Ligar cabos de bateria

Maxpowered

New member
Boas, alguém me pode dizer como ajudar um colega a por um carro a trabalhar que está com falta de bateria?
O meu é a gasóleo e o dele também, eu tenho um Corsa D.

Precauções? Qual dos pólos ligo primeiro? e a ligação será aos pólos iguais (em paralelo), certo? e deverá ser feita com o carro a trabalhar, de preferência?

ps:não sei se deveria estar aqui ou nas "boxes"

Boas, a operação:( é simples. Colocas o cabo vermelho no polo vermelho ou + , o preto com o preto ou - , em geral ligo primeiro o cabo preto(-) logo depois o vermelho(+), mas penso que é indiferente. Coloca com cuidado e evita a tradicional faisca.
De preferencia deves fazer esta operação com o carro a trabalhar, se a corrente nao for suficiente, acelera o carro ate ai umas 2000rpm assim a tua bateria fornece mais carga.
Espero ter ajudado
Abraço
Jorge

- Ligar o cabo vermelho aos polos positivos das baterias
- Ligar o cabo preto aos polos negativos das baterias
- Ligar o motor do carro, acelerar até às 2500RPM +/- e permanecer assim uns 5 minutos
- Experimentar ligar o outro carro

Para desligar, retiras o cabo preto (-) primeiro e depois retiras o cabo vermelho (+).

Boas, a operação:( é simples. Colocas o cabo vermelho no polo vermelho ou + , o preto com o preto ou - , em geral ligo primeiro o cabo preto(-) logo depois o vermelho(+), mas penso que é indiferente. Coloca com cuidado e evita a tradicional faisca.
De preferencia deves fazer esta operação com o carro a trabalhar, se a corrente nao for suficiente, acelera o carro ate ai umas 2000rpm assim a tua bateria fornece mais carga.
Espero ter ajudado
Abraço
Jorge

Eu diria que a tua explicação poderia provocar 1 acidentezinho com quem estivesse a fazer a ligação..Não por estar errada, mas por esta simples frase..Mas acho que ninguém iria entender mal.
Ligar vermelhos,ligar pretos, ligar motor do carro ajudante, deixar ligado um pouco, acelerar este carro, tentar ligar o outro, deixar os 2 ligados pelos cabos um bocado, retirar pretos,retirar vermelhos.

no meu carro no manual tem como fazer e por curiosidade fui ver.

Diz para ligar os polos vermelhos em simultaneo ou seja vermelho com vermelho mas para ligar o polo preto do carro na massa, ou seja num ponto com massa.
:sh) eu nao sabia e tenho feito como têem ai descrito. espero nao ter estragado nada...

o processo que costumo usar é o que descrevem preto vermelho, preto com preto vermelho com vermelho depois operação inversa.

nunca acelerei o carro. nao sabia que tal era necessario.

ate hj tem dado..

cumps

no meu carro no manual tem como fazer e por curiosidade fui ver.

Diz para ligar os polos vermelhos em simultaneo ou seja vermelho com vermelho mas para ligar o polo preto do carro na massa, ou seja num ponto com massa.
:sh) eu nao sabia e tenho feito como têem ai descrito. espero nao ter estragado nada...

o processo que costumo usar é o que descrevem preto vermelho, preto com preto vermelho com vermelho depois operação inversa.

nunca acelerei o carro. nao sabia que tal era necessario.

ate hj tem dado..

cumps

Não tem mal nenhum, não te preocupes. Isso vem descrito assim no manual para haver menos perigo de o pessoal encostar o positivo com o negativo e provocar ferimentos graves.

Devemos acelerar o carro para que em vez de estar a bateria a carregar sozinha a que está sem carga, ao acelerarmos quem passa a carregar é o alternador e assim carrega mais rápido.

O cabo ligado ao negativo (preto), deve no carro que está a receber, ser ligado a um ponto de massa.

Um ponto de eleição é a argola por onde se levanta o motor.

Com a electrónica que os carros têm hoje e o preço que custa uma centralina é melhor prevenir do que remediar, se os construtores aconselham esta táctica por algum motivo é.

Não liguem o preto com o preto, a não ser que queiram curto-circuitar a bateria.:sh)
O preto tem que ser ligado a um ponto de massa!
Depois, é pôr primeiro o carro dador a trabalhar, pois se forem pegar os dois ao mesmo tempo, correm o risco da bateria descarregar toda ali. Deve-se acelerar um pouco no carro que vai dar " a mama".[;)]

Não tem mal nenhum, não te preocupes. Isso vem descrito assim no manual para haver menos perigo de o pessoal encostar o positivo com o negativo e provocar ferimentos graves.

Devemos acelerar o carro para que em vez de estar a bateria a carregar sozinha a que está sem carga, ao acelerarmos quem passa a carregar é o alternador e assim carrega mais rápido.

obgd e que o carro da minha "amiga" está sempre sem bat e quase todos os meses leva um famoso encosto, [;)]
o carro claro...

ja agora o regime de rotaçoes deve ser 2000? e devo ligar os cabos com o carro a funcionar ou desligado?

ps é um fiat quais problemas de electronica qual quê :sh) [:D]

cumps

E não coloquem muito próximo os carros (dador e receptor de bateria), sobre o risco de estarem a tocar um no outro.

LM onde é essa dita argola?

obgd e que o carro da minha "amiga" está sempre sem bat e quase todos os meses leva um famoso encosto, [;)]
o carro claro...

ja agora o regime de rotaçoes deve ser 2000? e devo ligar os cabos com o carro a funcionar ou desligado?

ps é um fiat quais problemas de electronica qual quê :sh) [:D]

cumps

Por uma questão de segurança, liga os cabos com o carro desligado.

As rotações servem apenas para o carro passar a funcionar com energia do alternador e não da bateria, pois tendo o carro ligado mas ao ralenti só estás a gastar gasolina. Se for a diesel acho que 2000 e pouco chegam e se for a gasolina mete nas 3000.

Bons encostos...[:D] .

Abraço.

Por uma questão de segurança, liga os cabos com o carro desligado.

As rotações servem apenas para o carro passar a funcionar com energia do alternador e não da bateria, pois tendo o carro ligado mas ao ralenti só estás a gastar gasolina. Se for a diesel acho que 2000 e pouco chegam e se for a gasolina mete nas 3000.

Bons encostos...[:D] .

Abraço.

obgd...
è a zargoleo.

bom vou seguir o concelho do jorge palma... (encosta te...)

Cumps

O mais correcto, é ligar o vermelho ao vermelho, e depois o preto da bateria boa, á "mássa" do outro carro, a razão é que se a bateria está fráca, normalmente com as placas de chumbo um pouco fóra do liquido, sujeita a carga, cria H2(hidrogenio). Esse H2 sai pelos respiros, ali junto dos cábos, se existir faísca e H2, rebenta a bateria, e pode haver feridos. O mesmo acontece com tipos fumadores, irem de cigarro aceso , destapar as tampas da bateria, a vêr se tem liquido, sujeitam-se a levar com plasticos e ácido na cara.

E não coloquem muito próximo os carros (dador e receptor de bateria), sobre o risco de estarem a tocar um no outro.

LM onde é essa dita argola?

No caso do meu carro, ficam na aresta direita e esquerda do motor.

Julgo que em todos os motores ficam em local acessível visto que é aí que são presos os ganchos do guincho para levantar o motor do sitio. Mas há outros pontos com condições para o efeito não podem é ser pintados.

Back