[Sociedade] Levantar dinheiro

Negociantes, por exemplo.

Eu também gosto de dinheiro em papel. A última vez que andei a levantar assim dinheiro muitos dias seguidos no máximo dos cartões foi aquando do início da pandemia para reforçar o stock de cash em casa. Manias.

No bolso trago pouco dinheiro, só mesmo para emergências. Mas prezo a liberdade de o ter e movimentar.

É um pouco isto.

Quanto ao para que, é o o obtuso diz. São gajos com faro para os negócios e a maior parte deles não são negócios de ter x dias para pensar. Ou é ou não é.

Eu tenho pelo menos 3 familiares que nunca tem menos de 10k em casa (em notas de 500€) para emergências.

Um sei que os tem enterrados no relvado e outro é suficientemente "estúpido" para os dizer que tem no cofre. Depois há outro que não diz onde tem mas diz que tem bem mais de 10k.

Nenhum deles está no pó, mas têm negócios onde certamente recebem por fora (como qlq negócio no interior de pequena escala)

Acho bem o limite dos cartões por questões de segurança.
Temos o ex do cartão Universo que pela APP dá para definir os limites. Devia ser assim para todos os cartões. Hoje em dia já temos essa tecnologia disponível.
Por ex, escolhia o "normal" em 50€. Se tivesse que levantar mais, ia à APP e colocava 400€... 1000€... o que seja.
É como as transferencias serem só para o dia seguinte, e depois temos os pagamentos por referencia instantâneos.

Medo? Basta conferires o NIB duas vezes a ver se bate tudo certo ainda há pouco tempo quando vendi o Captur ao meu pai ele transferiu-me 10mil€ assim epah claro meti-me a conferir n vezes[:D]
É quase impossível colocares um nib errado e o dinheiro ir passar a outra conta.

Os dois últimos dígitos são algarismos de controlo para que se te enganares num dígito algures, não existir nenhum NIB desses e dar erro.

Há dois anos levantamos 10 mil para comprar um carro a pronto. Num balcão queriam saber para quê, para quem, a que horas e praticamente, o que tínhamos almoçado e quando tínhamos dado uma f*** pela última vez.
Desistimos e fomos a outro balcão. "Para que é este valor?" "Para renovar a casa de banho" disse eu quase a mandar o tipo para o c*******.
Passou o guito em notas de 50 sem mais perguntas.

No nosso país dificultar é como se fosse uma obrigação. Nas repartições publicas então é um must de objecções e dificuldades desnecessárias:sh)

Há dois anos levantamos 10 mil para comprar um carro a pronto. Num balcão queriam saber para quê, para quem, a que horas e praticamente, o que tínhamos almoçado e quando tínhamos dado uma f*** pela última vez.
Desistimos e fomos a outro balcão. "Para que é este valor?" "Para renovar a casa de banho" disse eu quase a mandar o tipo para o c*******.

Tive um familiar que era bancário e conta a história de quen tinha um cliente que tanto depositava como levantava grandes quantias.
O banco tem sempre de fazer as perguntas Bla Bla. A resposta do cliente era sempre - Enterrar no jardim de uma das minhas propriedades/desenterrar do jardim de uma das minhas propriedades.

O banco tinha de aceitar porque não há nada de ilegal nisto, mas nas primeiras vezes o sujeito teve de ameaçar que ia trocar de banco porque não lhe facilitavam nada o processo.

Tive um familiar que era bancário e conta a história de quen tinha um cliente que tanto depositava como levantava grandes quantias.
O banco tem sempre de fazer as perguntas Bla Bla. A resposta do cliente era sempre - Enterrar no jardim de uma das minhas propriedades/desenterrar do jardim de uma das minhas propriedades.

O banco tinha de aceitar porque não há nada de ilegal nisto, mas nas primeiras vezes o sujeito teve de ameaçar que ia trocar de banco porque não lhe facilitavam nada o processo.
O banco não faz isso só porque lhe apetece. São instruções do banco de Portugal para evitar branqueamento de capitais, evasão fiscal, etc.

E se não o faz, então estão ilegais.

Eu nisto sou muito new-school.

Tudo digital. Até o ouro que existe na familia por mim ou era depositado ou vendido e o € no banco.

Percebo que tem negocios e tal que recebe um pouco por fora também mantenha por fora, mas como recebo tudo em digital, não ganho nada em tirar o dinheiro do sistema [:D].

Tudo digital. Até o ouro que existe na familia por mim ou era depositado ou vendido e o € no banco.

Percebo que tem negocios e tal que recebe um pouco por fora também mantenha por fora, mas como recebo tudo em digital, não ganho nada em tirar o dinheiro do sistema [:D].

X2, pago tudo com o cartão, até o pão.

Só o facto de não ter que tocar em notas e moedas que passam por milhares de mãos é um alívio enorme.

As transferencias netbanking para o próprio dia são pagas, para o dia seguinte são gratuitas independentemente do montane.

Levantamentos ao balcão são pagos, fiz um uá dias e pages 6€ mais imposto de selo.

Deposits em numeric apartir de certo montane têm que ser justifivados. Se recebermos uma transferência bancária avultada tb temos direito a uma chamade por parte do gestor de conta a perguntar a razão do recebimento.

Ainda bem que não o fizeste. Há 1 ano o ouro valia 20€ por grama, agora vale mais de 50. [;)]

isso é proibido
https://dre.pt/home/-/dre/108030505/details/maximized

Voltar
Superior