Livros - O que andam a ler?

Na ressaca da saga Millennium, iniciei a leitura deste, comprado a 5 euros no Jumbo:

image

hoje comecei a ler este.
tiagorebelo.jpg

Sinopse
No pátio das traseiras de um prédio de um pacífico bairro de Lisboa, uma criança é atacada por três homens e deixada em coma. Ao investigar o que inicialmente se supõe ser um mero acto de cobardia de um grupo de cabeças-rapadas que resultou em tragédia, as autoridades vão descobrir uma gigantesca conspiração que prova que, nunca como hoje, a democracia e o estado de direito estiveram tão ameaçados em Portugal. Neste surpreendente romance, Tiago Rebelo abre-nos a porta dos fundos do lado mais obscuro da política nacional dos nossos dias, onde nada é o que parece ser e onde se desenrolam acontecimentos extraordinários que colocam em perigo toda a sociedade, sem que esta se aperceba do que está realmente a acontecer. O inspector-chefe, António Gaspar, da Polícia Judiciária, leva a cabo uma investigação, que, a cada passo, ameaça a sua vida e a da mulher que ama,a ex-namorada que ele procura recuperar no desvario dos dias perigosos que põem em risco a nação.

Na ressaca da saga Millennium, iniciei a leitura deste, comprado a 5 euros no Jumbo:

image

Já o li. Ofereci-o a uma amiga que é licenciada em economia e ela emprestou-mo. Ainda tenho que o devolver. :sh) Foi na sequência do Freakonomics, que achei mais interessante. [;)]

Só tenho a dizer... ganda maluco, o autor desse livro. [:D]

PS - Abandonaste os romances?

MARY SHELLEY - "Frankenstein"

557197_f248.jpg

"Frankenstein" de Mary Shelley, é um clássico sobejamente conhecido, e aproveitando o facto de recentemente ter revisto o filme decidi que já agora ia ler o livro para comparar.

Conta-nos a história de Victor Frankenstein, estudante de Medicina austríaco que se dedica ao projecto de dar vida a um corpo composto por órgãos e membros de diferentes cadáveres, experiência que acaba por se revelar trágica. E trágico é mesmo o adjectivo adequado para este livro, desde a história em si aos diálogos dos personagens, bastante teatrais e típicos da literatura inglesa do Séc. XIX.

É um livro que vale bem a pena ler, pois como é normal, os sentimentos (que vão do amor ao ódio extremo) da criatura criada por Frankenstein são bem mais aprofundados do que no filme, mesmo que na minha opinião, o final do filme seja superior ao original de Mary Shelley.

WILLIAM FAULKNER - "A Fábula"

fabula.jpg

Mais outro clássico da literatura universal, apesar de eu não entender porquê. "A Fábula" de William Faulkner é o livro mais difícil, ininteligível e complicado que eu li até hoje, os personagens são mais que muitos e na sua maioria não têm nome, aparecem do nada e falam sobre tudo e nada ao mesmo tempo, as várias acções dentro do livro não aparentam qualquer ligação entre si ou sequência lógica e mesmo dentro de cada acção pouco ou nada se consegue entender daquilo que o autor pretendeu (será que pretendeu? Li algures que Faulkner admitiu ter escrito este livro para si próprio) transmitir.

Do que é que o livro fala? Não faço a mínima ideia. Foi um desperdício de tempo, um tormento que me levou algumas semanas a superar. Fujam.

Já o li. Ofereci-o a uma amiga que é licenciada em economia e ela emprestou-mo. Ainda tenho que o devolver. :sh) Foi na sequência do Freakonomics, que achei mais interessante. [;)]

Só tenho a dizer... ganda maluco, o autor desse livro. [:D]

PS - Abandonaste os romances?

Nah :) Quando terminei a saga Millenium, era este que estava em cima da mesa de cabeceira e pronto. Um pouco de desintoxicação pós-stieg larsson [:)]

Agora ando a ler dois. O Mcnomics é livro para ler à noite, e nas viagens de metro acompanha-me o "Vinho Mágico" da Joanne Harris.

image

Está-se a revelar uma boa surpresa.

fabula.jpg

Mais outro clássico da literatura universal, apesar de eu não entender porquê. "A Fábula" de William Faulkner é o livro mais difícil, ininteligível e complicado que eu li até hoje, os personagens são mais que muitos e na sua maioria não têm nome, aparecem do nada e falam sobre tudo e nada ao mesmo tempo, as várias acções dentro do livro não aparentam qualquer ligação entre si ou sequência lógica e mesmo dentro de cada acção pouco ou nada se consegue entender daquilo que o autor pretendeu (será que pretendeu? Li algures que Faulkner admitiu ter escrito este livro para si próprio) transmitir.

Do que é que o livro fala? Não faço a mínima ideia. Foi um desperdício de tempo, um tormento que me levou algumas semanas a superar. Fujam.

Também tive a infeliz ideia de comprar este livro. Pousei-o ao fim de várias tentativas inúteis de o compreender.

Actualmente a ler o segundo volume da trilogia Millennium. Viciante.apr:)

No entanto, actualmente o meu autor favorito é Murakami - e apenas li Dança, dança, dança, Em busca do carneiro selvagem e Kafka à beira-mar.

Um livro que me marcou e que reli há pouco tempo foi "Treblinka" de Jean-François Steiner. Marcante.

(...)

Atribuo estas referências ao "Silmarillion" de Tolkien. Comecei-o a ler umas duas ou três vezes, mas depois desisti, pois perdia-me no meio de tanta personagem...

Também tive a infeliz ideia de comprar este livro. Pousei-o ao fim de várias tentativas inúteis de o compreender.

No entanto, actualmente o meu autor favorito é Murakami - e apenas li Dança, dança, dança, Em busca do carneiro selvagem e Kafka à beira-mar.

Um livro que me marcou e que reli há pouco tempo foi "Treblinka" de Jean-François Steiner. Marcante.

Na minha opinião, leste os melhores :) O meu preferido dele, é o Dança, Dança, Dança.

Ainda bem que não sou só eu, ainda pensei que fosse eu que estivesse com o cérebro em modo standby, o livro é um autêntico frita-miolos[:D]

Murakami também é o meu autor favorito. O novo "1Q84" (que ainda só foi editado no Japão) tem recebido críticas fabulosas, muitos apontando-o como o seu melhor livro de sempre. Será editado na versão inglesa em 2011, por isso com sorte talvez o tenhamos em português em 2012. Há que esperar.

Podes falar mais um pouco de "Treblinka"?

Ainda bem que não sou só eu, ainda pensei que fosse eu que estivesse com o cérebro em modo standby, o livro é um autêntico frita-miolos[:D]

Murakami também é o meu autor favorito. O novo "1Q84" (que ainda só foi editado no Japão) tem recebido críticas fabulosas, muitos apontando-o como o seu melhor livro de sempre. Será editado na versão inglesa em 2011, por isso com sorte talvez o tenhamos em português em 2012. Há que esperar.

Podes falar mais um pouco de "Treblinka"?

"Treblinka" foi um livro que já o tinha lido há mais de 15 anos, em casa dos meus pais. Deu-me vontade de o reler.

Conta a história do campo de concentração afamado(pelas piores razões), desde o seu início, e como se transformou numa fábrica de matar pessoas (crê-se que, só, nesse campo tenham perecido 800.000 judeus). No final, quando já se previa a derrota alemã, os métodos usados para transformar tantos corpos em cinzas e esconder as atrocidades cometidas, as dificuldades encontradas e o fim do campo de concentração.

Conta, com base em depoimentos e diários de alguns sobreviventes, as estórias de sobrevivência ou morte de vários personagens, o facto de os judeus negarem, ao início e até muito tarde, o facto de estarem a serem dizimados ("eles precisam de nós para trabalhar"), a luta da comissão de resistência do campo para manter as aparências e não levantar suspeitas aos alemães, até à fuga de uns poucos resistentes, que maioritariamente morreram nas florestas, por fome ou perseguidos por polacos, ucranianos e alemães.

No fundo, conta a história de um povo desde sempre perseguido, muitas vezes resignado com a sua sorte, e que se deixava levar como gado para o matadouro.

Eu achei excelente.

Na sexta feira terminei o "Vinho mágico" de Joanne Harris.

É um livro que custa no início e não entrei logo na história. No entanto, aos poucos, conquistou-me e acabei por gostar.

Agora andava sem saber o que ler, quando hoje, descobri que o Ken Follet tem um livro chamado "Mundo sem fim" que é uma espécie de continuação d' Os Pilares da Terra" e provavelmente vai ser esse o escolhido.

Ou esse ou a "Queda de Gigantes", também do Ken Follet, mais uma trilogia que promete :)

Li toda a saga Millenium de Stieg Larsson e para mim o melhor é o primeiro, devo ser a única a achar isso! [:D]

"Frankenstein" de Mary Shelley, adorei! Quase que uma pessoa consegue sentir as emoções descritas neste livro.

"Marina" de Carlos Ruiz Zafón é um livro considerado juvenil, talvez pela fantasia da história, mas uma pessoa delicia-se com a escrita deste senhor! É dos meus escritores preferidos [;)]

Ontem iniciei "Servidão Humana" de Somerset Maugham", já vou na página 115 e estou a gostar bastante!

Estou bastante curiosa com os recentes do Ken Follet. Tendo já lido todos os outros que estão editados em português, este autor também ficou na lista dos preferidos. [;)]

Voltar
Superior