos Fiat (não sei se ainda hoje em dia se mantém, mas de alguma forma será).

Grande parte dos carros, talvez a maioria, não tem 'esquemas' porque permitem deixar as luzes de presença acesas, mesmo retirando a chave.
...por existirem esquecimentos dos condutores e baterias descarregadas é que vários construtores por desligar totalmente as luzes ao retirar a chave, tendo recorrido a esquemas alternativos.
...Nos Fiat já não é como o exemplo mencionado. Existe um botão próprio para ligar as luzes de presença que só faz efeito, se accionado com o motor desligado ...e pelo menos já era assim desde 2001 no Stilo e continua a sê-lo no Bravo. ...permitindo ainda acender apenas as luzes de um dos lados, bastando deixar o pisca para o lado pretendido. ...não concordo com esta medida, mas está disponível.

Michael

Embora a traseira ainda possa parecer interessante, aquela frente dá cabo de qualquer um
free-desktop-wallpaper-lancia-thesis-1024x768.jpg

E sim já sei que para alguns é uma coisa muito linda![:p]

Pois... eu gosto... é só uma opinião...

Mais a mais depois de há uns anos ter experimentado um em condições digamos interessantes para um carro deste género e ter guiado alguns em condições mais normais, fiquei rendido...

Não digo que seja o melhor carro do mundo, longe disso, há muita coisa por aí melhor, mas gosto muito dele e acho-o muito bom...

Cumps

Peço desculpa.

O que eu queria dizer é que aquilo que vocês chamam de fibra-óptica nos BMW's são um conjunto de LED's.
São LEDs e "fibra-optica" (pelos vistos parece que é mesmo FO).

De resto basta ver na foto que coloquei que existem apenas 5 LEDs no entanto a luz visível tem uma área bastante grande!

Alta Tecnologia...

Fibra óptica não é um conjunto de LEDs

bilde

WTF? Tem alguma coisa a ver com os do Audi???

Olha que é, olha que é.

Tu preferes o 3 E90/91 LCI, eu prefiro o A4 B8.

Porque é que o que tu preferes é melhor ??

Peço desculpa.

O que eu queria dizer é que aquilo que vocês chamam de fibra-óptica nos BMW's são um conjunto de LED's.

Nada a ver...

LED's são pequenas "luzes"

Os BMW têm espiras feitas de fios relativamente finos de acrílico, que quando iluminados por uma fonte luminosa (uma lâmpada normal, um lazer, ou no caso dos BMW, um LED), transportam a luz pela espira, podendo ver-se de fora, contudo, a radiação é muito baixa, ou seja, tem luz, mas ilumina muito pouco para os lados.

fiber-optics.jpg

São LEDs e "fibra-optica" (pelos vistos parece que é mesmo FO).

De resto basta ver na foto que coloquei que existem apenas 5 LEDs no entanto a luz visível tem uma área bastante grande!

Ok já percebi [;)] .

Por acaso adoro o BMW 5 sobretudo o LCI.

Nada a ver...

LED's são pequenas "luzes"

Os BMW têm espiras feitas de fios relativamente finos de acrílico, que quando iluminados por uma fonte luminosa (uma lâmpada normal, um lazer, ou no caso dos BMW, um LED), transportam a luz pela espira, podendo ver-se de fora, contudo, a radiação é muito baixa, ou seja, tem luz, mas ilumina muito pouco para os lados.

fiber-optics.jpg

Sim sim eu agora já percebi como funciona.

Até fica com um aspecto porreiro [;)] .

Grande parte dos carros, talvez a maioria, não tem 'esquemas' porque permitem deixar as luzes de presença acesas, mesmo retirando a chave.
...por existirem esquecimentos dos condutores e baterias descarregadas é que vários construtores por desligar totalmente as luzes ao retirar a chave, tendo recorrido a esquemas alternativos.
...Nos Fiat já não é como o exemplo mencionado. Existe um botão próprio para ligar as luzes de presença que só faz efeito, se accionado com o motor desligado ...e pelo menos já era assim desde 2001 no Stilo e continua a sê-lo no Bravo. ...permitindo ainda acender apenas as luzes de um dos lados, bastando deixar o pisca para o lado pretendido. ...não concordo com esta medida, mas está disponível.

Michael

Desculpa discordar, mas é exactamente ao contrário...

Senão vejamos:
BMW, VAG e não sei se Opel: Esquema do pisca
Ford, Mercedes, Volvo: Posição própria no Comutador das luzes
Franciús não sei, mas como todos permitem que as luzes fiquem ligadas sem a chave e apitam que nem uns desalmados se queremos sair do carro com as luzes ligadas, suponho que tenham um esquema qualquer.
Os japunas há uns tempos tb tinham uma posição autónoma no comutador, hoje já não sei...
Grupo Fiat: Como não permite que as luzes fiquem ligadas com a chave desligada tem esquema, dizes que no Bravo é um botão próprio, sinceramente no bravo não sei, mas de uma forma geral na Lancia ainda é o esquema da patilha (e no Delta tb, talvez por causa das luzes diurnas) e a chave a rodar para trás. Na Alfa tb não sei (acreditas que nunca experimentei ?), mas penso que deva ser semelhante à Lancia pq botão não tem...

Aqui tens a maioria dos construtores... todos têm esquema (com excepção de não ter a certeza nos franciús).

Cumps

Desculpa discordar, mas é exactamente ao contrário...

Senão vejamos:
BMW, VAG e não sei se Opel: Esquema do pisca
Ford, Mercedes, Volvo: Posição própria no Comutador das luzes
Franciús não sei, mas como todos permitem que as luzes fiquem ligadas sem a chave e apitam que nem uns desalmados se queremos sair do carro com as luzes ligadas, suponho que tenham um esquema qualquer.
Os japunas há uns tempos tb tinham uma posição autónoma no comutador, hoje já não sei...
Grupo Fiat: Como não permite que as luzes fiquem ligadas com a chave desligada tem esquema, dizes que no Bravo é um botão próprio, sinceramente no bravo não sei, mas de uma forma geral na Lancia ainda é o esquema da patilha (e no Delta tb, talvez por causa das luzes diurnas) e a chave a rodar para trás. Na Alfa tb não sei (acreditas que nunca experimentei ?), mas penso que deva ser semelhante à Lancia pq botão não tem...

Aqui tens a maioria dos construtores... todos têm esquema (com excepção de não ter a certeza nos franciús).

Cumps
Acho que ele se referia á maior parte dos construtores não ter optado por desligar as luzes aquando do desligar do carro(que até acho util e não fosse o Rover apitar acontecia-me o mesmo que me aconteceu por duas vezes no corsa, fiquei sem bateria:sh))

Back