Lenha

Por acaso amanhã vai ser um dia todo dedicado á lenha, cortar uma carrada de paletes em bocados que caibam na lareira e deitar abaixo, e fazer a lenha, duas oliveiras secas que para ali tenho... vá lá que dão bom tempo.:)

Estou mesmo a falar dessa de 6000€ com auto limpeza total e abastecimento automático.
Já a estive a namorar para mim. [br:)]
Estou-me a referir a este bicho adicionando ventiloconvectores e acumulador de 100Lt e ainda painéis solares.
SoliusAutopellets_03-500x500.jpg

Estou mesmo a falar dessa de 6000€ com auto limpeza total e abastecimento automático.
Já a estive a namorar para mim. [br:)]
Estou-me a referir a este bicho adicionando ventiloconvectores e acumulador de 100Lt e ainda painéis solares.
SoliusAutopellets_03-500x500.jpg

A Solius tem uma parecida, mas também tem uma combinada que dá para pellets e lenha, e como tenho muita no monte, ainda não sei.

bem ... vocês devem de ter uns casarões brutais!

No máximo dos máximos €800,00 de gás natural servem para aquecer a casa e tomar banho o ano inteiro.

Bem também depende da zona do país. Conheço quem gaste mais de 200€ por mês (gás natural) para aquecer apartamentos T2/T3 em zonas como Vila Real, Lamego, Chaves, Bragança.

Eu no Porto nem sei bem mas gasto seguramente abaixo dos 100€, tenho caldeira a gás natural e termo acumulador. Curiosamente o termo acumulador é um bicho que ocupa muito espaço mas sabe bem puxar a água quente de manhã e ela sair passado 5s quente pronta a tomar banho, na casa anterior só tinha caldeira demorava mais um bocado... ainda tenho uma bomba qualquer que supostamente se ligada acho que mantém a água quente na canalização, no entanto penso que não se justifica ter ligada, nunca a usei.

A que pus ai é a Solius! ;)

No teu post anterior falaste em ventiloconvectores e tenho que ver isso, não me tinha lembrado.

Como tenho um espaço amplo bastante grande, tenho sempre alguma dificuldade em ter um temperatura ambiente na ordem dos 21 graus que para mim é a ideal (tenho pouca carne)[:D]

Por acaso no grupo há uma empresa que tem aquecimento com esses aparelhos, porque tem caldeiras industriais, e por vezes o pessoal do escritório até abre as janelas para refrescar. Já no verão é um desgraça.

MAs deste-me uma ideia. Qual o preço de cada um? Sabes?

Aproveitando o tópico...

Costumo comprar lenha com preços na ordem dos 100€/ton (mistura de eucalipto, carvalho e algum pinheiro). Dados tipos de lenha, o calor não é uniforme, havendo alguns cavacos que até produzem pouco calor.
Também costumo usar paletes cortadas. Produzem um calor enorme, mas gastam-se rápido (excepto aqueles cubos dos extremos que até são bem bons).
Estou a ponderar a compra de briquetes. Já encontrei preços na ordem dos 200€/ton (zona de braga). Penso que o rendimento calorífico também é muito bom mas tenho a dúvida se não se gastará também rapidamente como as paletes.

Alguém me sabe dizer se compensa, monetariamente, a opção por briquetes em vez da lenha tradicional?

Obrigado!

Aproveitando o tópico...

Costumo comprar lenha com preços na ordem dos 100€/ton (mistura de eucalipto, carvalho e algum pinheiro). Dados tipos de lenha, o calor não é uniforme, havendo alguns cavacos que até produzem pouco calor.
Também costumo usar paletes cortadas. Produzem um calor enorme, mas gastam-se rápido (excepto aqueles cubos dos extremos que até são bem bons).
Estou a ponderar a compra de briquetes. Já encontrei preços na ordem dos 200€/ton (zona de braga). Penso que o rendimento calorífico também é muito bom mas tenho a dúvida se não se gastará também rapidamente como as paletes.

Alguém me sabe dizer se compensa, monetariamente, a opção por briquetes em vez da lenha tradicional?

Obrigado!

Compra lenha de azinho ou sobro. A mim fica-me por 120€ a tonelada já empilhada na garagem.

Que decepção um gaijo vem aqui na esperança de ver um tipos a dar umas cargas de lenha a outros e no fim fala-se é de...

lenha :sh)

Aproveitando o tópico...

Obrigado!

Cuidado! há recuperadores de calor que não aguentam o poder calorifico das briquetes.

Não, não compensa.

A biomassa mais barata continua a ser a lenha. Todos os produtos processados (pellets, briquetes, etc) têm as suas vantagens, mas são muito mais caros.

Voltar
Superior