Real
Well-known member
Nos últimos tempos li dois grandes romances. Duas histórias de amor que são facilmente reconhecidas como clássicos da temática. Um é inglês, o outro português. Um é do século XX, o outro do século XIX.
Expiação
![]()
Do aclamado autor Ian McEwan, chega-nos um dos melhores livros que já li. Adaptado para o cinema em 2007, confesso que fiz o processo inverso... Vi primeiro o filme e só depois me dediquei à leitura. E decidi ler "Expiação" porque o filme foi um dos melhores que vi nos últimos largos tempos.
Desde logo, o factor-surpresa ficou excluído. Já conhecia o enredo, já conhecia o desenrolar da história, já conhecia o fim. Mas isto em nada tira brilhantismo à fantástica escrita do autor britânico, da qual fiquei fã - foi o primeiro livro que li dele, e espero voltar brevemente à sua companhia.
O livro fala de uma relação entre dois jovens universitários na década de 30, relação essa que é posta à prova depois da invenção de uma mentira por parte da irmã mais nova da rapariga. Pelo meio, são-nos introduzidos pormenores deliciosos da sociedade elitista inglesa da época, bem como outros horrendos, realistas e factuais do que aconteceu durante os primeiros anos da II Guerra Mundial.
É uma livro que tem uma abordagem bastante interessante e algo diferente, e que vive da escrita envolvente do autor, que não descura pormenores descritivos sem ser cansativo. O trabalho realizado dentro da mente das personagens é também ele fantástico.
O final e a finalidade do livro são das melhores coisas que já tive oportunidade de ler. Absolutamente comovente.
Recomendo intensamente!
(...)
E é realmente intenso. Muito bom, esse livro.
Hoje terminei o "Sputnik, meu amor" e achei o final um pouco abrupto.
Está na hora de começar o calhamaço número 2 da saga Millenium apr