Ligar cabos de bateria

agora digam-me uma coisa...

se o carro que vai receber carga não tiver bateria, posso ligar os cabos à minha bateria e ligá-los aos bornes do outro carro, sem desligar os bornes do meu??

Para aquele pessoal que não sabe ligar os cabos ou esquece-se agora já há um aparelho que se liga aos isqueiros dos respectivos carros.

Não sei se funcionão porque nunca experimentei mas deve dar e é mais "fácil" de ter no carro que uns cabos de bateria (volume).

Eu não apostava muito nesses aparelhos do isqueiro, é que os fios do isqueiro devem ter uns poucos mm de diametro, enquanto os dos cabos de bateria têm normalmente 1 cm de diametro, ou seja aguentam muito mais amperagem... Eu ando sempre com os meus cabos guardados na mala para quando é preciso, não acho que ocupem assim tanto espaço.

Curioso.
Na ford, diziam q nos carros de injecção, n se devia ter o carro q está a "dar" ligado, o q causa sem duvida um esforço grande da bateria q "dá", mas eles diziam q assim se protegia o carro q "recebe" de levar uma "descarga" superior.
No fundo, aconselhavam apenas a por as baterias em série.

boas

cuidado com os encostos nos carros mais recentes por causa do calculador pode-se dar cabos mas não abusar do acelarador o melhor é mesmo que demore mais um bocado e ter o motor ao relanti...

O que pode acontecer se ligarmos os cabos trocados...

O que pode acontecer se ligarmos os cabos trocados...

Ou seja, o que pode acontecer se ligarmos o cabo do borne negativo ao borne positivo e vice versa?Qual a tragédia que poderá acontecer?

Obrigado

Ou seja, o que pode acontecer se ligarmos o cabo do borne negativo ao borne positivo e vice versa?Qual a tragédia que poderá acontecer?

Obrigado

Pela experiencia que uma pessoa conhecida teve, os cabos derreteram e a placa do alternador foi à vida, tal como alguns fusíveis.

Não é uma coisa bonita de se ver de certeza[;)] .

PS: Isto passou-se no carro que estava a receber a carga

Já vi quem tenha ido com um isqueiro ver o nível de liquido da bateria, digamos que foi uma explosão que se ouviu no 5ºAndar e ele estava na área de garagens na cave... [:D]

Felizmente apenas se rachou a bateria e a roupa dele ficou aos buraquinhos...

Obrigado

um curto-circuito de 24volts.
há uns anos, na tropa, um colega tentou dar mama ao clio dele com um camião. ligou 24volts do camião aos 12 da bateria do carro dele e fez BUM. outra vez num exercício ficámos com uma Berliet sem bateria e aquilo leva 4 baterias de 12 volts ligadas 2 a 2, são 24 volts e acho que 200 amperes. tirei as baterias para carregar, quando estavam carregadas e foi para montá-las no sítio, um colega que era pintor teimou que havia de ser ele a ligá-las. ligou primeiro o negativo, quando estava a apertar um dos bornes positivos encostou a chave na chapa, houve um princípio de incendio que conseguimos controlar, mas os bornes das baterias derreteram.

Nada de mais! Uma faíscazita! [:D]

Ok, ainda bem, é que eu sem querer liguei os cabos trocados, pensando que lliguei negativo com negativo, mas liguei negativo com positivo, resultado, alternador começou a deitar fuma, e os cabos atingiram uma temperatura tal que não se podia tocar...mas felizmente apercebi-me a tempo.... axo que não estragou nada....

se o alternador deitou fumo, não podes dizer que te apercebeste a tempo. alguma coisa deve ter queimado. mas, se tentares ligar mal os cabos, faz uma "faíscazita", não te apercebeste logo que algo estava mal?

Ok, ainda bem, é que eu sem querer liguei os cabos trocados, pensando que lliguei negativo com negativo, mas liguei negativo com positivo, resultado, alternador começou a deitar fuma, e os cabos atingiram uma temperatura tal que não se podia tocar...mas felizmente apercebi-me a tempo.... axo que não estragou nada....

Ermmm... eu estava na brincadeira! A faísca é o mínimo que pode acontecer... se os cabos aqueceram e o alternador deitou fumo é porque houve algo mais para além da faísca!

se o alternador deitou fumo, não podes dizer que te apercebeste a tempo. alguma coisa deve ter queimado. mas, se tentares ligar mal os cabos, faz uma "faíscazita", não te apercebeste logo que algo estava mal?

Por acaso não me apercebi....pk pensei que tava a ligar ambos ao mesmo polo....
penso que não estragou o alternador, pois, depois de pôr o carro a trabalhar deixei-o a trabalhar durante 10min e carregou alguma coisa a bateria, é logico que como a bateria estava mesmo descarregada ele não carregou completamente, mas a luzes do painel já dão fortes, mas ainda não dá para pôr o carro a trabalhar...logo vou voltar a pô-lo a trabalhar mais uns 10 min....vamos ver....mas agora sem distrações nas ligações dos cabos....

Boas pessoal, ontem aconteceu-me uma coisa estranha. Estava a fazer uma mama como tantas vezes fiz, cabos ligados pela ordem certa tudo direitinho, vou para ligar o carro sem bateria, as luzes de estado acendem (tudo normal) quando rodo a chave para dar ignição ouço um estalo e vejo uma faisca no positivo do carro dador e não acontece nada!

Nunca mais deu sinal de vida. Os fusiveis estão bem. Que terá acontecido? Queimado algum componente electrico?

Acham que tente por o carro a trabalhar de empurrão?

Boas pessoal, ontem aconteceu-me uma coisa estranha. Estava a fazer uma mama como tantas vezes fiz, cabos ligados pela ordem certa tudo direitinho, vou para ligar o carro sem bateria, as luzes de estado acendem (tudo normal) quando rodo a chave para dar ignição ouço um estalo e vejo uma faisca no positivo do carro dador e não acontece nada!

Nunca mais deu sinal de vida. Os fusiveis estão bem. Que terá acontecido? Queimado algum componente electrico?

Acham que tente por o carro a trabalhar de empurrão?

isso é o cabo a fazer mau contacto, vê se não há verdete nos bornes e certifica-te de que a pinça fica bem presa no borne

isso é o cabo a fazer mau contacto, vê se não há verdete nos bornes e certifica-te de que a pinça fica bem presa no borne

Ok vou experimentar outra vez mas na altura verifiquei e pareceu-me estar tudo direito (pinças bem presas e sem oleos/impurezas nos bornes).

Eu pensei que como a bateria estava muito descarregada, talvez tenha havido uma diferença muito grande de energia no momento da ignição e teria queimado qualquer coisa.

Já agora, após ligados os cabos e ligado o carro dador, há um minimo de tempo que o devemos deixar a trabalhar antes de ligar o carro sem bateria?

O cabo de carga da bateria(conhecido aqui como cabo chupeta), o vermelho deve estar no borne positivo e o preto no negativo.

Primeiro coloca-se no borne negativo do seu carro e do doador de carga, depois uma garra do cabo vermelho no borne positivo da bateria do carro doador e logo depois a outra garra no seu. Pode acontecer faíscas.

Ao ligar o carro doador, acelera-se em ponto morto(ralenti) pra passar carga para a outra bateria do carro receptor.

Espera um tempo e tenta ligar o receptor. Tendo êxito, retire primeiro as garras do cabo preto de ambos os carros, depois o vermelho.

Quanto a retirar a bateria, o certo é tirar o cabo negativo do borne da bateria primeiro, depois o cabo do borne positivo.

Aproveite quando a bateria estiver fora do carro, dê uma limpeza nos bornes com uma escova de cerdas flexível e macia. Passe um pano úmido no corpo da bateria, para tirar a poeira.

Monte a bateria, seguindo o mesmo processo de desmontagem. Primeiro o negativo e depois o positivo. Aperte os cabos nos bornes com uma chave de boca.

Pulverize WD-40 nos bornes, pra evitar ferrugem.

O cabo de carga da bateria(conhecido aqui como cabo chupeta), o vermelho deve estar no borne positivo e o preto no negativo.

Primeiro coloca-se no borne negativo do seu carro e do doador de carga, depois uma garra do cabo vermelho no borne positivo da bateria do carro doador e logo depois a outra garra no seu. Pode acontecer faíscas.

Ao ligar o carro doador, acelera-se em ponto morto(ralenti) pra passar carga para a outra bateria do carro receptor.

Espera um tempo e tenta ligar o receptor. Tendo êxito, retire primeiro as garras do cabo preto de ambos os carros, depois o vermelho.

Quanto a retirar a bateria, o certo é tirar o cabo negativo do borne da bateria primeiro, depois o cabo do borne positivo.

Aproveite quando a bateria estiver fora do carro, dê uma limpeza nos bornes com uma escova de cerdas flexível e macia. Passe um pano úmido no corpo da bateria, para tirar a poeira.

Monte a bateria, seguindo o mesmo processo de desmontagem. Primeiro o negativo e depois o positivo. Aperte os cabos nos bornes com uma chave de boca.

Pulverize WD-40 nos bornes, pra evitar ferrugem.

Esse procedimento não está correcto!!!
Primeiro deve ligar-se o POSITIVO (Vermelho)!

How_To_Jump_Start_A_Car.jpg

Ver procedimento correcto aqui: http://alarmescobra.com/como-usar-os-cabos-de-bateria/
http://forum.autohoje.com/forum-ger...-de-um-sistema-de-arranque-de-emergencia.html

Last edited:
Por uma questáo de segurança , dos componentes eletrónicos, o negativo liga-se sempre a massa do motor ou se possivel diretamente no motor de arranque, nunca ao borne negativo. Tal como no desenho acima. Já foi referido atrás , uma troca de polaridade, atenção que é muito perigoso pode provocar a explosão da bateria.

Last edited:
Back