Livros - O que andam a ler?

Comparo Eça a um muro que tentei passar várias vezes, sempre sem sucesso [:D].

Aquilo é enfadonho, desgastante e desesperante.

Eu tentei ler na altura em que andava na escola....o livro "Os Maias" fazia parte da matéria e na altura a professora fazia questão de fazer imensos testes com aquilo...mas o livro era tão enfadonho que duvido que alguém nessa altura o tenha lido, mesmo os melhores alunos...
Comecei a ler as primeiras páginas e desisti...comprei um livrito com o resumo e safei-me...

Eu tentei ler na altura em que andava na escola....o livro "Os Maias" fazia parte da matéria e na altura a professora fazia questão de fazer imensos testes com aquilo...mas o livro era tão enfadonho que duvido que alguém nessa altura o tenha lido, mesmo os melhores alunos...
Comecei a ler as primeiras páginas e desisti...comprei um livrito com o resumo e safei-me...

Apesar de ler muito, sempre lidei mal com o ler por obrigação. Como tal, li 12 páginas dos Maias.

Na altura a professora dividiu o livro por vários grupos e cada um explicava uma determinada parte do livro. Com base nisso fiz os testes que ela pediu.

Anteriormente tinha tentado ler o Philidor e a Ilustre Casa de Ramires, nunca passei da página 50.

nessa altura a prof obrigou a ler a cidade e as serras. foi o único livro até hoje que não consegui ler. fiz questão de ser honesto e não ler nenhum rezumo. falei com a prof(que sabia bem que eu lia já q ue tinha apresentado à turma Dumas e Emingway). valeu-me a única nega.de uma turma inteira lool

Ninguém deve dizer que não gosta do Eça sem ter pelo menos tentado ler o "Crime do Padro Amaro" e ter desistido. Se desistirem com esse livro, então muito bem, não gostam do Eça. Mas tentem primeiro.

Quando era mais novo também não o conseguia ler, admito. Hoje acho-o acima de genial e percebo o que andei a perder.

Ninguém deve dizer que não gosta do Eça sem ter pelo menos tentado ler o "Crime do Padro Amaro" e ter desistido. Se desistirem com esse livro, então muito bem, não gostam do Eça. Mas tentem primeiro.

Quando era mais novo também não o conseguia ler, admito. Hoje acho-o acima de genial e percebo o que andei a perder.

Se não fosse tão cliché até diria ALELUIA! [;)]

Eu orgulho me então de já tar na 300 [:p]

Um livro de resumos devo de o ir adiquirir [:)]

Pois eu vou-te contar um segredo. Sendo eu um fã assumido do Eça nunca li os Maias [:D]

Como qualquer comum mortal que tenha feito o secundário em Portugal tive de ler os Maias mas na altura devo ter lido umas 50 páginas e achei tão enfadonho que desisti e cravei uns resumos a uma colega, daquelas meninas bem comportadas e muito estudiosas. E lá me safei no exame.

E perguntas tu porque é que se eu gosto tanto do homem nunca li a maior obra-prima dele. Porque quero que seja o último livro que vou ler do Eça e ainda me faltam mais uns dois ou três antes desse, os Maias há-de ser para mim uma espécie de "despedida" em grande.[:cool:]

Eça é muito fofinho. É extenso, mas tal deve-se aos pormenores deliciosos da sua escrita, da caracterização das personagens, alguns trocadilhos muito engraçados, as descrições completas, mesmo assim consegue manter fluidez na narração. O mais engraçado é descobrir como há coisas que nunca mudam.

espero bem que assim seja, porque a série noronha acho um pouco mal amanhada, enredos demasiado previsíveis e desfechos idem. alonga-se muito em coisas medianas e fala pouco onde podia aprofundar um pouco mais o conhecimento. e infelizmente, na minha perspectiva, prende-se muito no sentimental "novélico" como no caso da vida pessoal do Tomás no codex sobre a sua mulher e filha e no sétimo selo sobre a sua mãe. queria ler a fórmula de deus mas já estou a ver que vai ser mais do mesmo...

também tenho aqui no tab a filha do capitão, mas está em lista de espera

Não é fácil manter uma personagem durante tanto tempo. Ele bem tenta mas penso que acaba por fracassar. A fórmula de Deus tem o seu quê de interesse mas também não lhe achei assim tanta piada. Os não-Noronha são mais giros.

Eça é muito fofinho. É extenso, mas tal deve-se aos pormenores deliciosos da sua escrita, da caracterização das personagens, alguns trocadilhos muito engraçados, as descrições completas, mesmo assim consegue manter fluidez na narração. O mais engraçado é descobrir como há coisas que nunca mudam.

Tirando a parte do fofinho[:D] fizeste uma excelente descrição do Eça. Tinha um sentido de humor fantástico, o "Crime do Padre Amaro" foi dos livros que mais me fizeram desmanchar a rir, e há ainda a cena épica da titi a descobrir as cuecas usadas de mulher no embrulho do sobrinho em "A Relíquia". Pelo meio há também, umas vezes subtilmente outras nem tanto, muita crítica social e de costumes, e claro, religiosa. Muitas vezes fico a pensar que se o Eça tivesse nascido cem anos antes e escrito o que escreveu teria acabado os seus dias com os pés bem quentinhos, ali para os lados do Rossio.

Voltar
Superior