Loja Amazon sem funcionários

A questão dos tabuleiros tem haver com bom senso. Se a zona da restauração esta vazia, acaba por ser irrelevante.

Agora se está cheia, torna-se chato eu ter a comida na mao, chegar a mesa e ter um tabuleiro a ocupar a mesma, nem tenho espaço para colocar, nem por vezes está os empregados da limpeza por perto, lá tenho de ir eu levar o tabuleiro de terceiros. Não custa pegar no mesmo, colocar no sítio, é coisa de segundo.

Comparar com um restaurante não faz grande sentido, isto porque antes de alguém se sentar, os empregados levantam a mesa, não é tão "leva um, senta logo outro" como em zona da restauração de um centro comercial, nem tem as mesma dimensões.

Claro que levar o tabuleiro não vai meter em causa o trabalho de ninguém, somente algumas almas é que acham que os empregados da limpeza das zonas da restauração, somente recolhem os tabuleiros, nada disso, há outras funções que têm sempre para fazer. Se não, desatem a atirar batatas, coca cola, hambúrgueres para o chão, para darem trabalho ao pessoal da limpeza.

Os empregados nos restaurantes só levantam a mesa porque quem lá vai não tem o bom senso de levantar a mesa...

E claro a comparação com atirar lixo para o chão é uma comparação muito melhor [:D]

Não.

Mas poderá ser um passo necessário para evitar rupturas políticas, económicas e sociais, numa escala semelhante, ou maior, do que aquilo que se assistiu historicamente por razões semelhantes: a maioria da população com graves dificuldades para garantir uma subsistência condigna.

Claro que um rendimento mínimo para todos, que garanta um nível de vida digno, ao mesmo tempo que se investe na educação artística, científica e humanística das pessoas, talvez (talvez...) dê um impulso inestimável no desenvolvimento da Humanidade e na perspectiva que temos sobre as nossas responsabilidades e atitudes no Mundo.

Isso é tão utópico que chega a ser romântico. Infelizmente se algum dia isso acontecer quem tiver o poder dará aos outros pouco mais que o suficiente para não passar muita fome.

Os empregados nos restaurantes só levantam a mesa porque quem lá vai não tem o bom senso de levantar a mesa...

E claro a comparação com atirar lixo para o chão é uma comparação muito melhor [:D]

E a malta chega lá aos restaurantes e tem a lata de esperar que lhe arrume e limpem a mesa, não estão apressados para se sentarem concerteza, caso contrário até levantavam a mesa do cliente anterior.

Caixas self-service precisam de funcionarios:

- caso haja um problema no momento, tenhas resoluçao.
- manutençao das maquinas (tirar o dinheiro, contar o mesmo etc)
- alguem que as fabrique
- alguem que as distribuia
- alguem que as monte
- alguem que as programe
- alguem que faça a manutençao delas (actualizaçao de software, caso de supermercados de balanças, caso haja um erro, algo se avarie).

Portanto, quantos funcionarios perdeste por uma caixa self-service, e quantos ganhaste?

Assim de repente... isso tudo enumerado... tb se aplica a uma caixa operada por um colaborador.

Assim de repente... isso tudo enumerado... tb se aplica a uma caixa operada por um colaborador.

Se queres que te diga, aí há uns meses mudaram o Lidl perto da minha casa e substituíram as 4 caixas normais por 16 caixas self service. O servico melhorou (ficou mais rápido), o número de trabalhadores continua igual.

O winter não percebeu uma coisa ainda. Ou confunde dois conceitos, na sua ânsia de polarizar os assuntos

Uma coisa é

"preocuparmo-nos" com a gradual extinção de empregos - ninguém aqui disse "esses trabalhadores que se lixem"
Como a preocupação é como andar numa cadeira de baloiço - dá-nos que fazer mas não nos leva a lado nenhum, só nos resta aceitar e pensar em soluções, não em contrariar o necessário desenvolvimento da sociedade.
E e muitos que aqui escrevemos aceitamos essa obsolescência natural, não quer dizer que sejamos um sacanas insensíveis sem valores, como ele quer dar a entender, apenas que para haver evolução é necessário haver sacrifícios, não aceitar isto e querer manter tudo por causa dos "coitadinhos" isso sim é utópico.

Outra é
Contrariar activamente a evolução só para tentar combater essa extinção natural de empregos devido aos avanços tecnológicos.

Em breve deixa de usar despertador e contrata um knocker-up, mais uma profissão extinta...

Quanto aos tabuleiros, desisto, queres ser preguiçoso e não respeitar os outros por causa de uma ideia que te dá paz de espírito, força então.
Eu cá vou continuar a achar uma falta de consideração pelo próximo.

Se queres que te diga, aí há uns meses mudaram o Lidl perto da minha casa e substituíram as 4 caixas normais por 16 caixas self service. O servico melhorou (ficou mais rápido), o número de trabalhadores continua igual.

E passaste a pagar menos?

Queres comparar o tamanho e o movimento de um restaurante com uma área de restauração de um shopping? Para além que qualquer restaurante vai levantando os pratos conforme as pessoas acabam, chegando ao fim, com pouca loiça para levantar. A comparação não faz sentido, mas acredito que gostes de chegar a uma mesa, com o teu comer, e não teres sítio para meter a mesma, e teres o empregado na outra ponta da restauração... Deve ser giro e divertido.

Eu não comparei nada de atirar lixo para o chão, isso és tu a distorcer, um empregado da zona de restauração não tem como única função recolher tabuleiros portanto a sua recolha não afecta o seu trabalho.

Por isso mesmo! Vai aos CTT mandar a carta, falas com a pessoa que está a atender, depois há uma pessoa que a vai entregar ao destino. Se mandares um e-mail não há interação humana!!!

Ai não ? Não há directamente.

Mas a infraestrutura de e-mail, os programadores do SO, fabricantes do PC etc, comunicações, é tudo gerido por humanos [:p]

1986, antes de entrarmos na UE, da Via Verde, da Internet e computadores em todo lado... a taxa de desemprego era superior à atual!

Maldita evolução tecnológica que rouba empregos...

Tipico bólide, nada hostil hehehe

Mas agora a sério , isto da tecnologia roubará alguns empregos? Sim mas tambem cria outros. Dependendo das áreas, algumas ficaram com mais empregos outras com menos.

É a vida.

A questão do tabuleiro é uma questão que nada tem que ver com revolução tecnológica. Eu não arrumo porque não acho que o tenha que fazer como tambem não levanto a mesa num outro qualquer restaurante, e como normalmente não levo a chávena de café ao balcão no final de o tomar.

É tudo uma questão de educação...
:sh)

Não sei se será uma questão de educação.

Eu por vezes levo as chavenas e os pires ao balcão mas nos restaurantes não levanto a mesa e não me considero com falta de educação.

Estás e "meter os pés pelas mãos".
Num local em que leves para a mesa qualquer coisa, faz todo o sentindo que quando acabas de consumir, voltes a colocar o que "sobrou" onde foste buscar.
Mas a falta de chá é cada vez mais gritante em Portugal...

É que no tempo do teu "ídolo", as generalidade das pessoas que iam comer fora era quase uma elite e que primava pelos bons modos e educação. Com a abrilada, os que andavam a pé passaram a ter carro e os que andavam de carroça, passaram a ter Ford Transit. Mas o chá, foi coisa que nunca lhes passou pela venta...

Na maioria dos centros comerciais dentro de Lisboa mal acabo de largar o talher estão a perguntar se podem levantar o tabuleiro, querem é ter muita rotação para rentabilizar ao máximo a hora de almoço, têm muitos funcionários da limpeza porque assim vão apressando as pessoas a sair e vendem mais refeições.

Ter poucos funcionários de limpeza não é = a lucro é = a prejuízo...

Estás e "meter os pés pelas mãos".
Num local em que leves para a mesa qualquer coisa, faz todo o sentindo que quando acabas de consumir, voltes a colocar o que "sobrou" onde foste buscar.
Mas a falta de chá é cada vez mais gritante em Portugal...

É que no tempo do teu "ídolo", as generalidade das pessoas que iam comer fora era quase uma elite e que primava pelos bons modos e educação. Com a abrilada, os que andavam a pé passaram a ter carro e os que andavam de carroça, passaram a ter Ford Transit. Mas o chá, foi coisa que nunca lhes passou pela venta...

Não é meu idolo mas ainda demorei um bocado a pensar de quem estavas a falar.

E olha que no tempo dele tambem havia muita gente rica que tinha a mania mas enfim nada de novo e é curioso que noto mais educação nos jovens de agora que em muita malta de 50 / 60 anos que acham que têm sempre razão e isto para ir de encontro ao que te estavas a referir.

Back