[C?digo da Estrada] Legislação

Sinceramente não percebo todo este "hype" à volta das alterações da legislação da circulação nas rotundas. Quando andei na escola de condução, já a ideia era esta, ou entretanto tinha mudado?

E nesse decreto lei não há mais nada importante, só fala sobre circulação em rotundas (ainda não fui ver o decreto, vou procurar agora depois de perguntar [:p])?

Mas fiquei a perceber mal ou agora a via de trânsito da rotunda onde se circula depende do número de vias de trânsito de entrada/saída da rotunda?
A sério!?

Tenho uma dúvida.

Por exemplo eu vou sair na 3º saida da rotundo entro na fila da esquerda, faço a rotunda, quando chego á 3º saida quero sair e tenho um carro pela direita e por exemplo embatemos. De quem é a culpa? Minha que vou a fazer a rotunda pelo código da estrada? Ele não pode dizer que vai a conduzir como o código indica pela direita? Ele não poderá dizer que tinha entrado na saída anterior e ia sair nesta?

Tenho uma dúvida.

Por exemplo eu vou sair na 3º saida da rotundo entro na fila da esquerda, faço a rotunda, quando chego á 3º saida quero sair e tenho um carro pela direita e por exemplo embatemos. De quem é a culpa? Minha que vou a fazer a rotunda pelo código da estrada? Ele não pode dizer que vai a conduzir como o código indica pela direita? Ele não poderá dizer que tinha entrado na saída anterior e ia sair nesta?

De acordo com o código da estrada, tens que ir saindo progressivamente da rotunda. Ou seja, teoricamente, entre a tua saída e a anterior, tens que passar para a via mais à direita e não "cortar" a rotunda a direito desde a faixa de dentro. [;)] De qualquer modo, quem muda de faixa, "lixa-se". [;)]

De acordo com o código da estrada, tens que ir saindo progressivamente da rotunda. Ou seja, teoricamente, entre a tua saída e a anterior, tens que passar para a via mais à direita e não "cortar" a rotunda a direito desde a faixa de dentro. [;)] De qualquer modo, quem muda de faixa, "lixa-se". [;)]

É isto tal e qual. E além de..quem muda de via tem que ceder, também existe no código a indicação de que quem circula à direita tem prioridade, logo nas rotundas quem está à direita tem prioridade, aqui neste caso, para existir uma real aplicação das regras em rotundas, terá que haver fiscalização à séria.

boas

queria tirar um duvida e espero estar a faze-lo no topico correto...

é em relação as zonas de Lisboa em que estão proibidos circular veículos antigos!

qual é o ano de matricula, a partir do qual qualquer carro pode circular sem problemas? eu tenho ideia que é 95, mas não tenho a certeza.

outra duvida é se inclui os carros de 95 ou não!?!?

Cumprimentos

Decreto-Lei n.º 177/2014​
de 15 de dezembro

Cria o procedimento especial para o registo de propriedade de veículos adquirida por contrato verbal de compra e venda, tendo em vista a regularização da propriedade, e estabelece o regime de apreensão de veículos decorrente do referido procedimento especial

https://dre.pt/application/file/64797505

Back