Licença de Uso e Porte de Arma

Pirelli

New member
Pesquisei pela net acerca deste assunto mas não encontrei nada de esclarecedor. Por acaso ninguém sabe quais são os trâmites para adquirir uma arma, nomeadamente que tipo de armas e licenças o cidadão comum possa ter não exercendo uma profissão de risco que o justifique?

Num requerimento a que tive acesso, alem do registo criminal e da dgv limpos, naturalmente questionam o porque da pessoa pretender uma arma. Defesa pessoal é argumento suficiente? Calculo que não seja uma aquisição feita de qualquer maneira mas gostava de saber como é que a coisa é feita..

Obrigado. [;)]

De certeza que te sentes preparado para usar uma arma de fogo como defesa?

Não leves a mal, mas morrem mais pessoas com a sua própria arma em acidentes ou pq a deixam roubar do que com as armas dos bandidos.

esta é uma boa questão...

no site da PSP ao fundo tem um link -- "LICENCIAMENTO DE ARMAS"

as armas disponíveis para cidadãos são as 6.35mm ou podes ainda adquirir um revolver de calibre maior (não muito 7.xx??)
calibres mais elevados estão reservados às forças de segurança!

Last edited:

Não leves a mal, mas morrem mais pessoas com a sua própria arma em acidentes ou pq a deixam roubar do que com as armas dos bandidos.
É.

E mesmo em caso de defesa pessoal, há mais hipóteses de sucesso sem arma do que com arma.

Parece estranho, mas não é. Há por aí gajos que não têm consciência dos efeitos de carregar num gatilho.

é preciso licença de uso e porte de arma mesmo pás pistolas de alarme?

Não. Essas podes comprar em qualquer armeiro sem restrições.

Em relação ao uso e porte de armas para civis, hoje em dia é um processo muito complexo e de dificil acesso.
Precisas de ter uma justificação muito forte para poder obter a licença.

Abraço Nuno [:cool:] .

É.

E mesmo em caso de defesa pessoal, há mais hipóteses de sucesso sem arma do que com arma.

Parece estranho, mas não é. Há por aí gajos que não têm consciência dos efeitos de carregar num gatilho.
Ou de ficar sem ela num conflito!...

Uma arma de defesa é um perigo maior do que se não existir.

É coisa que nunca quero ter. É que não seria capaz de a usar e se aparecesse um ladrão ou coisa do género com uma apontada a mim e eu uma a ele, ele ia ter uma razão para disparar!

Só te dou este conselho, se um dia tiveres que puxar da arma, aconselho-te a usa-la. Não se faz bluff com uma arma, ou o feitiço pode-se virar contra o feiticeiro.

Não. Essas podes comprar em qualquer armeiro sem restrições.

Em relação ao uso e porte de armas para civis, hoje em dia é um processo muito complexo e de dificil acesso.
Precisas de ter uma justificação muito forte para poder obter a licença.

Abraço Nuno [:cool:] .

tou a pensar comprar 1 para andar com ela no carro... com os problemas de assaltos que andam por aqui... :( [8b] e vir do carro para casa com ela...

alguem sabe o preço das mesmas?

A nível de licensas a mais "fácil" de se conseguir é a licensa de arma de caça...
As pistolas de alarme não precisam de licensa, julgo eu, mas estou convencido que em caso de azar é muito mais perigosa na medida que pode levar o atacante a dar uso à dele, e a de alarme basicamente serve para menos que uma bisnaga!

Cumprimentos

tou a pensar comprar 1 para andar com ela no carro... com os problemas de assaltos que andam por aqui... :( [8b] e vir do carro para casa com ela...

O meu conselho: Não faças isso, é que a tua, a de alarme não dispara nada e a do ladrão pode muito bem ser verdadeira e ele não hesitar em te dar um tiro se te vir armado.

essas tem os riscos das armas de fogo sem ter as "vantagens"

Do que sei assim por alto é que não é nada fácil conseguires uma licença para porte de arma, principalmente agora.
Tens de fazer testes de tiro, um exame, autorização da policia, e depis vão ter de saber um pouco da tua vida... (se tens ou tiveste perturbações psicológicas, cadastro, etc... etc...). Resumindo: Não te metas nisso, compra antes uma pistola de alarme. [;)]

Pirelli, tens noção da responsabilidade que é andar com uma arma?

Tens noção dos perigos de ter uma arma em casa mesmo que descarregada e longe das munições?

Tens noção dos problemas que poderás ter pelo simples facto de a apontar a alguém?

Só por curiosidade...foste à tropa?

esta é uma boa questão...

no site da PSP ao fundo tem um link -- "LICENCIAMENTO DE ARMAS"

as armas disponíveis para cidadãos são as 6.35mm ou podes ainda adquirir um revolver de calibre maior (não muito 7.xx??)
calibres mais elevados estão reservados às forças de segurança!

FALSO as unicas e exclusivamente para o comum cidadão são as 6.35

FALSO as unicas e exclusivamente para o comum cidadão são as 6.35

Falso...

Podes também ter .22 e .30

Eu sou federado na federação portuguesa de tiro. Faço tiro a nivel federado desde os meus 18 anos.

Possuo uma Bernaux .22 semi-competição e uma Walter .22 competição.

O meu Pai é oficial da marinha e sempre tive acesso a armas. Desde os 14 anos que disparo armas em carreiras de tiro. Ainda antes, aquando da compra da 1ª arma lá em casa, o meu pai fez questão que eu mexe-se nela, visse como funcionava, fisesse tudo com a supervisão dele para não ter curiosidade de lhe ir mexer. E resultou....

As armas são, para mim, um modo de purgar o stress. Quando se mexe numa arma, quando se está com uma arma nas mãos, nada mais interessa nem pode interessar. é preciso toda a concentração.

Posso carregar armas comigo dentro do carro, tenho esse direito mas não o faço. Acho que uma arma é uma escalada de violencia. nunca eu seria caaz de apontar uma arma na rua a ninguém. Agora dentro de minha casa: ai de quem cá entrar.... Antes de qq coisa são 2 tiros apontados ás pernas... depois pergunto-lhe o que é que ele quer!!!

A minha casa é o meu reino.

Pistolas no carro?[:blush:] e mesmo para se ter uma pistola querem andar com ela na rua?[:blush:]

Uma arma só se justifica para defesa se for para ter um casa e ser usada só em casa a nivel de defesa e mesmo assim é arricado.

Na rua vao usar em quem? quem noção que ao puxarem da arma estao sujeitos a levar um tiro quer de bandidos quer da policia, e se matarem alguem na rua levam 12 anos pelo menos de prisão[;)]

Já agora a pistola de alarme tb é uma treta pk ao mostra-las podes tb levar um tiro tanto da policia ou dos bandidos.

São este tipo de tópicos e posts neles contidos que me fazem cada vez mais ter medo de sair á rua! Nunca sabemos os malucos que encontramos pela frente!:sh)

Back