Ligar cabos de bateria

vê se os terminais estão bem apertados nos bornes

Tinhas razão. Um dos bornes não estava bem apertado, de qualquer forma tirei-os e limpei com uma lixa e voltei a apertá-los bem e borrifei com wd-40 (não tenho massa). O carro pegou mas não sei se a bateria vai recuperar, tal foi a descarga e os dias parado.

Fui andar com ele durante mais de 1h mas as baterias demoram imenso a carregar...amanha veremos se pega.

A bateria tem as seguintes referencias: 45 AH 12v 400A-EN

Por quanto andam estas baterias? Alguma dica especial ao comprar bateria (ha umas que não têm liquido não é..)?

Há dias, tentei dar corrente de bateria para bateria. Liguei preto com preto, vermelho com vermelho, fez faísca e queimou o alternador.

Se for Mercedes tem cuidado com isso, passados poucos km pode-se incendiar. [:D]

Se for um carro de outra marca qualquer não há problema nenhum. Preto no (-) e Vermelho no (+).

Carro que dá a "mama" deve estar a trabalhar.

Dar à chave no outro e voilá.

Tinhas razão. Um dos bornes não estava bem apertado, de qualquer forma tirei-os e limpei com uma lixa e voltei a apertá-los bem e borrifei com wd-40 (não tenho massa). O carro pegou mas não sei se a bateria vai recuperar, tal foi a descarga e os dias parado.

Fui andar com ele durante mais de 1h mas as baterias demoram imenso a carregar...amanha veremos se pega.

A bateria tem as seguintes referencias: 45 AH 12v 400A-EN

Por quanto andam estas baterias? Alguma dica especial ao comprar bateria (ha umas que não têm liquido não é..)?

Bateria pequena, esse motor é gasolina certo?

Na casa dos 40€.

Por uma questáo de segurança , dos componentes eletrónicos, o negativo liga-se sempre a massa do motor ou se possivel diretamente no motor de arranque, nunca ao borne negativo. Tal como no desenho acima. Já foi referido atrás , uma troca de polaridade, atenção que é muito perigoso pode provocar a explosão da bateria.

Sinceramente não estou a topar a diferença entre ligar o cabo à terra ou ao negativo.

Sinceramente não estou a topar a diferença entre ligar o cabo à terra ou ao negativo.

Ao finalizar o contacto pode soltar-se uma ligeira faísca junto à última pinça a ser ligada. Como nas imediações da bateria pode haver vapores de electrólito (especialmente se o artista abriu as tampas para inspeccionar e não as fechou) mais vale que esse fecho de circuito não seja feito próximo da bateria.

Por outro lado, se houver alguma deficiência na ligação da bateria ao chassis, a ligação no motor assegura uma boa conexão ao negativo do motor de arranque (que é a sua carcaça).

Porque, tal como o ClioII explicou, podem haver vapores à volta da bateria que, com a faisca (arco eléctrico) provocada ao colocar os cabos, podem explodir!!

Esse procedimento não está correcto!!!
Primeiro deve ligar-se o POSITIVO (Vermelho)!

How_To_Jump_Start_A_Car.jpg

Ver procedimento correcto aqui: Como usar os cabos de bateria
http://forum.autohoje.com/forum-ger...-de-um-sistema-de-arranque-de-emergencia.html

Errado? Tá bom

No manual do meu fala que tira-se o negativo, depois o positivo.

Aqui ensina o inverso

http://www.dblbaterias.com.br/dica.asp?nr=4

Errado? Tá bom

No manual do meu fala que tira-se o negativo, depois o positivo.

Aqui ensina o inverso

http://www.dblbaterias.com.br/dica.asp?nr=4

Sim, está errado!
Já expliquei porquê, mas, aqui fica novamente o procedimento correcto e a explicação: Como usar os cabos de bateria

Não acredito que o seu manual tenha isso...
Esse link, mostra como retirar a bateria, não como ligar cabos de um carro a outro!
Nesse caso, sim o procedimento correcto é desligar primeiro o negativo, pois o negativo está presente em quase todas a peças metálicas do veiculo!

Last edited:
Bateria pequena, esse motor é gasolina certo?

Na casa dos 40€.

Tks. Afinal não foi preciso comprar outra bateria, a bateria recuperou:D

Outra pergunta, faz mal colocar o carro em marcha sempre sem rodar a chave, ou seja, deixando-o numa descida e fazendo com que ele se ligue após ganhar balanço?

Nem sempre o positivo é vermelho e o negativo é preto, guiem-se pelos simbolos representados na bateria.

Por norma ligo o negativo primeiro e depois o positivo, com os carros desligados sempre.

O pior que pode acontecer? A mim foi um pequeno fumo vindo do alternador e o alternador foi-se à vida. Isto porque guiei-me pelas cores e não pelos simbolos.

Last edited:
Quem quiser ligar o último cabo ao terminal de massa (negativo) da bateria "doente", basta pensar que poderá haver vapores de hidrogénio nas imediações e que se irá provocar uma faísca. Por norma, hidrogénio e uma faísca dá uma explosão gira! Até inventaram a bomba H à conta disso!

Desde que não o façam no meu carro ou perto de mim... eu estarei seguro! [;)]

Quanto às cores dos cabos, eles até poderão ser um azul cueca e o outro verde com bolinhas amarelas ou cor-de-rosinha... desde que sejam ligados + com + e - com uma boa massa do outro carro (não o terminal - da bateria, pelos motivos referidos), tanto faz! A electricidade não é racista!

Boa tarde, hoje carreguei a bateria da mota e quando a coloquei, troquei os cabos positivo negativo, deu uma faísca muito pequena, depois reparei voltei a colocar bem os cabos e quando liguei a mota não deu sinal nenhum, não entendo o que se terá passado pois não ouvi mais barulho nenhum nem cheiro de queimado

alguém poderá me indicar o que será? vi fusíveis e estão bons. (é mota, o fórum é de carros mas julgo que baterias dá igual)

Boas pessoal .
O carro de um amigo não pegava e ele ligou um booster á bateria porque estava fraca só que inverteu os o positivo e o negativo , a bateria do carro parece que morreu de vez terá estragado mais alguma coisa ?

Back